sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Baianão 2009

A Fifa tem 209 Federações filiadas (mais do que a ONU e o COI), uma delas, a CBF (Brasil), tem mais 27 Federações (representando os 26 estados e Distrito Federal). Todos eles tem competições, alguns ganham os nomes pelo adjetivo territorial no aumentativo, como paulistão e gaúchão, e num estado chamado Bahia há um torneio que, embora tenha apenas 2 equipes reconhecidas no âmbito nacional, consegue chamar atenção de todos como uma grande festa do esporte nacional: é o campeonato baiano de futebol masculino profissional (resumindo, Baianão).
Nas palavras do 'ex-tudo' João Saldanha (jogou futebol, foi treinador, jornalista, dirigente...) ''se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminaria empatado''.
Festas das torcidas, cantos de carnaval, um povo apaixonado por futebol que após a partida certamente comprará o jornal no dia seguinte, ligará o rádio para ouvir a resenha esportiva, sem falar nas gozações contra o adversário, as camisas que são usadas a semana inteira sem lavar e as conversas de bar: baiano sabe ser feliz com o que tem, e sonho com dias mais gloriosos, me considero um sonhador, e mesmo tendo visitado os estádios Santiago Bernabeu (Real Madrid) e Camp Nou (Barcelona), minha emoção ao visitar Pituaçu na 4ªfeira me prova que eu me orgulho de ser brasileiro, baiano e torcedor do Baêa!


Minha 1ª vez no estádio de Pituaçu, na vitória do tricolor de aço sobre o Poções por 2 a 0.

Nenhum comentário: