quinta-feira, 23 de abril de 2009

A turma é mesmo boa, é mesmo da fuzarca

De virada, o Sport Club do Recife virou sobre o Colo-Colo e se classificou no 'grupo da morte'.

O início não foi lá tão motivador: o 0 a 0 persistia e complicava a antes fácil vida do Sport na Copa Libertadores. O adversário, o Colo-Colo, já havia perdido do Leão dentro de casa, e parecia disposto a dar o troco quando abriu o placar. A ilha do Retiro lotada parecia não conseguir acreditar: após a badalação do início, com 2 vitórias, o rubro-negro da Veneza brasileira se embaraçou com uma derrota e um empate para o Palmeiras, e agora, com 7 pontos (empatados com o Colo-Colo) precisava vencer os chilenos para garantir vaga com uma rodada de antecedência, e mais que isso: a derrota significava sair da zona de classificação e ter de lutar por uma vitória na altitude de Quito na última rodada.

A tradição pesava contra: as outras três equipes do grupo já haviam conquistado o torneio, e essa era a 2ª participação do Sport, que vem de uma região pouco influente no futebol nacional: além dele próprio, o Bahia já havia disputado três e o Náutico uma libertadores. A única vez que um nordestino passou da 1ª fase foi há exatos 20 anos, quando o Esporte Clube Bahia chegou às quartas-de-final.

Estrangeiros no próprio país, era preciso acima de tudo mostrar merecimento para ser visto mais vezes. Aquela classificação faria um bem enorme, e as forças da natureza estavam prontas para agir: após uma bomba do naturalizado togolês Hamilton na trave, o recifense Moacir pega o rebote e iguala o marcador! Era preciso mais um gol para o atual campeão pernambucano dormir o sono dos justos na 5ª feira, e Vandinho, aproveitando o toque de Luciano Henrique, virou a partida, e pouco mais de 15 minutos, um time nordestino volta a estar entre os 16 melhores da América do Sul.

Parabéns Sport, exemplo de planejamento e organização mostram que para ser grande não precisa se distanciar da linha do Equador: é preciso pensar grande.
Com muito suor, a classificação no grupo da morte veio uma rodada antes do fim da 1ª fase



DENÚNCIA: os sites da UOl e MSN prometiam cobertura instantânea com detalhes dos jogos da Libertadores, o que não aconteceu: enquanto o jogo do São Paulo era atualizado frequentemente, o do Sport havia apenas o placar, sem mais detalhes (as imagens das coberturas de Sport e São Paulo foram salvas no mesmo momento por mim em print scrn- embora não sirva como prova de processo no Procon-, com margem de erro de 1 minuto).

Nenhum comentário: