quarta-feira, 16 de junho de 2010

América do Sul Maravilha


A Conmebol (Confederação Sul-americana de futebol) tem motivos para estar rindo a toa: em cinco dias de competição, todas as cinco equipes do continente sul-americano estão invictas!

O dia 16 de junho não é apenas a data do meu aniversário: na África do Sul é feriado nacional. Em 1976 alguns jovens em Soweto fizeram uma manifestação contra o ensino obrigatório do idioma afrikaans - língua dos africâneres, os brancos responsáveis pelo apartheid no país. A polícia repreendeu o movimento com violência, matando muitos jovens, e em homenagem a eles se instituiu o 'Dia da Juventude' como feriado nacional no atual país da Copa.

Haviam motivos de sobra para a torcida dos Bafana-bafana protagonizarem as melhores imagens do dia: o jogo contra o Uruguai poderia deixar a equipe do técnico Parreira bem encaminhada para a classificação. Mas não foi isso que aconteceu: o Uruguai, que não devia favor a ninguém, não se 'sensibilizou' com o clima de magia das arquibancadas e, como bons estraga-prazeres, deram o pior presente de grego que um anfitrião poderia ganhar: uma derrota elástica, que pode fazer os sul-africanos se tornarem os primeiros na história dos mundiais a não passar da primeira fase. Qualquer semelhança com um outro dia 16 não é mera coincidência: em 16 de julho de 1950, os uruguaios derrotaram o Brasil em pleno Maracanã com duzentos mil espectadores (o maior público numa partida de futebol na história) e o apelido ficou conhecido como 'Maracanazo'. Como a partida de hoje foi em Pretória, poderia ficar conhecida como 'Pretorazo'.

Dia de tabus quebrados

Sabe há quanto tempo o Uruguai não ganhava um jogo de Copa por mais de dois gols de diferença? Pouco menos de 56 anos! Depois que a Celeste, até então invicta em Mundiais, venceu a Escócia por 7 a 0 na Basiléia, no dia 19 de junho de 1954, ela no máximo conseguiu vencer por até dois gols de diferença. As goleadas já foram especialidade dos cisplatinos: 4 a 0 na Romênia e 6 a 1 na Iuguslávia na Copa de 1930 e 8 a 0 na Bolívia na Copa de 1950: nos seus primeiros cinco jogos da história das Copas do Mundo, três goleadas de tirar o fôlego.

O maior feito do futebol chileno foi a terceira colocação na Copa do Mundo de 1962, quando foi anfitrião. Depois disso, o Chile participou de quatro Copas do Mundo e não conseguiu nenhuma vitória: na Copa de 1998 passou da primeira fase com três empates e foi eliminado pelo Brasil nas oitavas de final, na sua última participação. Hoje, a agonia de 48 anos acabou: 1 a 0 sobre Honduras, o suficiente para deixar a equipe andina na liderança do grupo H ao lado da Suíça, que surpreendeu o Mundo ao vencer a favorítissima Espanha também por 1 a 0.

Logo mais, a Argentina enfrenta a líder do grupo B Coréia do Sul, que tem um gol a mais de saldo. As 11h, pelo mesmo grupo, o jogo dos desesperados: quem for derrotado do confronto entre Nigéria e Grécia praticamente dá adeus a competição. Detalhe: a Grécia nunca somou pontos em Copas do Mundo e se quer fez um gol. Será que mais um tabu será quebrado amanhã? Ás 15h30, México e França jogam pelo Grupo A, o mesmo de África do Sul e Uruguai. O duelo entre Zorro e Asterix promete ser regado a muita guacamole, tequila, tacos, pimenta... ops, isso aqui é um blog neutro, nada de levantar bandeira alguma.

Viva Laduma!

A foto de Forlan, o 'Novo Ghiggia', foi clicada por Brian Snyder, da Reuters

Bibliografia sobre o feriado do dia da Juventude:
http://pjdiocesepatosdeminasmg.blogspot.com/2010/06/16-de-junho-feriado-nacional-na-africa.html

Nenhum comentário: