quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Que carpaccio!


"Estou dando corpo a minha reportagem, mas muitas coisas atrasam meu processo, como contatos que não atendem", confirmou o repórter Lucas Franco em sua página na rede social Twitter. A pauta para a 'reportagem do ano' tem previsão para sair ainda hoje.

É assim que as pessoas importantes são noticiadas: "Fulano lançou sua página na popular rede social Twitter", "Sicrano disse no Twitter que não vai mais esperar pela reforma", "Beltrano expõe indignação pelo Twitter". Acho o Twitter uma ferramenta sensacional para quem é 'celebridade': é a chance de deixar claro sua versão de cada fato, em um formato que não dá 'preguiça de escrever' como o blog, podendo até serem textos pequenos, afinal, tudo no Twitter parece ser pequeno: o seu servidor só cabe a foto inicial, nada de comunidades ou 'perfis bíblicos', e sim 'seguidores', nos quais você acompanha os seus passos pela sua própria página (não precisa ficar olhando página por página o que as pessoas de seu interesse estão escrevendo), e só escreve recado para você quem você autorizar (logo, as celebridades não serão molestadas covardemente) além do que, para olhar suas páginas não precisa ter conta no Twitter: está aberto a todos, embora ter Twitter traz a vantagem de poder seguir pessoas que você busca acompanhar passo a passo. Eu não sou um 'nome importante para a sociedade', mas o Twitter é mais uma das minhas ferramentas de trabalho e conexão com o mundo.

Bom, mas não era sobre o Twitter que eu queria escrever aqui nesse fatigante diário (fique tranqüilo blog, eu não te abandonarei, não fique com ciúmes, hehe, estamos juntos há mais de dois anos), e sim um desabafo quanto ao desgastante trabalho de coletor de informações (não necessariamente de jornalista, coletar informações é um exercício em que não se precisa de diploma -aliás, exercer jornalismo também não precisa-, pode ser feito por um juiz que busca nos seus livros que sentenças aplicar, ou um detetive que vai juntando indícios para descobrir quem cometeu o crime).

Minha reportagem é sobre o crescimento urbano de Salvador, mas para falar a verdade, seu 'centro está desconcentrado': eu sei o que quero, mas não consigo me organizar, quero fazer algo revelador, que ensine algo para as pessoas que ouvirem minha reportagem (será em áudio), e que me ensine também, por isso não escolhi nada relacionado a futebol, porque quero aprender com o que pesquisarei, mas vários obstáculos estão resistindo até na criação da pauta: para começar, eu tenho que saber mais sobre o assunto, só que mais interessante que ler jornais é conversar com as pessoas sobre, e essa reflexão me fez crescer. Várias coisas tem me feito refletir, como o que disse o diretor de Redação do jornal Zero Hora (de Porto Alegre): "Na hora em que o jornal conseguir dar mais peso para a mudança de mão de uma rua do que dá para uma sonolenta reforma ministerial, mais se tornará imprescindível na vida do leitor". Logo, é importante "observar como é o dia das pessoas, o que comem, quais são as preocupações em relação a carboidratos, proteínas, se engorda ou não, quanto paga pelo almoço, se as condições de higiene do restaurante são satisfatórias ou não, quanto dá de gorjeta para o manobrista etc. Como é o final do dia? Como é a conversa com o filho? Quais são as preocupações dos pais (com mensalidade escolar, assalto, cenas de sexo na televisão etc.)? Tudo que faz parte da vida da chamada 'família brasileira' deve estar retratado na pauta".

Eu estava projetado uma pauta muito fora de realidade, e sinceramente, os jornais impressos não conseguem transmitir com tanta fidelidade a realidade das pessoas, logo, mais importante do que le jornais ou procurar livros que falem sobre o crescimento urbano de Salvador é conversar com pessoas que moram aqui, como eu, a respeito. Vi num livro uma instrução: "Evite pautas do tipo: 'o governo vai anunciar'. Em vez disso, procure ficar atento para o que está realmente acontecendo. Em lugar de entrevistar o secretário de Segurança Pública, prefira ver como a polícia está trabalhando. Em vez de só ouvir o que o prefeito promete fazer para solucionar o problema das enchentes, dirija-se para os locais que alagam, fale com os moradores, veja o que de fato foi feito. Cobrir o que as autoridades prometem é reflexo da falta de um jornalismo mais atento"

Esses têm sido meus melhores ensinamentos em rádio: o rádio é um grande companheiro, fiel a nossa realidade (diferente do impresso), nos acompanha no carro, no auto-falante de uma barraca de praia, levamos ele para aonde quiser (no caso dos portáteis), e por isso, mais do que focar em referências para se falar: vou conversar mais e mais com as pessoas perto de mim sobre o assunto!

Vou ser criativo para driblar algumas dificuldades, e espero colocar aqui minha reportagem em áudio, lembrando que não existem apenas modelos prontos para ganharem corpo: podemos criar novos modelos, novas formas de se fazer um texto, que vai variando de reportagem para reportagem, por isso, farei um misto interessante de 'frios' números estatísticos com o 'calor' das declarações de quem conhece a realidade, quem a vive, quem a sente. Espero ser um bom jornalista, e acima de tudo, um bom coletor de informação, pois para mim não há 'fim de expediente': enquanto meus ouvidos puderem ouvir, estarei apurando coisas, que podem potencialmente gerar matérias, e estarei atento até para as mais banais conversas, pois jornalismo faz parte disso aqui, do mundo real, do mundo em que sentimos sensações e emoções, e não 'apenas' dos bastidores do poder.


Fonte: Rádio: 24 horas de jornalismo, de Marcelo Parada -1961.
*Partes em Itálico foram trechos do livro.

Nenhum comentário: