sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

América x Europa

É contraditório assumir uma 'parcialidade' quando a brasilidade (ou seja, se afirmar como brasileiro com demasiado orgulho que por vezes é como se 'ser brasileiro' fosse mais importante que 'ser' humano) e ao mesmo tempo defender a igualdade entre todos os países.
Eu me orgulho muito de ser brasileiro, de meus costumes, de meu sotaque (eu tenho sotaque de baiano até falando em espanhol, e não são poucas as vezes que saí um 'oxente?!') e da história do meu povo. Quando eu fui ao Palácio Real, em Madrid, tive 2 sensações: uma de deslumbramento, afinal, é a casa da família real espanhola há muitas gerações, e raiva, porque todo aquele ouro por todos os cantos foram roubados de meu continente, que não pôde lutar de igual para igual pela ausência de uma simples descoberta: a pólvora (que por sinal foi invenção chinesa, mas a América estava exolada dos outros continentes até a colonização européia- antes haviam chegado fenícios e chineses por aí que pouco se importaram em manter laços).
Certas vezes penso: estou num país onde as pessoas pouco sentem remorso por serem responsáveis (pelo menos seus descendentes) pela miséria no meu continente. É como se fosse uma página virada, como se 'esquecer do passado' solucionasse o problema, e aposto que como a corda sempre parte para o lado mais fraco, se fosse o contrário, até hoje estaria-se lutando pela conscientização, mas claro, o dinheiro fala mais alto, e quem tem dinheiro tem poder para abordar quais assuntos mais te interessam.
Vamos abris os olhos para o mundo, e parar de tratr a Europa como exemplo a ser seguido: nós temps muito a ensinar a eles, e eles, muitas desculpas para nos dar, e se pedidos de desculpas não solucionam o problema, que ja chegou num patamar avançado, pelo menos que estes tenham mais humildade para saber que a América merece respeito, e se ela é criticada de algumas formas, o maior responsável pelas críticas é justamente quem tanto critica.

Nenhum comentário: