quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Glorioso tricolor!

20 anos se passaram de um dia mágico na história do Esporte Clube Bahia: em 19 de fevereiro de 1989, o título nacional foi para a terra do Axé, em plena época de carnaval! Após o empate sem gols contra o Inter, num Beira Rio lotado, o esquadrão de aço faturou o caneco mais cobiçado do país, e nem voltou para casa no mesmo dia, pois tinha que aguardar a estréia da Libertadores, que seria também em Porto Alegre, no dia 22 (uma 4ª feira a noite). Mesmo em clima de festa, a nação tricolor pôde vibrar mais uma vez a importante vitória fora de casa, e os heróis da época foram recebidos com dupla festa: pelo título e pela importante vitória fora de casa na libertadores.

Bons tempos do glorioso tricolor, que já chegou a 4 finais de torneios nacionais, ganhando dois, além de já ter tido artilheiros no campeonato brasileiro, copa do Brasil, 2 títulos do Nordeste, 3 presenças em taça libertadores (em 2 delas chegando entre os 8 melhores da América do Sul) e é o 2º time com mais estaduais no Brasil. Títulos não nos faltam, e para reforçar o enorme orgulho de ser Bahia, lutamos sempre por dias melhores, e acreditamos que seja uma fase ruim, uma fase longa, que tantos outros times passaram e deram a volta por cima, porque o Bahia sempre existirá, é uma síntese do nosso povo, nosso símbolo de resistência e manifestação cultural: sonhar nunca é ruim, e desejamos sentir num futuro não tão distante as mesmas sensações que sentimos há 20 anos atrás, que junto com o título de 59, foram os ápices da história do clube!


Jamais esqueceremos dos nossos bravos heróis, e queremos fazer nos dias de hoje novos heróis para representar a honra de vestir o uniforme tricolor! Abaixo, 2 matérias:

Reportagem do Fantástico de 19 de fevereiro de 1989 (dia da decisão)


Reportagem do Globo Esporte de hoje, homenagenando a campanha tricolor como um todo (e não a final em si)

Nenhum comentário: