Libertadores 2009 terá duelo quente no inverno, com sabor de pão de queijo e churrasco, cachaça e chimarrão.
O Grêmio ja havia garantido a sua vaga ontem, ao empatar em casa contra o Caracas. Como o regulamento da Libertadores prevê que, em caso de duas equipes do mesmo país se classificarem para a semi-final, devem se enfrentar nessa fase (a fim de evitar uma final com equipes do mesmo país, como ocorreu em 2005 e 2006), os tricolores dos Pampas esperaram a partida dessa 5ª feira no Morumbi para conhecer o seu adversário.
O Cruzeiro havia vencido por 2 a 1 no jogo de ida, no Mineirão. Uma vitória simples de 1 a 0 daria a vaga ao São Paulo, mas o gol demorou para sair, e quando saiu, veio com a assinatura do Cruzeirense Henrique: uma bomba de longe com efeito, sensacional! Faltando 10 minutos para a partida terminar, André Dias desvia uma bola com a mão dentro da área, e como ja tinha amarelo, foi expulso. Com 2 a menos (Eduardo Costa ja havia sido expulso no fim do 1º tempo), a 10 minutos de acabar o jogo e com um pênalti contra, não havia mais esperança: Kleber bateu com confiança e marcou! Pela 4ª vez consecutiva o São Paulo foi eliminado na libertadores por uma equipe brasileira: em 2006, perdeu a final para o Internacional, em 2007, nas oitavas pelo Grêmio, em 2008, para o Fluminense nas quartas e hoje, pelo Cruzeiro nas quartas. Há 6 anos consecutivos disputando libertadores (um recorde para times brasileiros) esse ano o São Paulo pode não conseguir a desejada vaga: o campeonato brasileiro promete ser muito mais disputado.
Na outra semi-final, o Estudiantes, que ja havia vencido fora o Defensors do Uruguai, venceu também dentro pelo mesmo placar (1 a 0). O Estudiantes enfrentará o Nacional, e o detalhe mais interessante: o Nacional não chega a uma final desde 1988 (a última conquista desse torneio pelo futebol uruguaio) e o Estudiantes, que não chegava a uma semi-final há 26 anos, há 38 não chega na final e há 39 não vence o torneio! Quem passar dessa semi-final pode até não ser campeão, mas vai quebrar um tabu incômodo, com certeza! Ja do lado brasileiro, ambas as equipes lutam pelo tri-campeonato: o Grêmio ja foi também 2 vezes vice, ja o Cruzeiro, apenas 1. Há 32 anos 2 equipes brasileiras fora do eixo Rio-Sp chegam a uma semi-final de libertadores: 1977, Cruzeiro e Internacional foram do mesmo grupo B do triangular semi-final, e o vencedor de cada triangular iria para a final. Nessa ocasião, os mineiros lideraram e enfrentaram na final da Libertadores, que o derrotou, sendo esse o único vice da Libertadores na equipe azul.
Vale lembrar: uma dessas 4 equipes disputará o mundial de clubes no final do ano, nos Emirados Árabes. Será que nós sul-americanos estamos bem representados? É esperar para ver: o Nacional tem 100% de aproveitamento em mundiais (3 libertadores e 3 mundiais). Ja o Estudiantes também ganhou 3 libertadores, mas apenas 1 mundial. O Grêmio Ganhou 2 libertadores e 1 mundial e o Cruzeiro tem 2 libertadores e nenhum mundial. Que um desses 4 seja forte o suficiente para encarar o Barcelona!
Especial de cinema
-
*Distribuidora Obras-primas do Cinema lança filmes de palhaços assassinos*
Reconhecida no mercado de DVDs e Blurays brasileiro, a distribuidora
Obras-p...
Há 2 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário