segunda-feira, 20 de abril de 2009

O tempo se abre nos esportes!

Não, não se trata do clima: a chuva mais uma vez se fez presente na Fórmula 1. De qualquer forma, sem perder o trocadilho, duas regiões do país mostram poucas alterações climáticas e repetem os fenômenos acontecidos ano passado: o céu ficou completamente vermelho no Rio Grande do Sul no final da tarde de Domingo com máxima de 8! E em Pernambuco, ótimo tempo para quem curte sport, clube... Está certo que as águas do litoral paulista estão dando muitos peixes, que a Lua cheia de São Jorge promete iluminar a capital paulista no próximo mês, mas se essa loucura parece incompreensível demais, abaixo um vídeo de 6 de maio de 2008 que pode ajudar na melhor compreensão desses trocadilhos futebolísticos, afinal, há coisas que se repetiram esse ano nele:

O fato é que o glorioso Internacional, equipe que conquistou mais campeonatos gaúchos, faturou mais um ontem, e nem precisou prolongar mais o torneio: ja havia vencido a final do 1º turno contra o maior rival Grêmio e, ao vencer no domingo o Caxias na final do 2º turno por 8 a 1 (mesmo placar que aplicara no jogo decisivo do ano passado, contra o Juventude, da mesma cidade, Caxias do Sul) se tornou o primeiro campeão estadual do Brasil sem precisar de mais 2 jogos (que seriam entre os campeões do 1º e 2º turno). O calendário da equipe Colorada só não está mais tranquilo porque esta não conseguiu eliminar seu jogo de volta da copa do Brasil: receberá o Guarani dia 22, caso contrário, esperaria até o final do mês para voltar a jogar, só pela 3ª fase da copa do Brasil, contra Criciúma ou Náutico. Isso seria bom para recarregar as energias para a estréia do Brasileirão, dia 10 contra o Corinthians (que a esta altura poderá entrar com a faixa de campeão paulista) no Pacaembu.

O tempo se abriu para Ronaldo mais uma vez, que agora feito gol na semifinal, pôde responder a provocação de um dirigente do São Paulo que o chamou de 'ex-jogador'. Mas acima de tudo, o tempo se abriu para o público: há menos de 3 semanas do campeonato brasileiro, os estaduais vem terminando, a libertadores vai engatando para a fase do mata-mata e o nível das partidas irá melhorar. A diversificação nas arquibancadas vem crescendo: o futebol vem ganhando o gosto de muitos públicos, inclusive o feminino! Aqui em Salvador, o estádio de Pituaçu está mais bonito, com tantas famílias, crianças, idosos, e especialmente, mulheres. Abaixo, uma matéria do Esporte Espetacular sobre uma cronista esportiva torcedora do Bahia:


O tempo do futebol faz sol em pleno outono, aliás, o tempo nunca se fecha para o futebol: o futebol é que abre as fronteiras do mundo!

Nenhum comentário: