sábado, 6 de dezembro de 2008

Planeta Bola

O que é o futebol no mundo, e o que é o mundo do futebol? O esporte mais simples de ser praticado no mundo (independe de condições climáticas, e apenas uma bola improvisada, delimitações de gol e pelo menos duas pessoas- na menor das partidas- é o suficiente para se acontecer) envolve uma complexidade sistemática e opiniões que variam do desprezo à paixão irracional. Segundo Nelson Rodrigues, 'a mais sórdida pelada é de uma complexidade shakespeariana'. O que dirá então do complexo mundo da bola, onde transações milionárias aquecem a economia, estimulam rivalidades e até causam e paralisam guerras, como o conflito entre Honduras e El Salvador no final da década de 60 e as tribos africanas que pararam de guerrear para ver Pelé jogar?
Gostando ou não de futebol, é preciso estudá-lo com afinco para perceber a sua importância no desenvolvimento da sociedade: se tratando de Brasil, foi o futebol que tomou o posto do Remo de 'esporte número 1' (não digo popular porque não havia esportes na cultura popular até então) e, com seus primórdios aristocráticos, incluiu negros num universo fechado as elites, na medida em que esses enxergaram possibilidades de ascenção social e hoje, com o mercado da bola cada vez maior, os brasileiros espalharam-se como vírus por centenas de ligas nacionais, seja dos importantes campeonatos espanhol, inglês e italiano às exóticas competições no Catar, Coréia do Sul e Uzbequistão.
Gestão, política, saúde, crônica, diversão... O mundo da bola não reconhece fronteiras. Como diria o escritor inglês George Bernard Shaw: "O futebol é a arte de comprimir a história universal em 90 minutos".

Um comentário:

Alter Ego disse...

Nada como Lucas para falar sobre futebol e se é você quem está falando, quem sou eu para discordar de algo? Haha...então, apesar de não ser muito boa em esportes, até que consigo entender uma parte de algumas regras, em especial, as do futebol.
Alguns esportes com regras mais complicadas,outros nem tanto, porém cada um com seu mérito devido.