quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Expectativas para ABC e Bahia.

03/10/08

Esporte Clube Bahia: mais de 77 anos de história e apenas 17 letras para identificar algo que é mais que uma equipe de futebol. No “b-a-bá” dos esportes, não há tanta criatividade na construção de seu nome (o ‘Esporte Clube’ é usado em nomes de diversas equipes do Brasil), mas a identidade do time em questão envolve fatores abstratos que números e letras não podem decifrar: a paixão dos baianos pela equipe de 3 cores torna-se uma manifestação cultural tão digna quanto o carnaval e as celebrações religiosas.

Numa brincadeira intitulada ‘abc’ (em que as pessoas colocam as mãos com número de dedos expostos aleatório, afim de, na soma dos dedos expostos, se chegar a uma letra escolhida para a rodada- por exemplo, se forem 10 dedos expostos, a letra da rodada é o ‘J’), certamente na rodada da letra ‘B’ o Bahia seria uma das primeiras equipes lembradas. O que nem todos tem lembrado é o quão presente o ABC está presente na vida do Bahia. Não, não se trata do jogo em questão, mas sim da equipe potiguar que enfrentará o tricolor de Salvador hoje, em Natal.

Será o 6º confronto entre as 2 equipes em menos de 2 anos: ambos disputaram a 3ª divisão do ano passado e conseguiram classificação para a 2ª divisão desse ano, inclusive, sendo o ABC a equipe que de alguma forma foi a ‘responsável’ para a qualificação do Bahia para a última fase da série C, quando empatou com o Rio Branco do Acre fora de casa, resultado que desclassificou os acreanos e permitiu aos baianos, com a vitória sobre o Fast Clube do Amazonas (aos 49 minutos do 2º tempo, uma das partidas mais dramáticas da história do clube), chegarem no octagonal da série C.

Na 3ª rodada do octagonal, o Bahia, com 100% de aproveitamento até então, perdeu sua invencibilidade nesta fase para o ABC, mas esta não foi a única má notícia para os tricolores antes da volta para Salvador: o meia Cléber teve um AVC no hotel, e pouco tempo depois, acabara falecendo.

Na 12ª rodada, o ABC perdera de 3 a 0 para o Bahia na Fonte Nova, jogo este que fora marcado o último gol da história do lendário estádio (o autor do gol foi Ávni), e que depois acabara interditado devido ao desabamento de parte da arquibancada durante a partida sem gols contra o Vila Nova de Goiás.

O que esperar do jogo de hoje? Talvez esperamos nos surpreender, pois mesmo ‘surpresa’ significando algo inesperado, o que menos podemos esperar de Bahia e ABC é previsibilidade.

Nenhum comentário: