quinta-feira, 3 de junho de 2010

O futebol vale a pena

*Texto meu direcionado para os leitores venezuelanos da revista VenBras (Venezuela-Brasil), a ser traduzido para o espanhol e publicada em junho:

Para o escritor uruguaio Eduardo Galeano, o futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes. Para os bilhões de espectadores - pela televisão ou 'in loco' - que acompanham a Copa do Mundo, por um mês, o evento se torna a única coisa que importa na face da Terra. A cada ano a audiência sobe, até mesmo em países que não disputaram o Mundial, e a Venezuela tem motivos de sobra para acompanhar com afinco a disputa entre as 32 seleções que disputarão o título na África do Sul entre 11 de junho e 11 de julho: o futebol progride e breve poderá ser a vez da Seleção 'Vinotinto' debutar no torneio.

A Fifa espera uma audiência de três bilhões de pessoas para o Mundial de 2010. No Mundial de quatro anos atrás, na Alemanha, foram 2,63 bilhões pessoas em 214 países. A Copa do Mundo ocorre de quatro em quatro anos, nos anos pares em que não há Olimpíadas, e é o evento esportivo de maior audiência internacional - seguido de Olimpíadas e Copa do Mundo de Rugby. Pela primeira vez o torneio será realizado no continente africano, mas nem por isso os anfitriões não estão acostumados a hospedar eventos de grande porte: no ano passado as competências dos descendentes dos Zulus foram testadas e aprovadas na realização da Copa das Confederações, além de anteriormente os sul-africanos terem sediado as Copas do Mundo de Rugby e Críquete, em 1995 e 2003, respectivamente. O Ellis Park, estádio da final da Copa do Mundo de Rugby e Copa das Confederações de futebol, será um dos palcos do Mundial desse ano, mas o principal estádio é o recém reformado Soccer City, também localizado na cidade de Johannesburgo e onde aconteceu a final da Copa Africana de Nações, em 1996, o principal torneio de futebol do continente.

Das 19 Copas do Mundo realizadas até hoje, 10 foram conquistadas por sul-americanos e nove por europeus. Sete nações desses dois continentes puderam gritar pelo menos uma vez o grito de 'campeão', mas algumas das Seleções favoritas a levantar a taça podem conseguir o feito pela primeira vez, como Espanha e Holanda. Com craques como Xavi, Fabregas, Iniesta, Villa e Torres os espanhóis conquistaram a Eurocopa em 2008 e venceram todas as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. 'La Fúria' - como são apelidados - jamais chegaram a uma final de mundial e o máximo que conseguiram foi uma quarta colocação, a 60 anos atrás. Já a Holanda fez uma ótima primeira fase na Eurocopa de 2008, goleando na primeira fase Itália e França, que haviam sido os finalistas da Copa do Mundo em 2006, mas caíram nas quartas-de-final do torneio. Também com vitória em todos os jogos das Eliminatórias, a 'Laranja Mecânica' tem como principais jogadores Sneijder e Robben, que duelaram recentemente pelo título da Liga dos Campeões da Europa: a Internazionale de Sneijder venceu o Bayern de Munique de Robben por 2 a 0, mas ambos estão de cabeça erguida para fazer um grande Mundial.

O Brasil é o país com o maior número de títulos, cinco. A Itália vem logo em seguida, com quatro, seguido de Alemanha (3), Argentina e Uruguai (2) e Inglaterra e França com apenas um, e todas eles estarão no torneio buscando repetir a dose dia 11 de julho, data da final. Apenas o Brasil venceu o torneio fora de seu continente, em 1958 na Suécia e em 2002 na Coréia do Sul e Japão. Os brasileiros são um dos favoritos para esse título e estreiam na Copa de 2010 dia 15 contra a Coréia do Norte, que enfrentou a Venezuela por duas vezes em Março: no dia 4 um empate em 1 a 1 em San Felipe e dois dias depois vitória Venezuelana por 2 a 1 em Puerto La Cruz.

O futebol foi idealizado pelos britânicos em 1863, mas com a sua difusão por outros cantos do planeta surgiu também a idéia de se criar uma Federação Internacional para organizar torneios entre seleções nacionais dos praticantes desse esporte, o que não agradou os 'inventores do jogo', que não viam motivos para comprovarem a sua suposta superioridade. A Fifa - Fédération Internationale de Football Association - foi criada em 1904 e desde cedo mostrou a sua vocação política em agradar 'franceses e ingleses': as duas primeiras palavras da sigla vem do idioma francês, e as duas últimas, do inglês. Somente depois de 26 anos a entidade criou o seu próprio torneio, em 1930, sediado no Uruguai, graças ao bom desempenho desse nos dois últimos torneios de futebol nos Jogos Olímpicos. Posteriormente, os torneios seguiram sempre obedecendo o período de quatro em quatro anos até hoje, com excessão do intervalo de 12 anos sem Copa do Mundo, de 1938 a 1950, devido a segunda guerra Mundial.

Para quem torcer?

No futebol, geralmente os principais jogadores vestem a camisa 10: assim foi Pelé pelo Brasil, Maradona pela Argentina, Teófilo Cubillas pelo Peru e nas últimas três Copas do Mundo, Acuña pelo Paraguai. Para muitos, Chile e Portugal tem chances de ir longe nessa Copa do Mundo se os seus camisas 10, Valdívia e Danny Alves, respectivamente, obtiverem um bom desempenho, e advinhe aonde eles nasceram?

Jorge Valdívia, do Al Ain, dos Emirados Árabes e Daniel Alves Gomes, do Zenit da Rússia, são venezuelanos! Mesmo fora do Mundial, pode-se dizer que a Venezuela é o país com mais jogadores vestindo a camisa 10 nesse Mundial de 2010. Danny Alves estará no time titular substituindo Nani, do Manchester United, cortado a uma semana da estréia da Seleção lusitana no Mundial, já Valdívia é titular a mais tempo pela Seleção andina.


Foto: AP (Valdívia)



Foto: EFE (Danny Alves)

Chances da Venezuela ir a próxima Copa

'La Vinotinto' - apelido Seleção de futebol venezuelana, referente a cor da sua camisa - tem progredido nos gramados de futebol e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, pela primeira vez chegou a última rodada com chances de classificação. O empate sem gols contra o Brasil na cidade de Campo Grande não fui suficiente para carimbar o passaporte para a África do Sul, mas faltou pouco. Em 2007 pela primeira vez a Venezuela sediou a Copa América de Futebol e fez a melhor campanha da história, terminando em 6º lugar. Em 2008, pela primeira vez venceu o Brasil num jogo oficial, num amistoso dia 6 de junho nos Estados Unidos. Em 2009, pela primeira vez disputou uma competição oficial da Fifa, o Mundial sub-20, realizado no Egito, e chegou nas oitavas-de-final. Os clubes venezuelanos tem três vagas na Copa Libertadores da América e em 2009, após dois empates, o Caracas foi eliminado pelo Grêmio do Brasil nas quartas-de-final naquela que foi a melhor campanha de um time venezuelano no maior torneio sul-americano.

Potencial venezuelano

O Baseball é o esporte nacional: três títulos mundiais e a paixão pela Liga comprovam isso. Sem tanto espaço dentro da Venezuela devido a pouca vizibilidade do futebol, muitos venezuelanos apaixonados pelo esporte mais popular do Mundo migram para buscar melhores oportunidades na carreira de jogador, como por exemplo Fernando Amorebieta, Julio Álvarez Mosquera e Jeffrén Suárez, que fazem parte da Seleção espanhola juvenil. Uma eventual classificação para a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil, poderá mudar definitivamente a mentalidade dos futuros atletas e fazer 'La Vinotinto' uma futura potência do futebol sul-americano.

Captação de imagem e dados de audiência da Copa:

http://www.adnews.com.br/tv/104406.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/chile/noticia/2010/06/valdivia-treina-normalmente-e-causa-alivio-entre-os-chilenos.html

http://www.zimbio.com/pictures/FHF8PSt3PcV/FC+Spartak+Moscow+v+FC+Zenit+Saint+Petersburg/ZO8mPRfHiM7/Danny+Alves

http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/mat/2010/03/04/coreia-do-norte-venezuela-empatam-em-jogo-exotico-915994048.asp

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/portugal/noticia/2010/06/jorginho-e-taffarel-assistem-vitoria-de-portugal-sobre-mocambique.html

Nenhum comentário: