domingo, 26 de abril de 2009

E os estaduais vão ganhando sua arte final

Jogos de ida dos estaduais de São Paulo, Rio e Minas terminaram. No campeonato baiano, o 1º tempo terminou 1 a 1.

Apenas clássicos em 3 dos 4 maiores estaduais do Brasil. No Rio Grande do Sul tudo terminou semana passada, quando o Internacional, ao golear o Caxias, faturou o gauchão sem a necessidade de mais 2 jogos. Por outro lado, Minas Gerais contou com o maior clássico do estado, um tanto desequilibrado diga-se de passagem: o Cruzeiro goleou pelo mesmo placar do ano passado o Atlético Mineiro no jogo de ida, por 5 a 0 (trocos violentos contra a goleada dos galos no jogo de ida da final de 2007, quando atleticanos golearam por 4 a 0).

Em São Paulo, 2 dos gols do Corinthians não foram narrados da forma convencional (''Gol do [nome do clube], [nome do jogador]", logo "gol do Corinthians, Ronaldo"), e sim 'Gooooooool de Ronaldo, para o Corinthians!!!". Fenomenal, o número 9 do Timão chegou aos 8 gols no estadual mais difícil do Brasil, e embora esteja longe da artilharia (que parece já ter dono, que é Pedrão do Grêmio de Barueri, já que com apenas 2 jogos, o jogador que tem mais gols de Santos ou Corinthians é Kleber Pereira, que teria de marcar 5 gols na única partida que falta contra o Corinthians para se igualar a Pedrão), é o artilheiro do Corinthians junto com o zagueiro Chicão, e apenas jogou sua 9ª partida na temporada! Com a vitória por 3 a 1, a equipe do Parque São Jorge poderá perder por até 2 gols de diferença dentro de casa para faturar o caneco, que não chega desde 2003 (é o último dos grandes de SP na fila, já que o Palmeiras ganhou no ano passado, o Santos em 2007 e o São Paulo em 2005 pela última vez). Recordista em títulos pelo seu estado, mesmo com o jejum de 23 anos entre 1954 e 1977, seu 26º título ajudará a ampliar sua distância para o 2º maior colocado Palmeiras em 4, sendo que o Verdão ano passado superou um jejum de 12 anos.

No estadual do Rio, o 2 a 2 não mudou muito as coisas, e como nenhuma das 2 equipes tem vantagens (ao contrário do Atlético no mineiro e do Corinthians no paulista, 2 resultados iguais levam aos pênaltis) a grande decisão começará no próximo domingo, com tudo igual. O Flamengo abriu o placar, sofreu a virada e buscou o empate.

Começou agora o 2º tempo do campeonato baiano.

Nenhum comentário: