sábado, 12 de junho de 2010

Hoje definitivamente não foi um 'Green Day'


No segundo dia de Copa, o goleiro inglês Green conseguiu entrar para a história das Copas, negativamente

As peculiaridades da primeira Copa realizada no continente africano já se manifestaram em apenas dois dias de torneio: as barulhentas Vuvuzelas já haviam prometido soar ainda mais alto do que na Copa das Confederações no ano passado, a Jabulani causou polêmica pouco depois de 'sair do forno' e o folclórico Maradona já havia mostrado nas Eliminatórias porque deve ter tanta visibilidade quanto os seus jogadores - de peixinho no gramado após gol importante até insultos aos jornalistas na coletiva de imprensa, 'Dieguito' será o mais ilustre torcedor portenho na competição. Muito se espera para essa Copa, mas a maior surpresa do Mundial até o momento foi o empate da Seleção inglesa com a sua ex-colônia.

Havia um tabu em jogo: na única vez em que esses países haviam se enfrentado em Copas, os americanos protagonizaram uma das maiores zebras da história mundiais ao vencer a Inglaterra por um a zero, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Uma vitória americana hoje não seria uma zebra do tamanho da que aconteceu a sessenta anos atrás: o futebol nos Estados Unidos se desenvolveu, muitos dos seus jogadores jogam na Europa (diferente de 1950, quando eram amadores) e a Inglaterra já não é tão soberana quanto nos tempos em que esnobava a Copa do Mundo - a sua primeira participação foi em 1950, antes disso os ingleses se recusavam a disputar o Mundial e diziam que a sua superioridade não precisava ser testada em campo.

A piada sobre a partida era "A bomba já foi colocada". Era um trocadilho entre a ameaça terrorista na partida - que envolve os dois países que tem tropas de ocupação no Oriente Médio, região dos autores da ameaça - e a escolha do árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon para apitar um jogo tão delicado, que envolve um país com tanta tradição no futebol como a Inglaterra, explica-se: o juizão gaúcho foi 'cornetado' no Brasil por não marcar um pênalti a favor do Flamengo numa partida do Brasileirão de 2008, e o lance ficou tão famoso que Simon foi afastado do Campeonato que ja estava na reta final e passou a ser questionada sua capacidade para apitar uma Copa do Mundo: o Flamengo chegou a esboçar ameaças de tentar pressionar a não inclusão de Simon para a Copa de 2010. Naquela época, os comentaristas da Sportv quase hegemonicamente achavam que Simon havia cometido erro de arbitragem, já Antero Greco da ESPN não via motivos para reclamação, alegando que o lance não foi pênalti.

Não satisfeitos em roer unhas e arrancar os cabelos de tensão com a escolha de Simon para apitar a partida de sua Seleção, parte da imprensa inglesa distorceu fatos acerca do árbitro brasileiro, alegando que ele estivesse envolvido com esquemas corruptos de favorecimento de resultados. A comissão de arbitragem brasileira não gostou e defendeu Simon publicamente. Simon não chamou atenção na partida de hoje, o que é um bom sinal, e se ele apitar mais três partidas nessa Copa se tornará o árbitro a apitar mais partidas na história do torneio: com a de hoje foram seis (duas em 2002 e três em 2006).

Com apenas quatro minutos de bola rolando entre Inglaterra e Estados Unidos o meia Gerrard abriu o placar para a Inglaterra: poderia ser o começo de uma goleada. Mas a terra da Rainha não soube concluir bem as oportunidade que teve, apesar do bom toque de bola e de boas criações de jogadas, e faltando cinco minutos para o término do primeiro tempo Dempsey arriscou de longe displicentemente, e como hoje não era o dia do goleiro da Inglaterra, surpreendentemente a bola passou pelos seus braços e morreu no fundo das redes. O constrangimento era notável no seu pedido de desculpas em direção ao banco de reservas e na cara de poucos amigos do técnico Fabio Capello.

No segundo tempo, a melhor oportunidade foi dos americanos, com Altidore, que bateu forte e Green a desviou para a trave. A partida terminou empatada: de cinco jogos, apenas dois terminaram com vitória - melhor para Argentina e Coréia do Sul, que somaram pontos importantes logo no início. A Copa ainda está no começo e não há muito o que se falar, mas certamente o momento mais marcante até agora foi a falha incrível do goleiro Green.

Nenhum comentário: