sábado, 19 de junho de 2010

Camarão que dorme a onda leva...


A Seleção de Eto é a primeira eliminada da Copa de 2010. O momento de caçador do craque da camisa número 9 dos Leões Indomáveis deu esperança, mas a virada domou a fera.

Estava demorando para surgir o primeira eliminado dessa Copa, e os camaroneses, após levarem virada sobre a Dinamarca por 2 a 1, não tem mais chances matemáticas de seguir adiante no Mundial, pois o máximo que os "Leões Indomáveis" podem alcançar é três pontos, e a Holanda já tem seis e Japão e Dinamarca tem três pontos e se enfrentam, o que fará ambas equipes chegarem a quatro pontos em caso de empate ou uma delas chegará a seis pontos. Por outro lado, a Holanda foi a primeira Seleção a garantir vaga nas oitavas-de-final - mas ainda não garantiu a liderança - após vencer o Japão com um gol solitário de Sneijder, com direito a colaboração do goleiro japonês. Embora mecânica demais, a Laranja conseguiu confirmar seu favoritismo no grupo com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas, algo difícil nessa Copa repleta de zebras.

Demorou um pouco para a primeira equipe do Mundial ser forçada a arrumar as malas, mas se em alguns grupos há imprevisibilidade, em outros as coisas precisam apenas se oficializar.

No grupo A, provavelmente as vagas serão dos latino-americanos, com 5 pontos cada, e a França, já em crise, não contará com Anelka para o jogo contra a África do Sul, devido a um suposto insulto ao treinador Raymond Domenech. Segundo o jornal esportivo "L'Equipe", no intervalo do jogo contra o México, o atacante francês teria mandado o técnico francês "chupar caju, filho de uma boa moça". O capitão Evra lamentou a difusão do fato: segundo ele, quem divulgou o acontecimento é um traidor com intenção de prejuducar a Seleção francesa.

No Grupo B, mesmo sem ter somados pontos, a situação da Nigéria é 'muitíssimo possível': a Argentina provavelmente deverá ganhar da Grécia, fazendo o saldo dos gregos alcançarem no mínimo -2, e se os africanos vencerem a Coréia do Sul pelo placar mínimo alcançará -1 de saldo, empurrando os sul-coreanos para um saldo de -2.

No Grupo C a Argélia já está feliz o suficiente de ter sido um obstáculo para os ingleses, e embora na lanterna do grupo, depende de uma vitória contra os Estados Unidos e, dando empate ou vitória eslovena entre Inglaterra x Eslovênia, irá junto com a Eslovênia para as oitavas, em caso de vitória inglesa, depende do saldo de gols para classificar, pois o seu saldo atual é -1, e o da Eslovênia é +1, mas os eslovenos marcaram três gols no Mundial, e os argelinos ainda não estufaram as redes, e o número de gols marcados é o terceiro critério de desempate.

No Grupo D, a lanterna Austrália tem chances: no jogo de hoje, empatou contra Gana, a na terceira rodada precisa vencer a Sérvia e torcer por vitória de Gana sobre a Alemanha. Em caso de empate, seria preciso de uma goleada sobre a Sérvia para melhorar seu saldo, hoje de -4, e passar a Alemanha, que hoje tem saldo de +3. Se os alemães vencerem, é preciso golear para passar os ganeses, que hoje tem saldo de +1.

Amanhã a Seleção Brasileira jogará pela primeira vez na história no Soccer City: se tudo ocorrer como querem os brasileiros, o Hexa poderá acontecer lá, no dia 11 de Julho. Não foi preciso viajar depois da partida contra a Coréia do Norte: assim como o Ellis Park, o estádio da finalíssima desse Mundial também fica em Joanesburgo. Brasil e Costa do Marfim não puderam fazer reconhecimento do gramado: cuidados especiais foram tomados e a grama está sendo especialmente tratada para o jogo de amanhã. O Brasil virá a campo usando camisas amarelas, calções azuis e meiões azuis. Já os Elefantes usarão o seu segundo uniforme: camisa listrada em verde e branco na horizontal, calções e meiões brancos.

O Grupo F também vai a campo no Domingo: as 8h30 o Paraguai, como todos os países do continente americano, está invicto no Mundial, estreiou empatando com a Itália, e agora busca a vitória sobre a Eslováquia, que deixou escapar a vitória na estréia sobre a fraca Nova Zelândia nos instantes finais do jogo. As 11h a Itália tem a obrigação de vencer a Nova Zelândia para ficar bem posicionada na tabela. Bom fim de semana, Viva Laduma!

Foto: AFP | Thomas Coex

Nenhum comentário: