sexta-feira, 6 de março de 2009

Profundidade de campo

Quem conhece fotografia sabe o que é profundidade de campo, mas não custa relembrar: é a área nítida localizada atrás e à frente do objeto que se tomou como referência para ser focalizado, ou seja, você foca em algo, e o que tiver na frente ou atrás desse elemento é a profundidade de campo.

A depender do seu objetivo, você pode tirar a foto com muita profunidade: assim, mesmo o objeto não focalizado vai estar nítido (a exemplo da foto abaixo em que se focalizou o Monte Fuji mas a lagoa e seus prédios a frente apareceram nítidos...)
ou pouca profundidade, pois te interessa apenas mostrar com nitidez o objeto fotografado, logo, o 'resto' deve sair embaçado (a exemplo da foto abaixo em que se focalizou Kaka e se embaçou o que estava atrás, no caso, a arquibancada lotada de torcedores, dando uma sensação de que Kaka é o centro do espetáculo e só ele interessa a imagem).


Sabem o que faz a profundidade de campo mudar? É a abertura do diafragma (está em um dos anéis da objetiva). Para fixar na mente sem decoreba, pense no seguinte: há uma atividade de fotografia em que se pega uma lata de leite Ninho e se faz um buraco bem pequeno e se tampa com adesivo. Se coloca um filme fotográfico dentre da lata (que será preenchido depois com a luz passado pelo buraco) e se tira e coloca o adesivo rapidamente (se o buraco ficar aberto por muito tempo queima a foto - no caso, esse controle da luz é função do obturador, que está no lado esquerdo de sua máquina junto com o controle do ISO). O buraco é pequeno justamente para se ter bastante nitidez da foto, e quanto maior fosse, mais embaçada a foto seria, logo, quando mais aberto estiver o diafragma, mais a profunidade de campo estará embaçada (dando prioridade ao objeto fotografado), e quanto mais fechado, mais nitidez para tudo.
Regule o diafragma de acordo com o seu objetivo na foto.

A distância entre o objeto focalizado e a profundidade de campo também influenciam na nitidez. É muito difícil, numa foto para jogo de futebol, embaçar toda a torcida, porque a arquibancada está muito próxima do campo, a exemplo da foto abaixo, em que o foco está em Ronaldo mas as placas de publicidade e fotógrafos atrás do gol podem ser vistos apenas 'levemente embaçados'. Ja no caso de paisagens naturais, como a do exemplo mais acima do Monte Fuji, fica a seu critério embaçar ou não a profunidade de campo.

Outro fator é a lente: há lentes que conseguem embaçar mais que outras, mesmo em curtas distâncias, e lentes mais potentes são muito usadas por fotógrafos a beira do campo de futebol, porque eles precisam trabalhar com a curta distância entre jogadores e torcida.

Por fim, elementos da natureza também se fazem presentes, contrariando qualquer técnica de diminuição de diafragma, distâncias pequenas e lentes: chuva e vento, com seus movimentos, podem embaçar a profunidade de campo e dar a impressão que se quis uma foto com pouca profundidade de campo, como na foto de Kaka mais acima (mesmo a distância entre a torcida não sendo tão grande, a chuva ajudou a não dar nitidez a profunidade de campo). Vale lembrar que é mais fácil embaçar o que está na frente do que o que está atrás (isso sem levar em conta as distâncias entre o objeto).

Mão na câmera, idéia na cabeça e bom trabalho!

Nenhum comentário: