terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Futebol é paixão incondicional.

Sábado, 19 de Maio de 2007

Eu sou brasileiro e torcedor do Bahia, mas isso não me impede de gostar do futebol argentino e torcer pelo sucesso da equipe rival do Bahia, o Vitória.

Parece até uma lei: se você é brasileiro, tem que torcer contra a Argentina, se você é Bahia, tem que odiar o Vitória... Paramim isso é besteira, eu não odeio time nenhum, mas acima de tudo, torço para o sucesso dos times da minha região, pois torço pelo fim do monopólio do sul e sudeste lutando pelo título nacional, e prefiro levar na esportiva uma provocação de torcedor do Vitória à ter que aturar times do sudeste ganhando todos os torneios de expressão e chamando nosso futebol de fraco.

Da mesma forma, prefiro ver a Argentina vencer uma copa à uma eleção európéia sem sal vencer e contar mais um título para o velho continente. E quanto as provocações, é o seguinte: se um argentino tentar te pertubar, simplesmente o parabenize pela sua seleção, e aí, ele ficará sem graça e não pertubará mais. É uma dica da boa convivência: não jogue o jogo do provocador, pois o provocador só consegue ser eficiente se do outro lado há quem se sinta provocado.

Na minha opinião, devemos pensar antes de agir de uma forma em que nos manipulam a agir; Eu tenho admiriação pelo time do Esporte Clube Vitória e pela seleção argentina de futebol. E mais: minha paixão pelo futebol é muito maior que minha paixão pro qualquer instituição futebolísitica, como o Esorte Clube Bahia, em que o sócio não se sente parte integrante do clube(pois não tem nem direito a voto) e CBF(que não necessariamente é a representação mais fiel do futebol brasieliro, ja que nela há vários interesses capitalistas e tendências à defender times e jogadores do sul e sudeste).

Eu ja me stressei com Bahia, hoje levo o futebol como um jogo apaixonante, mas que deve ser fonte de entrentenimento, e não de frustração, portanto, acho bom protestar contra a situação atual do Esporte Clube Bahia, pois o mundo não é só alegria, mas não esqueça de ir à Fonte Nova curtir a magia em que você mesmo cria, pois mesmo com jogadores limitados, seu olhar é quem decide o que há de bom numa partida de futebol. Ser apaixonado por algo ou alguém é olhar deiversos aspectos positivos e curtir essa paixão, coisa que falta para o futebol, independente do time.

Por isso, mesmo insatisfeito com a situação administrativa do Bahia, vou continuar apoiando o time, fazer o que posso, mas não me stressar, pois stress está longe de ser sinônimo de eficiência produtiva, e estamos nesse mundo mesmo é para, ser feliz!

Nenhum comentário: