sábado, 4 de outubro de 2008

Da Ucrânia a Eritréia

O que há de semelhante e diferente entre estas mulheres, que nasceram em lugares tão distantes, mas que desfrutam de dom semelhante que as faz entrar num hall de reconhecimento para poucas?
A arte de escrever bem certamente envolve mais que predisposição genética e estudos teóricos: o mundo nos ensina a viver, e baseado na percepção e sensibilidade que cada um de nós temos de como transcrever momentos inesquecíveis(ou esquecíveis) para a folha de papel faz a diferença entre escritores conhecidos até hoje e meros artistas de gaveta.
Com histórias de vida generosas, que tanto lhe proporcionar ter o que escrever, certamente Clarice Lispector e Marina Colasanti podem ser consideradas privilegiadas, mas não fosse o talento de ambas, de nada adiantaria tamanha vivência sem a transformação de suas realidades em artes expostas. É com o intuito de mostrar a realidade sem a demasiada maquiagem dos romances ou a formalidade jornalística que Clarice, escritora de ambos gêneros, se expõe ao mundo, se desmistificando e se tornando mais humana. Com efeito semelhante, a jornalista Marina saiu um pouco da formalidade da sua profissão para entrar num meio termo entre a literatura e o jornalismo: a crônica.
Mulheres guerreiras, que mostraram suas feridas encarando o mundo assumindo seus anseios. Clarice, nascida na Ucrânia, desde cedo se acostumou as mudanças: com menos de 3 meses, já havia passado pela Romênia e Alemanha até chegar em Recife, Brasil. Marina, nascida na Eritréia -antes território pertencente a Etiópia, ex-colônia italiana, de onde vieram seus pais- morara também na Líbia e Itália, até chegar ao Rio de Janeiro, Brasil. Duas refugiadas: a primeira por ser judia durante a revolução russa de 1917, a segunda, por estar num país fascista em plena segunda guerra mundial. Antes mesmo de aprenderem a andar, já haviam histórias suficientes para transformar estas mulheres em grandes escritoras, em especial, cronistas.

*Texto escrito por mim no blog http://www.falandodelas.blogspot.com/

Nenhum comentário: