sexta-feira, 13 de março de 2009

A peneira do querer

"Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não"- Lulu Santos

 Lulu Santos - Tempos Modernos


Esse trecho da música 'Tempos modernos' é um grande complemento para a reflexão de um filme que digamos, embora um pouco 'água com açucar', me fez pensar bastante sobre a vida, sobre o nosso poder de decidir e fazer um futuro melhor.

O filme em questão é 'Sim senhor', com o canadense Jim Carrey, em que seu personagem, chamado Carl Allen, costumeiramente se nega a todas as oportunidades que surgem em sua vida: nunca saí com os amigos, preferindo ficar em casa, e, como funcionário de um banco de empréstimos, nega todos os pedidos, sem critério algum. Um dos motivos que levaram sua ex-namorada Stephanie (Molly Sims) a terminar com ele foi a sua passividade em relação a vida.

Até que uma 'luz' surge, sendo esta oportunidade a abertura para várias oportunidades: um grupo de auto-ajuda que 'ensina' as pessoas a dizerem sim. Foi com esse 'empurrão' que novas coisas surgiram em todos os âmbitos de sua vida: nas antigas amizades, na vida profissional e amorosa. O 'Sim' parecia ser a resposta mágica para todas as perguntas, e, não me aprofundando mais sobre o meio e final do filme (que eu indico), penso que realmente, se queremos algo, devemos dizer sim, caso contrário, devemos saber dizer não com firmeza. Não há resposta pronta para todas as perguntas, e a sinceridade aliada a flexibilidade são ingredientes para viver sem medo de ser feliz ao mesmo tempo que se seleciona o que se quer, numa peneira que não precisa ser tão fechada, mas taopouco tão aberta.

As pessoas são diferentes, logo, suas peneiras também. Seja feliz com a sua peneira, afinal, ninguém melhor que você para saber o que te faz bem.

Nenhum comentário: