segunda-feira, 29 de junho de 2009

Haja coração!!!

Esse fim de semana cumpriu com todas as promessas de emoção: copa das confederações fechadas em grande estilo, eu conheci 2 estádios e de quebra tenho muita história para contar!

Bem amigo assinante da GrandeSportS (eu sei que não precisa pagar taxa nenhuma para frequentar meu blog, mas adoro esses jargões alá Sportv e ESPN), até o final do ano passado, eu só conhecia dois estádios de futebol: a Fonte Nova e o Barradão. Voltei da Espanha com o currículo valioso por ter conhecido o Santiago Bernabeu em Madrid e o Camp Nou em Barcelona! Uma das primeiras coisas que fiz ao retornar a Salvador foi conhecer o novo estádio da cidade, o Pituaçu! Em menos de 3 meses, conheci mais estádios que já havia conhecido a minha vida toda antes da viajem!

Pois nesse fim de semana, mais dois entraram para o currículo: Morumbi e Parque Antártica! Vi o São Paulo bater o Náutico por 2 a 0 e o Palmeiras e Santos empatarem por 1 a 1, pela mesma 8ª rodada do campeonato brasileiro. Ainda pretendo conhecer mais estádios, sempre quando planejo uma viagem, o futebol tem de estar nos planos, logo, não importa o quão pequena seja uma cidade: eu irei querer comprar a camisa do seu time, conhecer seu estádio, sua história...

Eu e mais 5 pessoas, incluindo meus 2 primos pequenos de Aracaju (um de 13 e o outro de 12 anos), pegamos um táxi na Avenida Paulista para ir ao estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. O aperto do táxi não me incomodou (talvez porque eu fui no banco da frente), o estádio me encantou pela grandeza e infra-estrutura, embora o preço das coisas fossem muito caras (um churros era 4 reais, uma esfiha do Habibs 2 reais...), e fiquei num lugar muito confortável, coberto (por sinal, choveu), o banheiro não tinha sabonete líquido: eram diversos sabões descaráveis em torno da pia. Antes de começar a partida, foi tocado o hino nacional. O estádio estava vazio, a torcida são-paulina ciente da crise de sua equipe (com a saída do técnico Murici Ramalho) e pegando muito no pé de Washington (os apelidos mais freqüentes eram ‘jogador de pebolim, vagabundo...), e a saída do estádio foi tranquila,e também voltamos de táxi.


No Domingo, acordei um pouco tarde, e o que me estimulou a deixar a cama foi a ligação de meu pai, pois ele me avisou que a África do sul estava ganhando da Espanha na disputa pela 3 colocação na copa das confederações. Liguei a tv, queria muito ver a Espanha se dando mal, mas infelizmente, Guiza fez 2 gols em menos de 2 minutos, mas no finalzinho, uma cobrança de falta celou o empate no tempo normal: os sul africanos faziam festa, embora alguns tivessem deixado o estádio. Na prorrogação, a Espanha fez um gol e acabou com a 3ª colocação, mas o que importa é que a África do sul deu um ‘trabalinho’.

Saí em direção ao Parque Antártica quando o jogo do Brasil já tinha começado. Andando pela avenida Consolação, por todos os bares, padarias e lanchonetes que passava, olhava se tinha uma tv ligada, queria saber o que estava acontecendo no jogo, e no meio do caminho vi que os Estados Unidos abriu o placar. Chegando na estação da consolação para encontrar meu amigo, soube que os EUA ja ganhavam por 2 a 0! Quando fomos pegar o ônibus, ao menos o Brasil havia feito um gol, no iniciozinho do 2º tempo. O ônibus não demorou e logo estávamos no Parque Antártica, e como o jogo do Palmeiras era só 18:30, tomamos uma cerveja gelada e vimos o Brasil vencer e ser campeão!

Eu fui de casaco preto para o Parque Antarctica, e preto é uma das cores do Santos, embora eu não soubesse que uma cor tão comum poderia incomodar. Fiquei com medo, e para evitar qualquer dúvida que eu estava li par apoiar o Palmeiras uni o útil ao agradável:comprei uma camisa do Palmeiras para me 'camuflar de palmeirense' e aumentei minha coleção de camisas de times de futebol! Muitas histórias o futebol me proporciona, e eu não consigo viver sem futebol: para aonde quer que eu vá,tenho que conhecer o estádio local, comprar uma camisa do time da região, não importa se seja em Barcelona ou Itabaiana, em Sergipe.



Infelizmente o Internacional venceu: eu sequei muito os colorados para eles terminarem o mês de junho sem vitórias e com apenas 1 gol marcado, mas de qualquer forma, eles fizeram muito pouco nesse mês, e vamos ver a final da copa do Brasil quarta-feira, promete ser jogão, assim como a semi-final da Libertadores entre Grêmio e Cruzeiro, e ambas as partidas serão em Porto Alegre.

Até mais!

2 comentários:

dora disse...

olá, também vibrei muito pelo Brasil e claro....só lembrava de você.
beijos e aproveite sua viagem.

Unknown disse...

Grande conhecedor do futebol, você torcendo ao vivo e eu aqui gritando com louca na televisão. O brasil proporcionou o mais belo arrepio em todos.