segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Bem amigos do Brasil

É com muita alegria que vos informo minha chegada na Europa. Pela primeira vez saio do meu querido continente americano, e até agora fui muito bem tratado e respeitado. A adaptaçao (desculpe pela falta de acento no a, mas nao me adaptei ao teclado espanhol, e prefiro deixar esses erros como marca de minha inicaçao na escrita digital daqui) tem sido um pouco difícil: a saudade da maravilhosa terra que deixei, o cheiro do feijao (a comida aqui é gostosa, porém nao tanto quanto a brasileira, e estou com medo de ficar gordo, tamanha sucuncia da carnes daqui) e a 'proteçao' de meus pais, pois embora eu ja seja quase um adulto, ainda gosto de 'receber puxao de orelha' de minha mae, gosto quando ela me lembra de algumas coisas, e do entusiasmo do meu pai ao me mostrar coisas novas de sua vida, a exemplo de seus projetos na empresa, e estou torcendo muito por ele daqui.
Na sexta feira a tarde pessoas queridas me levaram no aeroporto de Salvador: minhas avós, minha mae (meu pai estava viajando no dia), minha prima Palloma e meu amigo Theo. A família de Felipe, o amigo que está viajando comigo, também compareceu, e todos estavam emocionados com a nossa jornada. Cada mínimo detalhe tinha uma magia especial, até mesmo o burocrático check in. Quando entramos na área de embarque, resenhamos até a hora de entrar no aviao, e nos fascinamos com o boeing da Tap, com monitores individuais, vários canais de filmes e músicas e regalias como travesseiro, cobertor e revistas portuguesas. Nao gostamos da comida, mas está perdoado, afinal, os portugueses foram extremamente gentis e fizeram o máximo para nos deixar confortáveis, até brinquei com uma portuguesa afirmando que Kaka é o melhor do mundo, e ela respondeu sorrindo que esse é o ano do Cristiano Ronaldo.
Chegando em Lisboa, a imigraçao foi extremamente questionadora, porém nao agressiva: eles perguntaram 'o que vai fazer na Europa' e nós, que nao devemos nem tememos nada, afirmamos 'estamos indo estudar espanhol'.
De repente o mundo parecia pequeno, é como se Lisboa e Salvador estivessem ligadas, e o voo nao foi lá tao longo, afinal, eu ja esperei tempo maior por muito mais coisas simples, e lendo e vendo filme no aviao o tempo passou rápido. Pouco tempo estivemo em Lisboa, deu tempo de eu dar uma olhada numa loja de esportes e pegar 2 postais da Tap. Em menos de 2 horas ja estava no outro aviao que me levaria a Madrid. O voo, que demora aproximadamente o mesmo de uma viajem de Salvador para Aracaju (cerca de 1 hora), foi tranquilo, e chegando lá, pegamos nossas malas e seguimos adiante conhecendo o aeroporto, onde fiz minha primeira compra: um cartao postal do Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid. Em pouco tempo procuramos a estaçao de metro, que é dentro do aeroporto, e com as informacoes devidas, pegamos 2 linhas de metro e chegamos a ferroviária, onde liguei para minha mae para avisar da minha chegada. Compramos nossos bilhetes para Salamanca e partimos numa viajem de 3 horas de trem (a primeira da minha vida).
Chegando na ferroviária de Salamanca, buscamos um taxi, mostramos o endereço e chegamos na residencia estudantil, onde conhecemos 3 brasileiros que rapidamente se enturmaram com agnte e chamaram-nos para sair mais tarde. Depois de jantar, vi num apartamento com 3 cariocas, 3 paulistas e 3 pernambucanos o maior clássico de futebol do país: Barcelona e Real Madrid! A cobertura televisiva daqui perde feio para a do Brasil, muito mais moderna e imparcial (o narrador espanhol grita mais do que Galvao Bueno durante o jogo, alem de nao terem uma variedade de cameras como a Rede Globo).
Após o jogo, fomos a 2 boates, onde encontramos mais brasileiros. Nao se paga para entrar nas boates, se deixa os casacos num cabide e paga-se apenas o que beber )na primeira boate eu nao gastei nada, na segunda gastei só um euro).
Voltei de madrugada para a residencia, e acordei tarde no domingo, que foi um dia light. Apenas lanchamos fora, conhecemos a cidade (nós estamos na parte antiga, que lembra um pouco coisas do Pelourinho, e a parte nova é moderna, como em Salvador é a Pituba, por exemplo).
Hoje começaram as aulas, e em todas as turmas estou na sala de Felipe. Nas turmas de gramática, tenho como colegas um cara da Arábia Saudita, uma chinesa e um sueco. Na turma de cultura, tem 2 chinesesas, 2 irmaos alemaes (uma garota de 14 anos e um garoto de 16) e um japones. Os orientais me parecem extremamente disciplinados, e vieram para estudar pra valer, até porque a diferença entre os idiomas é gigantesca, e mesmo se esforçando e eles terem aprendido antes, é difícil para eles falar espanhol. Os asiáticos nao sao vistos na noite de Salamanca, embora as escolas estejam repleta deles, e os ocidentais me parecem ter como maior objetivo curtir a ´farra´ de Salamanca, e eu quero me equilibrar, para estudar bem sem deixar de curtir as festas.
Bom, esse é o meu primeiro relato da viajem, devo escrever mais em breve, e estou com muitas saudades, porém ainda faltam 2 meses. Abraços!

3 comentários:

Theo disse...

réééééé
seu relato ta mto albergue espanhol..!
abraçoñes!

Alter Ego disse...

Que dê tudo certo pra vc aí e espero minha neve euheuheuhe

carol disse...

Ola, Lucas!!!
Adorei seus relatos... Afinal, podem significar que vai dar tudo certo p mim tb. E vai dar. Estou muuuuito anciosa p chegar logo, conhecer tudo, enfim, planejar nossos finais de semana, as viagens que pretendemos fazer. Meu Reveillon vai ser em Paris, mesmo. Tenho falado com sua mãe e ela vai mandar umas coisas p vc por mim.
Vou enviar meu endereço daí p seu hotmail. Chegarei em Salamanca dia 04/01, à noite, provavelmente. Preciso de um nº de telefone seu p poder te ligar assim que chegar, ou no dia seguinte. Um beijo p vc e p Felipe.
Carol.