domingo, 26 de outubro de 2008

Corintiano, maloqueiro e sofredor mano...

Equipe de 2ª maior torcida do Brasil volta a elite do futebol

Não foi doloroso como a maioria de seus fãs esperavam antes do início da série B: com 8 rodadas de antecedência, o Esporte Clube Corinthians Paulista conseguiu retorno a principal divisão do futebol nacional, ao vencer o Ceará por 2 a 0 no Pacaembu e o Grêmio Barueri (5º colocado) ser derrotado para o Paraná Clube. Matematicamente o clube do Parque São Jorge está na série A: a distância para o 5 colocado é de 19 pontos, e com 6 rodadas faltando para o fim da competição, o máximo que o Grêmio Barueri poderia somar é 18 pontos, portanto, mesmo que o Corinthians perca todos os jogos daqui pra frente, no mínimo ficará na 4ª colocação.
Mas 'relaxar' não parece ser a palavra de ordem para os alvinegros, que querem o título da série B (como o seu arqui-rival Palmeiras, em 2003) e fazer um desfecho de classe numa época difícil, que os corintianos não querem passar mais.
Com o fim da copa União (versão do campeonato brasileiro que valeu pelos anos de 87 e 88 com esse nome) surgiu o rebaixamento (nos primeiros campeonatos brasileiros, as equipes conseguiam acesso ao torneio nacional de acordo com suas colocações nos estaduais, e mesmo com a criação de ligas equivalentes a atual série B - chamadas na época de 'módulo amarelo'- não existia critérios para ascensão, não é a toa que o Guarani de Campinas, vicecampeão brasileiro em 86, disputou o 'módulo amarelo' de 87) e a possibilidade de ascensão de times de divisões inferiores.
O começo da década de 90 mostrou que grandes potências do futebol não teriam moleza: há quem já tenha sido rebaixado 2 vezes, como o Grêmio e Vitória (1991 e 2004), e alguns que ja foram até para a 3ª divisão (como Fluminense, rebaixado da A em 1997 e da B em 98, e o Bahia, rebaixado da A em 1997 e 2003 e da B em 2005 junto com seu rival, o Vitória).
Geralmente, times de expressão retornam a elite rapidamente, foi o caso de Palmeiras e Botafogo (que caíram em 2002 e já retornavam juntos à série A em 2004), Atlético Mineiro (rebaixado em 2005 e campeão da série B em 2006), Coritiba (rebaixado em 2005 e campeão da série B de 2007), Grêmio (rebaixado em 2004 e campeão da série B de 2005) e recentemente, o Corinthians, que caíra ano passado e que tem tudo para ser o campeão esse ano. Interessante é que geralmente os rebaixados, ao voltarem a série A, voltam mais fortes. Será que esse é o combustível que falta a Fluminense e Vasco para sonharem com dias mais gloriosos?

Nenhum comentário: