segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Porque há guerra?

Devemos levar a palavra 'guerra' com naturalidade, ou continuarmos 'temerosos' quanto aos seus efeitos? A guerra ajudou a construir a sociedade 'organizada' que conhecemos hoje, ou fundou debaixo de um céu azul chamas de destruição, desigualdade e injustiças que se refletem até hoje? Numa guerra os dois lados sempre lutam por si, em busca de dinheiro e poder, ou poderá um dos lados lutar contra a opressão, sendo o outro lado mais forte e portanto, 'favorito' a vencer o embate, em que o fraco não tem alternativa se não lutar?

Há um trecho na introdução do famoso livro 'A arte de guerra' que recomenda-o "Um livro para ser lido não por todo comandante-em-chefe e todo oficial, mas por qualquer pessoa interessada na paz. Pois se o verdadeiro objetivo da guerra é a paz, aqui estão os meios de alcançá-la." Um cartaz de estudantes do colégio Cândido Portinari, numa manifestação em pró da paz no Iraque em 2003, dizia "Jogar bombas pela paz é o mesmo que manter relações sexuais pela virgindade". Quem está certo? A guerra se justifica?

Vale a pena lutar pela sua verdade, ou pode-se viver em harmonia com as diferenças? Querer ganhar muito dinheiro é um valor universal, ou está tão globalizado que a maioria das guerras tem esse propósito? E quanto as guerras ideológicas: vale a pena tirar vidas para provar que você está com a verdade, ou pode-se resolver diplomaticamente e chegar-se a um consenso, ou ao inves de chegar-se a um consenso, cada um viver com sua verdade? E se a verdade de um interferir nos valores do outro? Dá para renúniciar ao orgulho e investigar a sua verdade? Porque é sua verdade? Ela foi construída por você, ou muito antes de você nascer, fundada em crenças e preconceitos que visam separar e nunca unir?

O mundo é muito confuso, as vezes penso que estamos fadados a viver em guerra, e será essa nossa essência? Ser guerreiro siginifica se indispor sempre, ou poderemos ser guerreiro da paz, lutando com uma rosa na mão e dispensando as armas? Esses questionamentos ja devem ter sido feitos antes, mas mesmo eu sendo mais um a questionar, quero acreditar que as coisas irão melhorar, e vale a pena lutar, pela paz, pela paz que não vê armas, e sim amor. Amor que não vê fronteiras, mas que não precisa de consenso: ser feliz todos os dias sendo você mesmo, lutando sem agredir, sonhando em acordar, de seu grande sonho de um mundo, que ainda está para despertar.

Nenhum comentário: