quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O brasileiro é...

Eu passei a compreender melhor o brasileiro com as aulas de Cultura Baiana e Brasileira, matéria da professora Silvana Moura.

O brasileiro (e eu me incluo também) não gosta tanto de ser 'generalizado', não gosta de se incluir como 'maioria, povo': a 'massa' é aquela multidão que pensa de uma forma, e você, por 'cima da carne seca', pensa diferente 'deles', e daí surge a vontade de se sobrepor sobre os outros, de ser 'especial': porque mal educado é quem joga o lixo nas ruas, mas se um dia você se encontrar apertado sem uma lixeira, irá jogar também, porque 'se todos jogam, um lixo a mais ou a menos vai mudar pouco a realidade', e esse pensamento infeliz vai até o campo da política, afinal, se todos roubam, 'não há tanto pudor para se roubar, porque se você não fizer, outro fará em seu lugar'.

Adoramos inventar 'desculpas' para os nossos erros: o lixo na rua é justificado para 'dar emprego aos garis', o planejamento das aulas sempre estará errado e a educação precisa ser reformada, por isso, se deixa de fazer tantas obrigações e se justifica que 'não vai se submeter a esse método inapropriado', ou diz 'mas eu não tenho tempo, trabalho o dia todo', ou 'eu tenho família, filho' ou ainda 'o primo de meu avô morreu' (há quem 'mate' toda a sua família para tentar prorrogar prazos).

Eu sou brasileiro, e começo a refletir e me conheçer a melhor a partir do momento em que assumo essa 'brasilidade', nos seus aspectos positivos e negativos. Logo, o que eu puder corrigir em mim, corrigirei, sem deixar de lado minha nacionalidade, coisas que aprendemos por 'osmose' e só percebemos se nos prestarmos a uma reflexão mais indagadora. Buscar ser uma 'pessoa melhor' não significa se sobrepro aos outros: é uma vontade que vem de dentro, para melhor sua vida e enxergar o mundo de uma forma mais clara, longe das 'ilusões sociais' que nos prendem a aceitar tudo sem contestar.

Um comentário:

rafa disse...

acho q a questão de nao gostar de ser "generalizado"não eh apenas do brasileiro. Quando há alguma coisa boa, todos gostam de fazer parte, mas quando há alguma coisa ruim nem todo mundo aceita ser parte. Eu mesmo nao me encaixo no grupo de pessoas que mesmo nao tendo uma lixeira perto joga o lixo na rua, eh só abrir minha bolsa para constatar. Existem coisas que são uma questão cultural, outras de educação, ou melhor, falta de educação.