segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cobranças

Antes de descobrir a roda o homem conseguiu criar um protótipo de carro?

Antes de descobrir o fogo ja se planejava ir a lua?

Se o seu filho ao completar um ano não aprender a andar, você vai bater nele?

Se um jogador claramente ruim de bola não obter o desempenho que a torcida de um clube grande espera, a culpa é dele? Se ele se esforçar, foi em vão? Quem o contratou o conhecia? Havia verba para comprar um atleta melhor?

Antes de ganhar a libertadores, dá para ganhar o mundial de clubes? (com excessão do Corinthians em 2000, a resposta é NÃO)

Cada coisa no seu tempo, cada cobrança no seu devido lugar. Se esperam resultados, mas a ausência deles não tira o mérito das tentativas. Não se pode cobrar demais de si por não se obter êxito em algo, se esse algo muitas vezes não depende apenas de seu desempenho, e se seu desempenho um dia puder melhorar, será na hora certa, pois você não nasceu sabendo andar e falar.

Não há cronograma universal do aprendizado, o que vale não é apenas o que se sabe: é o quanto ainda irás saber, sem pressa de aprender, pois o mundo te abraça, e quer te ensinar, a ser feliz, e pelas ruas cantar, que está valendo a pena, viver, aprender, com coragem seguir, para algum lugar, deixe a vida te levar.

Um comentário:

rafa disse...

amei muito o texto!!!
e me identifiquei, pois cobro muito de mim e as vezes dos outros!!
infelizmente eh algo q nao consigo controlar e sei que eh ruim...
bjs