segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jogo da Seleção: EU VOU!


Depois de muita fila, quase 12 horas esperando e ter sido vítima de um dos piores costumes brasileiros (furar fila), consegui meu ingresso, ou melhor, consegui a meia (paguei 50 reais)! Bom, eu dediquei o Domingo todo para a compra do ingresso, eu imaginava que as filas fossem enormes, mas me surpreendeu negativamente a desorganização: as máquinas quebravam e ninguém nos dava satisfação sobre o que estava acontecendo, o sistema saía do ar, os seguranças faziam vista grossa para quem furava fila (e olhe que não tinham poucos seguranças para coibir isso), e de quebra, todos os pontos foram assim. No Salvador Shopping, onde comprei, a venda funcionou no estacionamento, e a parte de cima do shopping, segundo quem subia para fazer lanche, estava muito mais vazia que de costume para um Domingo a tarde. Talvez os carros dos compradores de ingresso tenham tomado boa parte das vagas, e pensando nisso, muita gente deve ter deixado o cineminha de lado no Salvador Shopping.

O preço de 100 reais (lugar mais barato, que é a arquibancada) é uma facada (na internet não há possibilidade de comprar meia, e ainda se paga mais 10 reais pelo frete)! Pior ainda para os chilenos: terão de desembolsar 250 reais por um lugar que não ganha nada em conforto para as arquibancadas comuns. Com a apresentação de documentos oficiais que comprovem a nacionalidade chilena, os conterrâneos de Pablo Neruda são pouquíssimos aqui em Salvador, e como não se pode comprovar documentos pela Internet, apenas o consulado chileno em Salvador vende os ingressos reservados para os adversários do Brasil. Estão disponíveis 2.000 ingressos, mas como nunca vi um chileno em Salvador, e duvido muito que existam aqui patriotas a ponto de desembolsarem 250 reais, acredito que se vierem algumas poucas famílias (todas devem se conhecer) será muito.

Eu sou brasileiro, me sentirei dentro da festa da seleção do meu país dia 9, na minha cidade natal. Já fui a outro jogo da seleção, em 1999 (empate contra a Holanda na Fonte Nova, num amistoso) e apesar da empolgação de ter conseguido o ingresso, fiquei muito chateado com a organização da venda de ingresso e dos meus conterrâneos, que podem alegar que "furam fila para se defender, afinal, se todos furam, não haverá ingressos sobrando para quem não se 'corromper'", afinal, essa é uma forma de corrupção. Se reclamamos de nossos políticos, não enxergamos em nós mesmos as nossas inversões de valor, afinal, muitos dos brasileiros se tivessem no poder fariam o mesmo. Políticos corruptos existem porque o meio é permissivo, e se você age de forma anti-auto-sustentável, está colaborando para a manutenção desse sistema social. Por outro lado, você tem coragem de se arriscar e por exemplo, deixar de comprar um ingresso para seguir a risca as suas crenças? Se não, pense duas vezes antes de criticar os outros. Antes de ser político, é preciso ter noção da sujeira que há dentro de seus bastidores, falar menos é essencial para quem imagina que pode mudar tudo apenas com a força de vontade. Pessoas e grupos podem colaborar para melhorar as coisas, mas não mudam toda uma construção de anos em apenas alguns anos e mandatos. Pense bem no que é pior: nossos políticos, nosso 'meio' (resultado de nossa história) ou nosso povo? Não vou opinar, apenas refletir.

Nenhum comentário: