terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Bicho humano.

Quinta-feira, 3 de Maio de 2007

Pense na evolução do ser humano: quando as sociedades eram ágrafas e não existia o conceito moderno de economia, não havia escrúpulo em por exemplo, andar nú(a não ser pelo frio) ou matar seu semelhante, como numa teia alimentar que existe nos dias de hoje com animais irracionais.

Com o tempo, o ser humano foi se organizando, pensando, e assim formas rústicas de comunicação foram substituídas pela fala, e mais tarde também pela escrita. Se criou hierarquia para proteger o direito do próximo, afim de se viver em harmonia(o medo de ser punido faz com que muitos seres humanos 'andem na linha', o que é ótimo, pois imagine se fosse banal ser roubado?). A lei da selva ainda é usada como metáfora do que acontece no mundo capitalista, onde existe um contraste muito grande entre quem não tem o que comer e quem não tem onde gastar(essas pessoas acabam virando adeptas de um costume 'quase primitivo', em que no 'status' das roupas, por exemplo, dá-se uma relação de poder).

O ser humano criou coisas interessantes, como as leis, para que você tenha o direito à sua propriedade(mesmo que a propriedade seja coletiva, como no socialismo, mas não deixa de ser sua também, ja que é de todos). Mas criou-se também costumes inexplicáveis, como o fato de que existe todo um padrão 'aromático', em que 'estar limpo'(ou seja, que o odor do ser humano não esteja natural, por isso usa-se desodorantes e nos casos mais extremos de higiene, perfume francês, para desfarçar algo que seria da natureza humana). Talvez exista explicação biológica: o ser humano se acostumou a procurar cheiros agradáveis, e identificou cheiros desagradáveis como nocivos, ja que no suor contém substâncias às vezes assossiados a doenças.

Da mesma forma em que se procurou fugir da sua natureza interior(como no aroma pessoal, corte de cabelo, a vergonha por mostrar o corpo em público...) o ser humano também procurou criar um ambiente conveniente, denominado 'civilizado'(e longe de ameaças), e é por isso que pessoas civilizadas não moram no meio da selva ou nas cavernas, e sim em ambientes de pouca umidade, em que as chuvas não invadam e onde exista porta para entrada e saída. Um grande exemplo na minha cidade é a avenida paralela, onde fica minha faculdade. Até a década de 70, não existia civilização nesta região: havia mata atlântica virgem(a cidade foi se expandindo de sul à norte, com o centro histórico tendo 458 anos, depois uma fazenda virou o bairro da Pituba, e hoje, ja querem desmatar o que ainda há de mata atlântica, e um exemplo recente é o condomínio grã-fino, o Alpha Ville, que vai preujudicar a cidade por causa de interesse de poucos- e ricos), mas aí a cidade sentiu necessidade de crescer, de se ligar com municípios vizinhos como Lauro de Freitas e Camaçari, de criar novos ambientes para seus habitantes morar... O ser humano está pagando caro por tantas modificações feitas; Pessoalmente, sou a favor do progresso, mas pensado, e longe de interesses econômicos e em pró da qualidade de vida das pessoas.

Para completar, é interessante perceber que muitos dos nossos comportamentos não são impostos pela nossa cultura(sociedade), não é a toa que são universais. Por exemplo: porque gostamos tanto de doce? A resposta é simples: o ser humano ao longo dos tempos percebeu que frutas amargas e azedas tinham assossiação com degradação e intoxicação. Por isso, o açucar é uma especiaria tão querida em tantas culturas, não importa se vem da cana de açucar, beterraba, milho... Por isso, seja civilizado, pois foi uma conquista muito grande de nossos antepassados criar uma ordem em que, mesmo com injustiças de hoje, nos fazem viver de forma melhor e mais segura que no passado, mas também entenda seu 'lado animal' e respeite sua intuição, pois nem sempre a cultura é responsável pela nossas atitudes, falo isso, principalmente, focando no último assunto: os elementos doces. Por isso, desconfie de algo que você ache estranho ao comer.

Nenhum comentário: