segunda-feira, 14 de junho de 2010

Não precisa ser de placa, eu quero ver gol

A Jabulani continua triste: como de costume, em nenhuma das partidas de hoje ocorreram mais de dois gols

Até hoje, 14 de junho –são quatro dias de Copa – em apenas um certame a rede foi estufada mais de duas vezes: isso ocorreu ontem, no chocolate da Alemanha sobre a Austrália. Em 11 jogos apenas dois placares não se repetiram: o 0 a 0 (entre Uruguai e França) e o 4 a 0 (na goleada alemã sobre a Austrália). Foram quatro 1 a 0, três 1 a 1 e dois 2 a 0. Nas partidas de hoje, a Holanda confirmou o favoritismo e venceu a Dinamarca – que nem de longe lembra as suas antigas gerações que a levarem a ter o apelido de ‘Dinámaquina’ – mas nem por isso deve receber a alcunha de ‘Laranja mecânica’, muito merecida pelas gerações Cruyff, Van Basten e dos irmãos De Boer e não vista numa partida em que seu principal jogador, Robben, não atuou devido a um problema na coxa mas já deve integrar a equipe no jogo contra o Japão, que também venceu hoje. O gol contra de Agger, da Dinamarca, foi mais um momento constrangedor da Copa, que vem a se somar com os frangos e expulsões tão numerosas para um começo de competição.

Os Samurais de azul venceram Camarões por 1 a 0 com gol de Honda. O brasileiro Maros Túlio Tanaka esteve em campo e se tornou o segundo brasileiro a atuar nessa Copa de 2010, e assim como Cacau, estreou com vitória.

As 15h30 o Paraguai, equipe que liderou boa parte das Eliminatórias Sul-americanas, enfrentou a atual campeã Itália, que terminou as Eliminatórias invicta e com seis pontos a frente da Irlanda, a segunda colocada do seu grupo. De um lado, uma equipe acostumada a se dar bem mesmo desacreditada – a Itália não vence as duas primeiras partidas de uma Copa a 20 anos: até venceram a estréia na Copa passada, mas não conseguem manter os 100% de aproveitamento na partida seguinte. E hoje não foi diferente: chegou a estar perdendo para a Seleção Guarani no primeiro tempo, mas em mais uma falha de goleiro em Copas, De Rossi se aproveitou e marcou o gol de empate.

Amanhã as 8h30 a Eslováquia enfrenta a fraquíssima Nova Zelândia e só a vitória interessa: com a Jabulani nos pés os Neo-Zelandeses não são nem sombra dos All Blacks com a bola oval de Rugby. Com sete vitórias em dez jogos pelo Grupo 3 das Eliminatórias européias, os eslovacos despacharam a Polônia – participante dos dois últimos Mundiais – e a tradicional República Tcheca, que nessa década chegou a estar na segunda colocação no ranking de Seleções da Fifa. A sua estréia em Copas traz a responsabilidade de fazer uma campanha melhor que a dos tchecos – seus ‘antigos conterrâneos’ nos tempos em que a Tchecoslováquia era uma das potências do futebol mundial, chegando a marcar presença em duas finais de Copa do Mundo e a vencer uma Eurocopa, em 1976. A República Tcheca herdou a bandeira da Tchecoslováquia e a sua capital Praga também era a capital do antigo país, destituído em 1993. Os Tchecos disputaram apenas uma Copa depois da separação da Tchecoslováquia e não conseguiu sair da primeira fase, em 2006.

Costa do Marfim e Portugal jogam a sua vida pelo grupo G, às 11h, e a Seleção Brasileira enfrenta a enigmática Coréia do Norte, que não vence a 7 jogos e é a 105ª no ranking da Fifa – a mais mal ranqueada dentre as 32 que disputam essa Copa de 2010. Os treinos da Seleção Norte-coreana chamaram atenção na semana passada: os jogadores usaram camisas com numeração – geralmente usadas em partidas, e não em treinamentos – e fizeram atividades pouco convencionais, como um ‘trenzinho’ no qual o objetivo era passar a bola por debaixo da perna de todos os companheiros com a mão e buscá-la ao fundo. Viva Laduma!
Em dia de pouca inspiração dos atacantes, as torcedoras da Dinamarca (foto: afp) e Holanda (foto: Getty Images) protagonizaram as únicas imagens de hoje que merecem ir para a posteridade.

Um comentário:

Alan Dourado disse...

Concordo plenamente. As únicas duas fotos que merecem destaque...

Ô copinha cheia de empate, essa, hein? Será que tá equilibrado, mesmo, o baba?