sexta-feira, 18 de junho de 2010

Presente para grego / Perigo: Zebras soltas na Copa


Presente para grego (17-06)

O nigerino Enyeama era até o momento o melhor goleiro da Copa: um desempenho impecável contra a Argentina numa Copa onde os goleiros começaram a falhar tão cedo. O desempenho se repetiu contra a Grécia - ele foi escolhido o melhor jogador da partida pela Fifa - até o chute despretencioso de Tziolis, que o fez bater roupa na frente de Torosidis e com isso engordar ainda mais a lista de falhas de goleiros.

A posição de goleiro é mesmo amaldiçoada: as más línguas dizem que onde o guarda-redes pisa não nasce grama. O goleiro é o único jogador que não pode falhar: o atacante argentino Higuaín jogou péssima partida contra a Nigéria, desperdiçou inúmeras oportunidades claras – defendidas pelo até então infalível Enyeama - mas hoje fez três gols na goleada sobre a Coréia do Sul por 4 a 1 e agora não é mais ameaçado de ir ao banco, pois assumiu a artilharia da competição. Como eu sou goleiro e sei como é chato falhar e ser o responsável direto pelo resultado da partida, não colocarei o momento constrangedor de Enyeama porque pelo que ele fez nesses dois jogos, não merece isso: merece sim um de seus momentos de luz (a foto acima, num choque com o argentino Messi, o melhor do Mundo), quando ele mostrou quem ele é, e não o que eventualmente pode ser.

O meia Kaita assumiu a responsabilidade pela derrota da Nigéria: sua equipe vencia por 1 a 0 e após sua expulsão, a Grécia cresceu no jogo. Críticas fazem parte do futebol, mas que estas não cheguem ao patamar de violência que alcançou com o colombiano Andrés Escobar, assassinado após voltar da Copa de 1994 por ter marcado um gol contra, o único de sua carreira. Kaita chegou a receber ameaças pela internet, mas não se sabe até que ponto não se trataram de desabafos no calor do momento ou de planos concretos de fazer mal ao jogador.

A Argentina está praticamente classificada: apenas uma derrota por goleada para a Grécia, combinando com uma vitória monumental da Coréia do Sul sobre a Nigéria, poderim tirar Los Hermanos das Oitavas de final. O saldo de gols dos argentinos é de +4, a dos Sul coreanos e gregos é de -1, e os asiáticos levam vantagem nos gols feitos, que é o terceiro critério de desempate: os Sul coreanos estufaram as redes três vezes, e os gregos marcaram apenas duas, por sinal, os dois únicos gols da Grécia na história das Copas do Mundo.

Para a Nigéria se classificar, precisa vencer a Coréia do Sul e torcer pela vitória da Argentina sobre a Grécia. Derrota simples de Coréia do Sul e Grécia fariam essas equipes ficarem com saldo de -2, e a Nigéria chegaria a -1 de saldo e ultrapassaria os concorrentes.

Brasil e Argentina só poderão se encontrar na final se confirmarem o favoritismo e terminarem a primeira fase na liderança de seus grupos. Mas pelo clima de rivalidade nas entrevistas coletivas, parece que essas duas Seleções estão as vésperas do jogo decisivo: repúdio a declarações de Luís Fabiano pelo lado dos argentinos, resposta de Felipe Melo a Verón, que afirmou que ‘se samba ganhasse jogo, o Brasil não perderia Copas’, sem falar dos insultos de Maradona contra Pelé. A rivalidade entre essas duas Seleções podem render um capítulo a parte nesse Mundial, independente de essas equipes se encontrarem ou não.

No jogo das 15h30 o México, tão estigmatizado por nunca ter chegado tão longe em uma Copa do Mundo – apesar de ter um histórico grande de participações em Mundiais – deu um sinal que nesse ano, as coisas podem ser diferentes. O problema é que todos os anos os mexicanos dão esse sinal, e a quatro Copas do Mundo consecutivas são eliminados nas oitavas de final - não é a toa que a própria imprensa mexicana criou a célebre frase "México: jogou como nunca, perdeu como sempre". A nação de Zorro fez as suas melhores campanhas quando sediou os mundiais de 1970 e 86, quando foi eliminada nas quartas de final. A vitória sobre a França por 2 a 0 deixou o México precisando apenas de um empate para garantir vaga para a próxima fase, mas se quiser a liderança, precisará vencer o Uruguai na última rodada e com isso escapar do eventual confronto contra a Argentina, Seleção que os eliminou da última Copa do Mundo (2006) e última Copa América (2007).

Nota positiva sobre a segunda rodada do Mundial: dos até agora quatro jogos disputados, em três a rede foi estufada mais de duas vezes. Na primeira rodada toda, em apenas duas partidas houveram mais de dois gols – Alemanha -4 x 0-Austrália e Brasil -2x1-Coréia do Norte.

Amanhã as 8h30 a Alemanha enfrenta a Sérvia, detalhe: em todas as Copas que a Alemanha Ocidental venceu, enfrentou a Iuguslávia – atual Sévia. As 11h Estados Unidos e Eslovênia duelam por uma vaga no Grupo C, e as 15h30 a Inglaterra promete não decepcionar novamente: uma vitória sobre a Argélia pode colocar a equipe do técnico Capello na liderança.

Viva Laduma!

__________________________________________

Perigo: Zebras soltas na Copa (18-06)

A Copa do Mundo 2010 completou uma semana nessa sexta-feira. Os favoritos para a Copa são Espanha, Brasil, Holanda e Inglaterra no primeiro pelotão, seguidos de Argentina - pelo bom futebol dos jogadores nos seus clubes, e não na Seleção - e Alemanha - especialmente a partir de Domingo, depois de golear a Austrália por 4 a 0. Hoje, 18 de junho, no começo da segunda rodada, três desses favoritos estão seriamente ameaçados de serem eliminados na primeira fase do Mundial (Inglaterra, Alemanha e Espanha) e dois deles (Holanda e Brasil) ainda nem jogaram na segunda rodada. Apenas a Argentina conseguiu fazer seis pontos - com direito a goleada sobre a Coréia do Sul por 4 a 1, três gols de Higuaín - e se a segunda rodada começou bem, dois dos jogos de hoje enfraqueceram a média de gols na Copa: Alemanha-0 x 1-Sérvia e Inglaterra-0 x 0-Argélia. Se a Jabulani se entristeceu um pouco, ao menos um tempero especial foi dado ao Mundial que tanto tem surpreendido, ao contrário de 2006, com resultados óbvios.

No jogo da Alemanha e Sérvia, Vidic cometeu um pênalti muito semelhante ao que Kuzmanovic tinha cometido contra Gana: mão na bola "involuntária" - sim, com essas aspas polêmicas. Felizmente para os balcânicos, o goleirão Stojkovic pegou o pênalti de Lukas Poldoski e garantiu o triunfo. Klose foi expulso, com isso não jogará a partida da terceira rodada contra Gana e torna a sua meta de ultrapassar Ronaldo como o maior artilheiro de todas as Copas mais difícil. Para o seu lugar, o brasileiro Cacau tem a responsabilidade de levar os germânicos a vitória e classificação.

O melhor jogo do dia foi o heróico empate dos americanos contra a Eslovênia que, se mantivesse a vitória, se tornaria o primeiro país a garantir a classificação para as oitavas de final do Mundial - já que iria a seis pontos e não poderia ser alcançado pelos EUA e o resultado de Argélia e Inglaterra faria um dois dois também não conseguir -, mas cedeu o empate e por pouco a virada: o gol de Maurice Edu foi legal e inexplicavelmente foi anulado pelo árbitro malês Koman Coulibahly. Em pleno Ellis Park, onde os Estados Unidos sofreu uma virada histórica na final da Copa das Confederações - após terminar o primeiro tempo vencendo por 2 a 0 - os americanos poderiam "repetir" a história, mas desta vez, como vencedor.

Hoje o escritor José Saramago faleceu. Sendo o único escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel da Literatura, o autor de "Ensaio sobre a Cegueira" estaria orgulhoso do espaço que seu idioma tem ganhado no cenário mundial, especialmente no grupo G da Copa, onde há duas Seleções lusófonas e um jogador lusófono, Jong Tae Se, da Coréia do Norte. O "Rooney asiático" nasceu e mora no Japão, aonde aprendeu com amigos brasileiros as maravilhas do "idioma oficial do sétimo grupo da Copa". Jog Tae Se parece tão incorporado ao grupo de sua Seleção no Mundial que prefere ser rotulado de "Drogba asiático".

Se a língua portuguesa parece harmonizar o grupo G, mesmo com suas inúmeras censuras - um Brasil mais fechado do que nunca em Mundiais e uma Seleção Norte Coreana tão fechada como o seu próprio país (sem falar na polêmica envolvendo eventuais jogadores que fugiram da concentração) - a língua espanhola tem sido o tempero mais venenoso no grupo H. Cesc Fabregas reclamou por estar na reserva da Seleção Espanhola, o técnico campeão com a Espanha na Eurocopa de 2008, José Luis Aragonés, criticou o trabalho de Vicente del Bosque - o atual treinador - e o técnico de Honduras Reinaldo Rueda, que enfrentará a poderosa Espanha na segunda-feira, disse que 'o pior já passou', afirmando que o Chile é o adversário mais difícil do grupo, no qual ele perdeu por apenas um a zero. Perguntado sobre essa declaração, o espanhol Xabi Alonso disse respeitar a sua opinião e não criou maiores polêmicas.

Há grandes possibilidades de metade das equipes classificadas para as oitavas-de-final virem do continente americano: apenas Honduras se encontra numa situação muito desfavorável até o momento. Por outro lado, a Europa pode colocar o menor número de Seleções nas oitavas em toda a história.

Amanhã as 8h30 Gana enfrenta a Austrália e em caso de vitória, poderá jogar pelo empate contra a Alemanha na última rodada para garantir a liderança. Gana é a grande esperança do continente africano para esse Mundial: a África do Sul precisa de uma vitória com um saldo considerável sobre a França e ainda assim torcer para que no jogo entre México e Uruguai, um dos dois ganhe de goleada, em caso de empate, passarão as duas seleções latino-americanas. A Argélia precisa vencer os EUA e torcer para a Inglaterra não vencer a Eslovênia - situação dificílima.

As 11h, Camarões tenta dar mais esperanças a África: vencer a Dinamarca é obrigação, e a depender do resultado entre Holanda e Japão, as 15h30, Camarões pode conseguir terminar a segunda rodada entre os classificados, desde que haja um vencedor entre os samurais e a Laranja, e o saldo seja generoso a ponto de os Leões Indomáveis ultrapassarem um de seus concorrentes. Será que os japoneses aprontarão para cima dos holandeses? Haja zebra! O Holandês Kuyt já deu uma leve temperada no jogo, ao dizer que pretende comer sushi no jantar de amanhã, após a partida. Será? Assista a Copa pela tv e continue acompanhando a minha cobertura do Mundial e, aconteça o que acontecer, os principais episódios estarão nas pratileiras de diversas livrarias e nas estantes de diversas videolocadoras, ou seja: a história está se construindo sob os seus olhos.

Viva Laduma!

Foto de Enyeama: AFP

Nenhum comentário: