domingo, 8 de março de 2009

FENOMENAL!

Pode desconfiar, pode falar mal e dizer que assim não se vai a lugar nenhum: contra todas as objeções, Ronaldo responde, dentro de campo, porque mesmo sem a forma física ideal é um jogador especial, ou você duvida disso?

Histórias de superação sempre entusiasmarão multidões, e em enredos heróicos, o protagonista não pode ser apenas persistente: tem de ser inteligente, afinal, do que adianta persistir no mesmo erro? Se você fizer as coisas da mesma forma que não levam ao sucesso, obterá sempre o mesmo resultado. Foi com muita paixão pelo futebol que Ronaldo Luiz Nazário de Lima, após contusão séria no joelho em abril de 2000 (que poderia te deixar pra sempre fora do futebol), insistiu com a idéia de voltar aos campos, seguiu as normas estabelecidas por seus médicos e fisioterapeutas e deu a volta por cima, culminando não só numa volta em alto nível no poderoso futebol europeu como também a ida a seleção brasileira, que tão descrente, conseguiu o título mundial em 2002, sendo o camisa 9 o artilheiro da competição.

Após a copa, Ronaldo não queria se manter na Internazionale, equipe que na época era comandada por um argentino que, segundo Ronaldo, 'não gostava dele'. Conseguiu assim transferência no mesmo ano para o Real Madrid, e teve que sair pelas portas do fundo, tamanha revolta dos torcedores Interinos. Na sua estréia no Real, ele entrou no meio do jogo, e em menos de um minuto, se locomoveu o suficiente para aproveitar uma oportunidade e balançar as redes: isso é extra-ordinário! Não há precedentes na história do futebol! Esse era seu cartão de visitas, que duraria meia década na capital espanhola. Momentos de muita farra, aproveitando o melhor que a vida pode lhe proporcionar: restaurantes finos, estréias de cinema, boates alucinantes e churrasquinho em casa chamando todos os seus amigos, essa era a vida de um astro que tanto batalhou e poderia desfrutar de tudo que ele conquistou, como diria Zeca Pagodinho, 'se quiser fumar eu fumo, se eu quiser eu bebo, pago tudo que consumo com o suor do meu emprego'.

Mas essa curtição toda trouxe alguns quilos a mais e especulações acerca de sua vida pessoal. Ronaldo, que caso parasse de jogar em 2000 ja teria dinheiro suficiente para levar uma vida farta, buscou seu sonho que dinheiro algum poderia comprar: voltar a jogar. Naquele momento, seu nível estava decaindo, e as cobranças começavam a aumentar quanto mais perto chegava-se da copa do mundo. E o ano de 2006 nem de longe correspondeu as expectativas dos brasileiros: está certo que com seus 3 gols marcados ele superou a marca do alemão Gerd Muller, se tornando o maior artilheiro da história das copas, e com uma assistência, faturou a chuteira de prata (prêmio dado aos artilheiros da competição), mas ser eliminado pelo antigo bicho papão, a França, fizeram todos se lembrar da copa 98, e seus méritos antigos ficaram esquecidos pelo público, que agora pedia 'raça' na seleção canarinha.

Transferido para o Milan em 2007, tentou voltar a jogar em alto nível com um grande desafio: marcar gols no país dos melhores defensores do mundo! O povo italiano já o conhecia pela sua passagem pela Internazionale, equipe rival do Milan, e Ronaldo até correspondia bem em campo, quando em fevereiro de 2008, nova contusão (muito semelhante a de abril de 2000) novamente o deixou afastado do futebol, e ele jamais jogaria pelo Milan.

Voltou para se tratar no Rio de Janeiro, no CT de seu time de coração, o Flamengo. Mesmo fora de campo, constantemente surgiam notícias suas, oras com supostos envolvimentos com travestis e consumo de cocaína. Sua imagem estava afundada, patrocinadores ameaçavam quebrar contrato, e para completar, no final de 2008, fora acusado de traidor pela torcida do Flamengo, que se julgava a 'única casa que sempre te acolheu', por se transferir para o Corinthians. A verdade é que a equipe da Gávea ora nenhuma mostrou planos para concretizar a parceria, tamanha desorganização, e nosso craque buscava imediatamente um contrato, e este surgiu com o clube do Parque São Jorge.

Nesta 4ª feira, o Fenômeno estreou com a camisa alvi-negra: entrara no lugar de Jorge Henrique na vitória por 2 a 0 sobre o Itumbiara de Goiás pela copa do Brasil. Tentou cabecear, tentou driblar, e se sua estréia não foi decisiva, tão pouco deixou a desejar.

Hoje, Domingo, foi dia de um dos 4 maiores clássicos do futebol brasileiro, em Presidente Prudente, e novamente o craque da camisa número 9 começou no banco de reservas. A expectativa era grande: o Esporte espetacular fizera matéria narrando seus tempos jogando aqui no Brasil (pelo Cruzeiro) e a Brahma mostrou o comercial, no início e meio do jogo, co o craque Ronaldo e palavras de apoio. Aos 19 do segundo tempo Ronaldo entrou no lugar de Escudero e, com o Palmeiras vencendo por 1 a 0, caía a invencibilidade de quase 9 meses (sem contar a derrota com a equipe reserva na última rodada da série B, contra o América) o Timão precisava de um gol, que mesmo com o esforço de Ronaldo e seu cruzamento preciso e bola na trave não surgia.

Até que aos 47 minutos do 2º tempo, um momento tão sublime que dispensa letras escritas por um simples blogueiro estudante de jornalismo: assista o vídeo e se emocione, junto comigo, no que de mais belo a vida pode guardar, a superação!


Diga que suas posturas foram inadequadas, mas jamais duvide do potencial dele! A rebeldia de grandes astros supera a 'rebeldia' tão condenada pela sociedade: mesmo com os quilos a mais ele consegue fazer seu dever, assim como Amy Winehouse consegue cantar maravilhosamente bem. Não é alusão as drogas ou a falta de obediência quanto as regras que regulam a harmonia social, e sim compreensão a quem merece, pois ao invés de apenas criticar e desacreditar, deveríamos enxergar muito mais as virtudes, assim como o povo argentino as enxerga em Maradona e por vê-lo como grande ícone, perdoa seu astro, enquanto nós por tão pouco até Pelé falamos mal (logo o Rei, exemplo de disciplina aliada ao talento).

Nesse mundo, há pessoas 'cometas' e 'estrelas': os cometas brilham por algum tempo, mas de tão efêmeros, logo são esquecidos. As estrelas brilham constantemente, e para sempre brilharão. São mais que pessoas, são mitos! Por certas vezes ofuscam até a partida pelo qual estão jogando, concentrando em si as atenções. Ronaldo não é só um jogador de futebol: ele é capaz de reunir a todos em nome de uma mesma emoção, era há 4 anos atrás o 3º rosto mais famoso do mundo (atrás apenas do Papa João Paulo ll e George Bush). Como representante da Unesco, fez muitas crianças felizes na Croácia em sua visita, e por isso tanto cobramos dele: porque sabemos como as crianças te seguem, como elas querem ser 'novos fenômenos'.

"Acima de tudo, futebol é um jogo de equipe. Quantas vezes ouvimos a afirmação que 'nenhum jogador é maior que o clube ou país pelo qual joga?'. Mas nas palavras do historiador escocês Thomas Carlyle, 'nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é mais que a biografia de grandes homens'. A história do futebol não é diferente.*"

*Parte extraída de pensamentos do filme 'A História do futebol- um jogo mágico', produzido por Fremantle Media

Um comentário:

Alter Ego disse...

Uma vez minha mãe me fez pensar, estávamos falando sobre Michael Jackson, quando ela me deu um exemplo. Ela melou um pouco o espelho em sua parte superior e disse: 'você vê aqui, o espelho, essa maior parte, com brilho, refletindo, mas o que tá mais chamando atenção, o que as pessoas iriam olhar de primeira é essa pequena sujeira', ou seja, por mais que você tenha um grande passado de conquistas, de brilho, de garra or mérito inteiramente seu, caso você peque em uma pequena parte da sua vida, essa mancha, talvez, chame mais atenção. Sempre achei o Ronaldo um grande jogador e ele está mostrando isso mais uma vez.