domingo, 6 de setembro de 2009

Ganhar é bom! Da Argentina? É bom demais!


Bem amigos da GrandeSportS! Fim de semana histórico para o futebol brasileiro! Desde 08 de novembro de 1995 a seleção Canarinha não vence a Alvi-Celeste Argentina na terra do tango! Naquela oportunidade, a partida havia sido um amistoso em Buenos Aires, mas a Argentina é muito mais que a sua capital: ontem pela quarta vez que o clássico é realizado numa cidade do interior da Argentina: 17 de março de 1940, num amistoso em Avellaneda, Los Hermanos aplicaram um 5 a 1 na nossa seleção. 16 de agosto de 1975, eliminamos eles da Copa América, após uma vitória por 1 a 0 em Santa Fe. Na Copa do Mundo de 1978, empatamos sem gols também em Rosário (eles venceram essa copa com direito a uma trapaça histórica na qual, na partida valendo a classificação, o Peru entregou o jogo, perdendo de goleada para a Argentina, que se classificou para a final contra a Holanda).

Se os duelos pelos interiores argentinos já haviam sido realizados em amistoso, Copa América e Copa do Mundo, estava na hora de uma cidade que não Buenos Aires novamente presenciar, após 31 anos, esse clássico, dessa vez pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e Rosário foi a escolhida por ter um estádio onde a torcida poderia fazer muita pressão nos adversários. Desde 08 de junho de 2005 não perdemos deles (jogo de Olimpíadas não contam, porque não foram as seleções principais, e sim o sub-23 com a possibilidade de apenas 3 jogadores acima dessa faixa etária).

Nas últimas 8 partidas, foram 5 vitórias do Brasil (3 delas por 3 gols de diferença e em todas marcamos pelo menos 3 gols), 2 empates (1 deles resultou na disputa de pênaltis, na final da Copa América de 2004, em que fomos campeões) e apenas 1 derrota. A última vez que perdemos deles dentro da nossa casa foi num amistoso em 29 de abril de 1998, no Maracanã.

Já estamos classificados para a Copa do Mundo, a Argentina corre perigo, e o ronco da cuíca mais uma vez tem tocado mais alto que o bandoneon do tango. Algo para lamentar? Apenas que o jogo em que irei na 4ª feira, entre Brasil e Chile, não terá a presença de Kaka, Luís Fabiano, Lúcio e Robinho, mas de resto... Ganhar é bom! Da Argentina? É bom demais!

Nenhum comentário: