terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Viva o São João!

Quarta-feira, 20 de Junho de 2007

O meio do ano é uma época maravilhosa, inclusive prefiro o mês de junho à o mês de dezembro. No mês de junho, eu faço aniversário(16), acontecem as festas juninas, a quente cidade na qual eu moro vive dias relativamente temperados(se comprados às outras 3 estações) e claro, tem também as férias(embora pequenas).

Esse ano o São João vai cair num sábado, então, o feriado será pequeno, mas não estraga a magia da festa. Pela 1ª vez vou à uma festa de São João 'de verdade', para Amargosa, e lá fica a festa junina mais 'do momento' da Bahia, com bandas descoladas, como Asa, e uma galera jovem super animada.

Minhas recordações do São João são ótimas: ja houveram arraiás no meu condomínio(antes da data oficial, porque essa era uma oportunidade de reunir os condôminos anets de 'quase' todos viajarem), queima de fogos com meus primos em Sergipe, comidas deliciosas, músicas típicas que me fazem recordar... E quando São João é em época de copa então, como foi em 98, 2002 e 2006(que eu acompanhei pra valer), é uam dupla festa!

A história do São João é longa, mas vou resumir pelo que eu entendi: ela começou no Brasil porque nos canaviais, a data da colheita da cana de açucar era perto do dia de São João(dia 24, uam data que ja existia), a cana de açucar demorava aproximadamente 1 ano para ser colhida após o plantio, e essa festa na hora da colheita gerou uma festa. No Nordeste ela deve ser mais popular porque o centro do Brasil, antes da descoberta de ouro nas Minas Gerais, era o Nordeste, sendo Salvador a capital(embora, das 9 capitais nordestinas, Salvador seja a mais fraca em tradição, embora os interiores da Bahia tenham festas muito famosas). Então é isso, bom São João para todos!

Nenhum comentário: