quarta-feira, 29 de julho de 2009

Rumos do futebol baiano


Bahia: um estado unificado de múltiplas culturas. Arriscaria-me dizer que se o Brasil tem dimensões continentais, a Bahia tem dimensões nacionais. Salvador não pode resumir esse que é o 4º maior estado territorialmente do país: Ilhéus e Porto Seguro já foram capitanias hereditárias (se agregando a então capitania hereditária Bahia de Todos os Santos quando nosso território passou a ser dividido em estados).

Foi de Ilhéus que em 2006, surgiu uma destemida equipe que levou o caneco do Campeonato Baiano de Futebol para a terra do cacau: se Bahia e Vitória (as principais forças do estado) estavam na 3ª divisão, o Colo colo se encontrava em ascensão, apenas parada com a venda de seus principais jogadores após o título. Além dos Tigres do sul do estado, levaram também a taça para o interior o Fluminense de Feira (1963 e 69) e o Palmeiras do Nordeste (em 2002, ano que Bahia e Vitória não disputaram o estadual para dar prioridade ao Campeonato do Nordeste), ambas da cidade de Feira de Santana. Ambas as equipes se encontram na elite do futebol baiano: o Fluminense com a sua forte identidade pintando suas cores no estádio da prefeitura, o Jóia da Princesa, enquanto o Palmeiras do Nordeste hoje se chama Feirense, e não conta mais com as cores do ex-chará paulista, e sim com o vermelho e branco.

Feira de Santana terá no próximo ano mais uma equipe na 1ª divisão do Baianão: o Bahia de Feira, campeão da 2ª divisão em 2009. Pela primeira vez na história, Feira de Santana terá mais equipes que Salvador na 1ª divisão: a capital contava com o Galícia para subir esse ano, e mais uma vez o clube da colônia espanhola ficou no meio do caminho no acesso. Se o futebol baiano nasceu em Salvador, com Zuza Ferreira, e se desenvolveu principalmente na parte Sul da cidade (da Barra nasceu o Vitória, e da fusão entre dois clubes, o Baiano de Tênis - Canela - e a Associação Atlética da Bahia - Barra - nasceu o Bahia), hoje ambos jogam muito longe de suas origens: o Vitória treina e joga na Canabrava (onde fica localizado o Barradão, próximo a Avenida Paralela) e o Bahia treina em Itinga (no município de Lauro de Freitas) e joga no Pituaçu (na Avenida Pinto de Aguiar, que é uma das ligações da Orla com a Avenida Paralela). Times como Ypiranga, Leônico, Botafogo e etc não existem mais, e as equipes do interior tem predominado na quantidade de equipes (embora os títulos ainda se concentrem na capital).

A Bahia encontra dificuldade em organizar o seu futebol: os estaduais ainda existem, para a felicidade das populações interioranas, que podem contar com equipes grandes como Bahia e Vitória em suas cidades, mas já se pensou em extinguir o estadual a fim de se organizar uma liga do Nordeste (seria mais rentável para a dupla BAVi e acarretaria numa crise sem precedentes em equipes como Camaçari, Itabuna, Conquista e etc, já que não caberiam todas as 12 equipes que hoje disputam o Baianão numa nova competição com a participação de mais sete estados). Esporadicamente equipes do interior disputam a Copa do Brasil (apenas Camaçari e Fluminense conseguiram passar da 1ª fase) e na história da Série C (hoje Série D) as equipes baianas não obtiveram muito sucesso. Em suma, o calendário é apertado, e na tentativa de aumentar a renda do futebol brasileiro (concentrada principalmente em São Paulo), a Liga brasileira de pontos corridos é excelente para as 20 equipes que se encontram na Série A (e não é mal negócio para as outras 20 da Série B, que tem seus jogos transmitidos): é certeza de bilheteria e mais injeção de dinheiro das televisões, mas sufoca outras competições, e os estaduais tendem a desaparecer (aliás, só existem porque o Paulistão ainda é um excelente negócio, e com a existência desse se mantém os outros 26). A Copa do Brasil ajuda a diminuir os prejuízos das micro-equipes (muitas equipes do Brasil que receberem o Flamengo no torneio terão um caixa de bilheteria suficiente para pagar a folha salarial da equipe por alguns meses, e se não forem eliminadas no jogo de ida, ainda podem proporcionar aos seus jogadores uma viajem para a Cidade Maravilhosa, o que não será bom para o Flamengo, que irá perder dinheiro e tempo de preparação para outras competições com essa partida de volta). As Federações estaduais também se esforçam: criam competições alternativas para 'encher lingüiça' no calendário, a fim de equipes pequenas não se licenciarem ou encerrarem suas atividades.

Difícil o destino do futebol brasileiro, tentamos nos aproximar dos europeus, para pelo menos segurar grandes jogadores, mas o custo de ver um Palmeiras ou Internacional com mega-equipes de nível 'galático' custa muito caro para os mais modestos. Sou a favor da volta dos Campeonatos Brasileiros com finais e da volta dos Campeonatos Regionais sem extinguir os Estaduais, afinal, essa é a cara do futebol brasileiro!

Síndrome de Charizard

"Derrotar os grandes e menosprezar os pequenos", essa parece ser a sina do Bahia: após ganhar do Vasco no sábado, o Esquadrão de Aço empatou com o Juventude ontem em casa! O Pokemon de fogo não fazia diferente: dava o seu máximo nos desafios que exigiam o seu potencial máximo e 'cochilava' ao enfrentar Pokemons 'inexpressivos'.



Não é preciso conhecer tanto de futebol para se ter uma pequena noção da grandeza do Esporte Clube Bahia: primeiro time brasileiro a disputar a Libertadores da América, está entre os treze fundadores do Clube dos 13 e ajudou o futebol do seu Estado a evoluir, na medida em que com o seu declínio, congelou a ascensão regional. Dois títulos e dois vices nacionais (Brasileirão de 88, Taça do Brasil em 59, vice da Taça do Brasil em 61 e 63), 31 participações em Campeonatos Brasileiros da Série A - com direito a título em 88 e Charles como artilheiro em 90 -, não temos menos grandeza que Atlético Mineiro (um título nacional), Fluminense (dois títulos nacionais de ponta, uma Taça Roberto Gomes Pedrosa e um Campeonato Brasileiro), Botafogo (dois títulos nacionais, uma Taça do Brasil e um Campeonato Brasileiro). Porém, estamos na pior década da nossa história.

Enfrentamos o tradicional Vasco da Gama no sábado e mostramos o nosso valor, mas ao enfrentar o modesto Juventude ontem, empatamos, com direito a sofrer dois gols de dois ex-jogadores do rival Vitória. Charizard teimava seu mestre Ash, escolhia suas próprias prioridades: lutar contra 'quem merecia a sua preocupação'. Ou seja, lutava como um valente Pokemon nas difíceis batalhas e se recusava a lutar contra pequenos desafios.

Sem conquistar um estadual há oito anos, longe da série A do Brasileirão há 6, vivemos momentos de dificuldade, mas a grandeza está justamente na fidelidade da torcida: em 2007, mesmo na Série C, fomos o time que mais lotou estádio no Brasil! Imagine um timaço: poderíamos bater até recordes internacionais! Claro, jogamos ontem num estádio menor (Pituaçu - 32.400 é a capacidade máxima) e o preço de 30 reais pela entrada (fora os 10 de estacionamento e 5 reais para fazer um lanchinho no mínimo 'enganador') afasta muita gente, e mesmo assim a torcida tem comparecido (embora menos que nos tempos da Fonte Nova com o programa fiscal Sua nota é um show).

Mas a torcida do Vitória não deveria ter motivos para provocações: o jejum dos rubro-negros foram de 44 anos sem títulos estaduais! A primeira partida de futebol da história do futebol baiano foi protagonizada pelo Vitória em 1901, que venceu uma equipe de marinheiros ingleses ancorados no porto. O placar de 3 a 2 foi a primeira vitória do futebol no estado, e com a estréia no profissional em 1903, veio mais uma vitória, dessa vez contra o São Paulo-Bahia (equipe da colônia paulista em Salvador). Mas aí quando as coisas começaram a valer título, os 'Leões da Barra' mostraram não ter vocação para tal, vencendo pela primeira vez o Campeonato Baiano na sua 4ª edição, em 1908 (enquanto o Bahia nem havia nascido). Após vencer 1909, amargurou o jejum de 44 anos sem títulos, enquanto o Esporte Clube Bahia, logo no ano de sua fundação, 1931, venceu o Campeonato Baiano, fazendo jus ao seu slogan 'Nascido para vencer'. Então, com um time na zona de classificação da Libertadores e que irá disputar esse ano a Copa Sul-americana, com o ingresso 10 reais mais barato que o do Bahia, o Vitória consegue ter uma média de público pior que a do rival! Imagine se as situações se invertessem? O Vitória deu muita sorte de ter saído rápido da 3ª divisão e chegado rapidamente ao topo do futebol brasileiro, mas momentos de glória atuais não vão apagar as maiores cobranças de seu torcedor: dois títulos nacionais, para igualar o rival e não dar brecha para perturbações. Apesar de que, em títulos estaduais, apenas um projeto a longo prazo faria o rubro-negro baiano superar o Tricolor.

Desculpe se eu ofendi algum torcedor do Vitória (claro, se você é Vitória e leu, tem razão em ficar chateado - ou levar na esportiva), é apenas um desabafo de quem conhece o seu valor e sabe que o potencial da equipe é muito maior que isso, e a rivalidade, claro, não poderia passar batida, de nenhum dos dois lados.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ser brasileiro

Existe uma certa mística na auto-afirmação de brasilidade: o que faz de nós, brasileiros, diferentes de outros povos? A propaganda que muito se faz sobre a fibra do brasileiro foi um projeto do governo federal, após concluir que, segundo uma pesquisa, éramos o povo com uma das piores auto-estimas do mundo (estávamos a frente apenas de dois países da África e Inglaterra). Logo, foram veiculadas propagandas com Ronaldo, Herbert Viana e um funcionário de aeroporto que, ao achar uma mala cheia de dinheiro, resolveu devolver ao dono.
Estamos batalhando contra a inversão de valores tão forte no nosso país, onde é difícil ser honesto sem ser correr riscos, é difícil ser firme sem deixar de ser confundido com déspota, e mais difícil ainda é tentarmos mudar essa mentalidade e esse complexo sistema de relações sociais, onde a propina é vista com a mesma naturalidade que uma gorjeta.
Quem são os nossos heróis nacionais? Nossas revistas em quadrinhos não envolvem o orgulho nacional, como Asterix na França, tampouco justiceiros, como os personagens da Marvel e DC Comics nos Estados Unidos. Nossa simpática turma da Mônica é um traço de nosso temperamento pouco confrontador e amigável: preferimos anedotas do cotidiano a mirabolantes aventuras de ficção científica – pelo menos em revistas em quadrinhos, já que as novelas da Globo perdem apenas em efeitos especiais para Hollywood, se tratando de ‘enredos repletos de clichês maniqueístas.
Se não somos os campeões no quadro de medalhas dos jogos olímpicos, ao menos nos orgulhamos de algumas modalidades nas quais somos os melhores: já tivemos o número 1 do tênis (Gustavo Kuerten), ginastas respeitados no exterior, jogadores de basquete nas principais ligas do mundo (embora a seleção ainda não seja uma potência coletivamente), um nadador em ascenção (César Cielo), tradição na Fórmula 1 (oito títulos e atualmente três pilotos nas pistas), a melhor geração do momento no vôlei masculino, a seleção campeã olímpica no vôlei feminino, a melhor jogadora de futebol feminino e para completar, não poderíamos deixar de falar na seleção penta campeã mundial de futebol masculino, que pelos feitos recentes (título da Copa das Confederações e primeiro lugar nas eliminatórias sul-americanas) leva a responsabilidade de ser a favorita ao título em 2010.
Mesmo com um grupo praticamente formado, há quem ainda queira se integrar a seleção do técnico Dunga, e o maior exemplo de apelo popular está em Ronaldo: participação em quatro copas do mundo, com 15 gols (maior artilheiro da história da competição) e uma história de superação fantástica, vem mostrando no Corinthians toda a sua técnica, apesar de reconhecer não estar na forma ideal. Três gols na Copa do Brasil, oito no Campeonato Paulista e seis gols no Campeonato Brasileiro até agora: desde sua estréia pelo Timão, 4 de março, contra o Itumbiara pela Copa do Brasil até hoje, pouco menos de 5 meses depois, foram 17 gols no total (fora as assistências e os ‘quase-gols’), mesmo tendo jogado apenas um tempo das partidas no início e tendo sido poupada de outras não tão importantes. Até agora, foram dois títulos, com direito a gols nas decisões (além de goleador, Ronaldo é decisivo, tendo marcado 2 vezes contra o Santos na final do Paulista e 1 contra o Internacional na final da Copa do Brasil).
O Corinthians se encontra em 5º lugar, a 1 ponto do G4 (mesmo não precisando figurar entre os quatro primeiros times da competição, por já ter vaga assegurada na Libertadores ano que vem devido ao título da Copa do Brasil) e a 5 do líder Atlético Mineiro (já se passaram 14 das 38 rodadas do Brasileirão). O problema é que o Timão terá sérios problemas no próximo jogo, contra o Santo André em São José do Rio Preto: se André Santos e Christian já haviam se despedido, hoje foi a vez de Douglas dar adeus, e como Alessandro e Elias foram suspensos (no traumático jogo em que o maior rival aplicou um 3 a 0 em Presidente Prudente), você deve pensar: as coisas não podem piorar. Mas podem sim: Ronaldo, que já havia dado um susto na torcida no jogo de ida da Copa do Brasil contra o Atlético Paranaense (quando teve de ser substituído com suspeita de fratura na costela) , dessa vez o Fenômeno teve de ser substituído logo aos 20 minutos do primeiro tempo, e a suspeita se confirmou: fratura na mão e um mês longe dos gramados, logo quando sua equipe tanto precisava de seus gols.
Ronaldo vai ficar fora do gramado, mas quem duvida que sua recuperação será boa e logo ele estará fazendo o possível para voltar a seleção? Está certo que Luís Fabiano é o atacante do momento, mas ninguém combina mais com a camisa 9 Canarinha do que o carioca dentuço do Parque São Jorge. Se o Brasil quiser mesmo amedrontar os adversários, Ronaldo é o nome certo, tem provado em campo, e pode em 2010, ano do centenário do Corinthians, quem sabe, dar o inédito título da Libertadores para o Timão. Quem duvida? Ronaldo já passou por cima de coisas muito maiores, e atualmente é um grande exemplo de brasilidade: força para superar problemas e respostas em campo, afinal, falar antes do jogo nunca foi coisa de brasileiro que se preze.

domingo, 26 de julho de 2009

Fim de semana emocionante

Esse fim de semana foi de muita emoção para mim e para os fãs do esporte: o susto mais desagradável de todos foi o susto que tomamos com Felipe Massa. No teste para o Grande Prêmio de Budapeste, no sábado, uma parte do carro sensação do momento, a Brawn GP, se desintegrou na volta de Rubens Barrichello e atingiu a cabeça de Felipe Massa. Felizmente tudo está bem no momento, mas que a irresponsabilidade desses 'novatos' do automobilismo tenha severa punição: poderia custar a vida de qualquer um dos corredores. Abaixo, mensagens de apoio para Felipe Massa, feita pelos pilotos da F1.



Sábado a tarde foi dia de Pituaçu lotado! O jogo mais esperado do ano de 2009 cumpriu com todas as suas expectativas e ainda surpreendeu a muitos: o Vasco veio para vencer e se manter entre as quatro equipes que irão a série A no ano que vem, já o Bahia, precisava urgentemente se reabilitar na competição e se afastar da zona do rebaixamento. Não foram poucos os torcedores cruz-maltinos (boa parte deles vindo de interiores do Estado, como Jequié), mas a festa tricolor dominou os cantos a maior parte do tempo, poucos espaços sobraram (um deles, entre a torcida do Vasco e a do Bahia, não havia torcedores por medida de segurança, apenas policiais). Na entrada do time da casa, rolos de papéis jogados de um lado, bolas de assoprar sacudidas de outros, gritos uniformes e vaias para os vascaínos. O primeiro tempo terminou sem gols, e pouco após o início do segundo tempo, os refletores já haviam sido ligados. O Vasco abriu o placar e deu uma ducha de água fria na nação tricolor. O Bahia não conseguia criar, deixava o Vasco jogar como anfitrião, até que um gol do capitão Nem deu nova injeção de ânimo. A menos de cinco minutos de se encerrar o tempo regulamentar, Nem, de novo, num lance muito parecido, fez de cabeça o gol de virada. O alívio só veio com o apito final, e a festa era azul, vermelha e branca naquele sábado inesquecível: apesar da modesta 11ª posição, o Esquadrão de Aço precisava de um resultado desses para perceber que ainda é possível sonhar com a primeira divisão, apesar de ter jogado muito mal. Abaixo, reparem nesse vídeo com os gols um absurdo: após o gol do Vasco, o hino da equipe é tocada, o que é normal (acontece sempre quando times brasileiros marcam gols, a melodia tocada num ritmo característico). Até aí tudo bem. O problema é que quando o Bahia faz gol, seu hino não é tocado: no lugar, é tocada uma música executada sempre quando uma equipe estrangeira marca gol (ou seja, o Bahia teve tocada em seus gols a mesma música que Estudiantes, LDU e Boca Juniors, e eu me pergunto: será tão difícil ou caro transformar o hino do Bahia em música pós-gol?).



Que Luís Roberto dá meritos ao gol do Vasco e lamenta os do Bahia (indicando as falhas do Vasco nesses momentos) não é tão grave: o jogo foi transmitido para o Rio de Janeiro, assim como Thiago Mastroianni transmite para o público baiano. Eu só não quero ser obrigado a ver Vasco x Bahia no São Januário com cobertura semelhante a que foram as transmissões de Cleber Machado e o comentarista Caio pela Globo São Paulo, nas duas vezes que o meu Esquadrão de Aço enfrentou o Corinthians (no Pacaembu e no Jóia da Princesa).



Vôlei: Brasil iguala o octacampeonato da Itália na Liga Mundial!

Voltemos ao tempo para falar um pouco desse torneio: São Paulo 1993, a poderosa Itália, tricampeã consecutiva do torneio, enfrentou os donos da casa na semifinal (detalhe: até agora só três ligas mundiais haviam sido disputadas, ou seja, a Itália havia vencido todas!). Naquele ano, o Brasil conseguiu seu primeiro título na Liga mundial, porém, o último dentro de casa: nas três oportunidades que se seguiram, perdemos, uma delas dois anos depois, para a própria Itália, no Rio de Janeiro. Não há dúvidas que a Itália tinha a melhor seleção masculina de vôlei na década de 90: foram 8 títulos em 10 anos! Mas vieram os anos 2000, e com ele, o surgimento de uma nova potência na modalidade, o Brasil!

Bernardinho, ex-técnico da seleção feminina, entrou no comando da equipe masculina em 2001. Com seu ingresso, vieram 7 títulos (contado o de hoje) e, somados aos de 1993 (quando a potência ainda era Itália), igualamos o feito da Itália, que hoje não passa por um bom momento no Vôlei: o ano de 2004 talvez foi o último suspiro de grandeza, na última vez que chegou a uma final de Liga mundial e a uma final de olimpíadas (nas duas oportunidades, derrotadas pelo Brasil no seu auge). Hoje, a seleção de Bernardinho não vive o seu melhor momento: após a saída de Ricardinho, surgiram os primeiros indícios de desarmonia num grupo tão parecido com uma família. No ano passado, perdemos a Liga Mundial em casa (após uma sequência de 5 títulos consecutivos) e a final das olimpíadas, ambas as vezes para os Estados Unidos. Vale lembrar: na Liga Mundial passada, no Rio de Janeiro, se quer ficamos com a medalha de bronze, e também perdemos a Copa América em Cuiabá, na final contra os cubanos.

Hoje, sofremos com uma péssima arbitragem, com um ginásio lotado apoiando a equipe da casa que desejava um título inédito, mas nem com os esforços dos sérvios e do juiz o Brasil jogou a toalha: ganhamos num Tie-break em que chegamos a estar atrás, e provamos que essa década de 2000 foi nossa, e a de 2010, de quem será? Aos poucos, atletas tem de ser substituídos, mas me parece que o Brasil terá muitas gerações vitoriosas pela frente, afinal, os jovens que estão se integrando aos poucos no grupo tem muito valor.



Amanhã tem mais, com muito mais esportes e notícias de Felipe Massa, até mais!

sábado, 25 de julho de 2009

Começo de temporada européia

Apertem seus cintos, segurem o fôlego: essas foram as últimas férias dos jogadores de futebol antes da Copa do Mundo! O mundo da bola muda constantemente, veja só o Real Madrid: conseguiu lotar o estádio com a exibição de três dos seus jogadores! A 'inversão de valores' atual nos fez perder a capacidade de se chocar com coisas antes inaceitáveis, por exemplo: como pode o português Cristiano Ronaldo, acusado de estupro na Inglaterra, leva uma vida desregrada, com direito a orgias e Ferrari batida e completamente destruída (essas não são acusações, e sim fatos comprovados), conseguir lotar o Santiago Bernabeu com 75 mil pessoas? Não se trata de julgamentos, apenas reflexões e comparações com por exemplo, Kaka, de elegância ímpar, que ao chegar na apresentação para o Real Madrid, fez questão de esclarecer os mínimos detalhes de seu projeto: se entender bem como o grupo, e citou três nomes do qual será uma honra jogar ao lado: Raul, Guti e Casillas (ironicamente, os maiores 'paneleiros' da equipe, ou seja, o estrategista brasileiro deixou claro que não quer tomar o espaço de ninguém e fez sua política de boa vizinhança, e seguramente, com essa postura, evitará certos problemas). Kaka colocou no Santiago Bernabeu 'apenas' 40 mil pessoas, porém, nem tudo em sua vida são flores: o novo astro galático é mal visto por muita gente que tem repúdio a sua igreja, Renascer, cujos donos foram presos pelo FBI pela acusação de lavagem de dinheiro, e tiveram que pagar uma fiança de US$ 100 mil, sendo que parte do dinheiro ganho por Kaka vai para eles como dízimo). Para não esquecer: a outra grande contratação galática, o francês Benzema trouxe ao Bernabeu 'apenas' 15 mil pessoas.











Kaka e Cristiano Ronaldo: duas personalidades opostas juntos nessa temporada no Real Madrid


Antes do início oficial da temporada de futebol na Europa, a bola já rola em três torneios: World Football Challenge (nos Estados Unidos, onde participam: Internazionale, Milan, Chelsea e América do México), Wembley Cup (na Inglaterra, onde participam: Tottenham da Inglaterra, Celtic da Escócia, Barcelona da Espanha e Al Ahly do Egito) e a mais importante de todas, considerada por muitos o torneio não-oficial mais importante do mundo, a Peace Cup, realizada em cinco cidades espanholas com a participação de LDU(Equador), Aston Villa (Inglaterra), Lyon (França), Juventus (Itália), Atlante (México), Porto (Portugal), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Seongnam Ilhwa Chunma (Coréia do Sul), Málaga, Sevilla e Real Madrid (Espanha) e Besiktas (Turquia). Apesar de tão importante, as fontes que conseguir achar sobre esse torneio foram de um blogueiro, Renato Botelho, ficam aqui meus agradecimentos para ele e boa sorte para o seu Real Madrid.

Faltam apenas 6 dias!...

A janela européia estará fechando dia 31, e com ela, a angústia de tantos clubes brasileiros, mas por essa semana ainda, muitos jogadores que atuam no nosso país podem estar rumando para o exterior, já que nos encontramos num período de janela européia (onde os clubes desse continente podem negociar com clubes brasileiros que, como estão geralmente 'no vermelho', não hesitam em vender até os seus melhores jogadores).

Logo mais estou indo para o Estádio de Pituaçu ver o meu Esquadrão de aço jogar contra o Gigante da Colina! Bahia x Vasco é um dos jogos mais esperados pela minha cidade esse ano, e a torcida tricolor vai lotar o estádio para ver esse espetáculo! Salvador hoje só tem olhos para esse jogo, e espero ver meu Bahia subir esse ano para a elite do futebol brasileiro. Até mais!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Templos sagrados

Não, não se tratam de igrejas, mesquitas ou mosteiros: nos templos sagrados em questão se cultuam o 'Deus bola', nessa 'seita' tão difundida quanto o cristianismo, islamismo e budismo: o futebolismo! Qual a sua Meca? Eu particularmente não tenho uma especificamente, mas qualquer ambiente que 'cheire a futebol' me faz bem: sejam estádios (eu ja fui a oito!), barzinhos temáticos, com camisas de diversas equipes do Brasil e do exterior distribuídas pelas paredes, casa dos amigos em dia de jogo importante e cerveja gelada: se tem jogo, tou dentro!

Não precisa ser jogo de Copa: se me chamarem para ver a 2ª divisão do campeonato Baiano, eu vou! E agora, que cheguei a Salvador, quero muito ver uma equipe da cidade, o Galícia, na sua jornada rumo a elite do futebol do Estado. Enquanto estive em São Paulo, encarei um dia de chuva intenso, num lugar distante, para assistir Juventus x PAEC, na estréia da Copa Paulista! (torneio esse que reúne equipes das séries A-1, A-2 e A-3 do estado e dá uma vaga para a Copa do Brasil).

Há menos de uma ano, eu só conhecia dois estádios: a Fonte Nova e o Barradão. Passei dois meses na Espanha, e conheci o Santiago Bernabeu e o Camp Nou. Ao voltar para minha terrinha, uma das primeiras coisas que fiz foi ir ao estádio de Pituaçu, que havia inaugurado enquanto eu estava fora. Nessa viajem para São Paulo, conheci Morumbi, Parque Antárctica e Rua Javari, ou seja, tenho no meu 'currículo' oito estádios: três em Salvador, três em São Paulo e dois na Espanha, e ainda acho pouco! Sem falar nos estádios que vi de longe, por exemplo, sempre que passo em Aracaju eu vejo o Batistão (pois uma tia morava perto) mas nunca entrei (fui ao ginásio ao lado apenas). Quando fui ao Chile, vi da janela da van o estádio Nacional (onde houve a final da Copa do Mundo de 62). Quando fui a Itália, não pude visitar o museu do estádio San Siro, em Milão, porque estava fechado, mas tirei foto do lado de fora, e em São Paulo, fui ao Museu do Futebol (não como visitante, e sim porque fiz uma matéria para a revista VenBras e em breve publicarei aqui também), e tirei foto minha na arquibancada do Pacaembu (mas prefiro não contar na lista de estádios que ja fui, porque não fui a um jogo de fato).

Abaixo, lista de todas as partidas de futebol que ja fui em minha vida, com suas datas, competições e respectivos estádios, lembrando as siglas: Fonte Nova (FN), Barradão (B), Santiago Bernabeu (SB), Camp Nou (CN), Pituaçu (P), Morumbi (M), Parque Antárctica (PA), Rua Javari (J), Canindé (C), Arena Fonte Nova (A), Griffin Park (GP), Matchroom Stadium (MS), Loftus Road Stadium (LR), Wembley (W), Germán Becker (GB), Felix Gallardo (FG), Chinquihue (CH), Coopers Stadium (CS), Parque Municipal (PM), Engenhão (E), Serra Dourada (SD), Arena de Pernambuco (AP), Roberto da Silva Alves (RS), Maracanã (MA) e Monumental de Núñez (MN).

JOGO /COMPETIÇÃO /ESTÁDIO /DATA
Bahia-2x1-Paraná Série A (FN), 11-9-97
Vitória-2x0-Bragantino Série A (B), 17-9-97
Bahia-1x4-Internacional Série A (FN), 22-10-97
Bahia-1x2-Ceará Série B (FN), 24-9-98
Brasil-2x2-Holanda Amistoso (FN), 5-6-99
Vitória-0x3-São Paulo Série A (B), 10-11-99
Bahia-1x3-Flamengo Copa do Brasil (FN), 24-5-00
Bahia-2x0-Santos Copa do Brasil (FN), 11-4-01
Bahia-3x1-Sport C. Nordeste (FN), 28-4-01
Bahia-1x0-Náutico C. Nordeste (FN), 27-4-02
Bahia-1x2-Botafogo Série A (FN), 28-9-02
Bahia-2x1-Vitória Série A (FN), 15-6-03
Vitória-1x2-Corinthians Série A (B), 5-10-03
Bahia-1x1-Vitória camp baiano (FN), 11-4-04
Bahia-3x1-CRB Série B (FN), 1-7-04
Bahia-1x0-Náutico Série B (FN), 10-10-04
Bahia-1x1-Grêmio Série B (FN), 7-8-05
Bahia-3x0-Santo André Série B (FN), 3-9-05
Bahia-4x3-Icasa Série C (FN), 20-8-06
Bahia-0x2-Ipatinga Série C (FN), 28-10-06
Bahia-2x4-Vitória camp baiano (FN), 11-3-07
Bahia-5x6-Vitória camp baiano (FN), 22-4-07
Bahia-1x0-Crac Série C (FN), 14-10-07
Bahia-1x1-Altético-Go Série C (FN), 11-11-07
Bahia-0x0-Vila Nova Série C (FN), 25-11-07
Vitória-0x2-Cruzeiro Série A (B), 10-05-08
Vitória-4x0-Figueirense Série A (B), 24-05-08
Vitória-1x0-Santos Série A (B), 08-06-08
Vitória-1x3-São Paulo Série A (B), 16-07-08
Vitória-1x0-Náutico Série A (B), 23-07-08
Vitória-1x0-Coritiba Série A (B), 14-09-08
Vitória-0x0-Flamengo Série A (B), 29-10-08
R.Madrid-1x0-Valencia La Liga (SB), 20-12-08
Barcelona-5x0-D.L.Coruña La Liga (CN), 17-01-09
Bahia-2x0-Poções camp baiano (P), 11-02-09
Bahia-4x1-Feirense camp baiano (P), 15-02-09
Bahia-3x1-Colocolo camp baiano (P), 26-02-09
Bahia-1x0-Ceará Série B (P), 23-05-09
São Paulo-2x0-Náutico Série A (M), 27-06-09
Palmeiras-1x1-Santos Série A (PA), 28-06-09
Juventus-0x0-PAEC Copa Paulista (J), 11-07-09
Vitória-0x0-Altético MG Série A (B), 19-07-09
Bahia-2x1-Vasco Série B (P), 25-07-09
Brasil-4x2-Chile Eliminatórias (P), 09-09-09
Vitória-2x0-Internacional Série A (B), 19-09-09
Bahia-1x2-Duque de Caxias Série B (P), 29-09-09
Bahia-2x2-Fortaleza Série B (P), 06-11-09
Bahia-2x0-Guarani Série B (P), 21-11-09
Bahia-1x1-Internacional Amistoso festivo (P), 13-12-09
Vitória-2x0-Bahia camp baiano (P), 24-01-10
Bahia-2x1-Vitória camp baiano (P), 28-02-10
Bahia-1x0-Atlético-GO Copa do Brasil (P), 31-03-10
Galícia-1x3-Catuense camp baiano série B (P), 01-05-10
Bahia-1x0-América-RN Série B (P), 07-05-10
Bahia-2x0-Sport Série B (P), 29-05-10
Bahia-0x1-Duque de Caxias Série B (P), 04-06-10
Bahia-2x2-Figueirense Série B (P), 31-07-10
Bahia-2x1-Paraná Série B (P), 10-08-10
Bahia-3x0-Náutico Série B (P), 15-10-10
Vitória-4x2-Vasco Série A (B), 30-10-10
Vitória-0x1-Cruzeiro Série A (B), 07-11-10
Ypiranga-3x2-Galícia camp baiano série B (P), 30-04-11
Bahia-1x1-Atlético-MG Série A (P), 12-06-11
Bahia-0x1-Corinthians Série A (P), 29-06-11
Bahia-1x1-Botafogo Série A (P), 10-07-11
Bahia-0x0-Coritiba Série A (P), 24-07-11
Bahia-1x2-Santos Série A (P), 21-08-11
Portuguesa-3x3-Icasa Série B (C), 27-08-11
Bahia-0x0-América-MG Série A (P), 1º-09-11
Bahia-1x0-Atlético-PR Série A (P), 21-09-11
Bahia-3x2-Avaí Série A (P), 1º-10-11
Bahia-0x0-Cruzeiro Série A (P), 12-10-11
Bahia-0x2-Vasco Série A (P), 23-10-11
Bahia-4x3-São Paulo Série A (P), 05-11-11
Bahia-0x0-Vitória camp baiano (P), 12-02-12
Bahia-4x0-Fluminense de Feira camp baiano (P), 23-02-12
Vitória-3x2-Bahia camp baiano (B), 19-03-12
Bahia-4x0-Remo Copa do Brasil (P), 19-04-12
Ypiranga-0x1-Botafogo camp baiano série B (P), 28-04-12
Bahia-1x0- Conquista camp baiano (P), 29-04-12
Bahia-3x3-Vitória camp baiano (P), 13-05-12
Bahia-1x2-Grêmio Copa do Brasil (P), 17-05-12
Vitória-2x0-Avaí Série B (B), 30-06-2012
Ypiranga-1x4-Jacuipense camp baiano Série B (P), 08-07-12
Bahia-2x2-Coritiba Série A (P), 22-07-12
Bahia-0x0-Corinthians Série A (P), 29-07-12
Bahia-1x0-São Paulo Série A (P), 02-09-12
Bahia-1x0-Ponte Preta Série A (P), 18-11-12
Bahia-1x1-Conquista camp baiano (A), 14-04-13
Nigéria-1x2-Uruguai Confederações (A), 20-06-13
Uruguai-2x2-Itália Confederações (A), 30-06-13
Galícia-4x1-Flamengo de Guanambi camp baiano Série B (P), 13-07-13
Bahia-2x1-Goiás Série A (A), 28-07-13
Bahia-2x0-Internacional Série A (A), 19-09-13
Jacuipense-2x2-Galícia Copa Governador (P), 05-10-13
Vitória-3x0-Bahia Copa Governador (P), 05-10-13
Brentford-3x1-Colchester United League One (GP), 19-10-13
Leyton Orient5x2-Southport FA Cup (MS), 09-11-13
Inglaterra-0x1-Alemanha amistoso (W), 19-11-13
Queens Park Rangers-0x0-Blackburn Rovers F League Ch (LR), 07-12-13
Bahia-1x2-Galícia camp baiano (A), 09-02-14
Bahia-1x0-Internacional amistoso festivo (A), 19-02-14
Bahia-1x1-Conquista camp baiano (A), 19-02-14
Bahia-1x1-Vitória Série A (A), 11-05-14
Croácia-1x0-Austrália amistoso (P), 06-06-14
ESPANHA-1x5-HOLANDA COPA DO MUNDO (A), 13-06-14
Bósnia-3x1-Irã Copa do Mundo (A), 25-06-14
Bolívia-1x3-Perú Copa América (GB), 25-06-15
Deportes Valdivia-3x4-D. Santa Cruz Segunda División (FG), 23-09-15
Paraguai-1x2-Nova Zelândia Mundial Sub-17 (CH), 25-10-15
Costa Rica-1x2-Coreia do Norte Mundial Sub-17 (CH), 25-10-15
Adelaide United-3x0-Wellington Phoenix A-League (CS), 26-12-15
Bahia-2x2-Santos Amistoso (A), 23-01-16
Bahia-4x0-Galícia camp baiano (A), 09-03-16
Deportes Valdivia-2x0-Naval Segunda División (PM), 10-04-16
México-2x2-Alemanha Olimpíada (A), 04-08-16
Fiji-0x8-Coreia do Sul Olimpíada (A), 04-08-16
Suécia-0x1-Japão Olimpíada (A), 10-08-16
Brasil-4x0-Dinamarca Olimpíada (A), 10-08-16
Nigéria-2x0-Dinamarca Olimpíada (A), 13-08-16
Bahia-3x0-Paraná Série B (A), 27-08-16
Bahia-4x2-Goiás Série B (A), 17-09-16
Bahia-6x2-Atlético-PR Série A (A), 14-05-17
Bahia-1x0-Sport C. Nordeste (A), 24-05-17
Botafogo-2x2-Coritiba Série A (E), 11-06-17
Bahia-1x1-Fluminense Série A (A), 09-07-17
Vitória-1x2-Chapecoense Série A (B), 22-07-17
Bahia-1x3-Sport Série A (A), 30-07-17
Bahia-1x2-Botafogo Série A (A), 27-08-17
Goiás-2x0-Náutico Série B (SD), 06-10-17
Bahia-3x1-Santos Série A (A), 16-11-17
Bahia-0x1-Chapecoense Série A (A), 26-11-17
Bahia-0x0-Atlético-PR Série A (A), 29-04-18
Náutico-2x0-ABC Série C (AP), 04-08-18
Bahia-2x0-Sport Série A (A), 05-09-18
América de Pedrinhas-0x0-Boquinhense camp. sergipano Série B (RS), 08-09-18 
Bahia-0x0-Vitória camp baiano (A), 10-03-19
Equador-1x2-Chile Copa América (A), 21-06-19
Flamengo-1x0-Santos Série A (MA), 14-09-19
Bahia-2x1-Ponte Preta Série B (A), 20-05-2022
Bahia-1x0-CSA Série B (A), 06-08-2022
Bahia-2x0-Ituano Série B (A), 12-08-2022
Bahia-2x2-Ferroviário C. Nordeste (A), 04/02/2023
Bahia-1x1-Goiás Série A (A), 20/05/2023
Bahia-1x1-Santos Copa do Brasil (A), 31/05/2023
Bahia-3x1-América-MG Série A (A), 06/08/2023
Bahia-1x1-Vasco Série A (A), 03/09/2023
Argentina-1x0-Paraguai Eliminatórias (MN), 12/10/2023

A seguir, fotos nesses 8 estádios: Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Fonte Nova [FN] (25-11-07, dia de tragédia), Barradão [B] (08-06-08), Santiago Bernabeu [SB] (20-12-08), Camp Nou[CN] (17-01-09), Pituaçu [P] (26-02-09), Morumbi [M] (27-06-09), Parque Antárctica [PA] (28-06-09) e Rua Javari [J] (19-07-09).

Ao longo da vida, o futebol está presente em meu cotidiano, desde os meus canais de tv favoritos (Sportv e ESPN) até a escolha de minha carreira (quero ser jornalista esportivo). Abaixo, fotos de lugares em que não cheguei a ver jogo, mas também pude 'respirar futebol':

San Siro(Milão), Helmântico (Salamanca), Pacaembu e Prédio da Federação Paulista


O bairro Barra Funda, em São Paulo, cheira a futebol: lá fica o prédio da Federação Paulista de Futebol, o estádio do Palmeiras, Paque Antártica (dentro da área do estádio também está o clube, com piscinas, tobogã...) e os Centro de treinamento de duas equipes rivais: o São Paulo F.C. e a S.E.Palmeiras! O que divide esses rivais de longas datas é apenas um muro!

Entre meus entrentenimentos futebolísticos, estão os jogos como Winning Eleven e Fifa (video-game), Cartola F.C. (jogo virtual proporcionado pela Sportv), vez ou outra jogar na Loteria Esportiva e disputo bolões em época de Copa do Mundo, na minha infância eu gostava de colecionar figurinhas de álbum, jogo de botão, totó, Gulliver, 'piteleco no preguinho', Super Trunfo de seleções da Copa e etc. Há espaços para os fãs de futebol se sentirem em casa, como a Tratoria Lellis, em São Paulo, decoradas com várias camisas de times de futebol.

Amigos fãs do esporte, mais do que torcemos pelos nossos times: torcemos para viver do futebol, e que o fogo dessa paixão continue em nossos corações!

domingo, 19 de julho de 2009

O Elevador do futebol

"Futebol é como um viaduto. Um dia você está em cima, no outro você está embaixo."- Branco

Glorioso Branco! Autor do histórico gol de falta contra a Holanda em 94 e dessa célebre frase. Não estou satirizando, mas pense bem: se Shakespeare com outras palavras dissesse algo parecido, todos estariam usando suas palavras como citação para tudo que fosse importante, mas temos má vontade de engrandecer as palavras dos jogadores de futebol, mesmo que, em linguagem simples, suas articulações são interessantíssimas (como estratégia), afinal, responder o óbvio é a melhor defesa contra perversos ataques da imprensa (que buscam transformar em polêmica até a inclusão de um artigo).

Se algum filósofo, artista ou político reconhecido dissesse algo como 'o ser humano vive a áurea da efemeridade, todos os dias, na sua constante mutação', naturalmente se somaria a outras de suas frases célebres. Eu sou o autor da frase acima (por isso você não conhecia), e quis me aproximar de Branco: sim, no futebol, constantemente mudam-se as fases, não há eternos vencedores (embora ha equipes fadadas a serem pequenas até o momento improvável de reação). A história e tradição não são suficientes para carregar por toda a eternidade o peso que a torcida exige, com manutenções de títulos e vitórias. O ser humano é cruel, quer vencer, e crucifica o responsável pela derrota atual, mesmo este tendo sido o responsável pela vitória passada, e quem sabe, queimará a língua de muitos ao ser o responsável pela futura vitória.

Quem diria que o Internacional iria decair tanto? Perder o Grenal hoje pode ter sido a gota d'água para o técnico Tite. Portanto, se o seu time estiver com uma incrível seqüência de vitórias, nada de zombar os adversários exageradamente: amanhã você pode estar do outro lado do viaduto, nesse eterno e angustiante ciclo que é o mundo do futebol.
Não precisa ser grande para ser amado: amor é incondicional, e sempre o Juventus da Rua Javari, na Mooca (São Paulo capital) terá uma fiel torcida, independente do que o futuro lhes reserve.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dias melhores Verón!


39 anos depois de seu último título, o filho do maior herói da história do Estudiantes chegou a final, e conquistou-a, como fez 'La bruja'. O sobrenome Verón ja entrou para a história!

Tá 'La Bruja', tá 'La brujita': dias melhores 'Verón' quem sabe com o neto do pioneiro herói do tri-campeonato da equipe de La Plata, mas para todos os efeitos, nada melhor do que quebrar um longo jejum com um craque (talvez o 2º nome mais importante do Estudiantes) que é filho de Juan Ramón Véron. Juan Sebastian Véron tem um currículo invejável: entre os 8 clubes que passou, estão por exemplo Manchester United, Chelsea e Internazionale de Milão. Nascido em La Plata como seu pai, tem como time do coração o Estudiantes, mas nem por isso pagaram 'meia' para conquistar seus torneios: pagaram muito caro para chegarem aonde chegaram, cravando para sempre o nome na história do torneio mais importante da América do Sul.

Momento de la Brujita

Ano passado, o Estudiantes chegou na final da copa sul-americana contra o Internacional, perdeu o jogo de ida por 1 a 0 em casa e deu o troco no jogo de volta, mas acabou perdendo o título na prorrogação. Nesse ano, novamente resultado ruim dentro de casa: empate sem gols (apesar de que em final os gols fora não são contados). Em Belo Horizonte, empate sem gols no 1º tempo, até a equipe mineira abrir o placar. Cenário desanimador certo? Sim, mas não o suficiente para fazer os guerreiros argentinos se renderem: viraram o placar e mostraram aos brasileiros que a gripe suína não é mais perigosa que uma má administração do placar: não há máscaras quem salvem os mascarados, não há discurso de respeito que camufle a auto-confiança estampada nos rostos dos atletas, o jogo só acaba com o apito final, e ao ter sido encerrada a 50ª edição do torneio, os argentinos somaram sua 22ª conquista (contra apenas 13 do Brasil, que ampliou sua ja folgada 'vantagem' de vices, agora 15, contra 8 dos hermanos, sendo esse vice o nosso 5º consecutivo e nosso 8º nas últimas 10 edições, lembrando que em 2005 e 2006 a final foi brasileira).

Se o campeão da Uefa Champions League de número 50 foi o Barceolona, em 2006, o campeão da Libertadores de número 50 (o cinquentenário é nesse ano) foi o Estudiantes, e como o Barcelona ganhou também esse ano, significa que os campeões do 'meio-centenário' vão se enfrentar na 1ª edição do mundial Fifa realizado em Dubai. Nenhuma final de mundial Fifa fora realizada e nem será por enquanto numa capital federal: em 2000, final no Rio de Janeiro (a capital do Brasil é Brasília), de 2005 a 2008, Yokohama (a capital do Japão é Tóquio, que teve alguns jogos em fases anteriores), e esse ano, será em Dubai (a capital dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi).

O ano que tinha tudo para ser gaúcho deixou de ser com a perda da copa do Brasil pelo Inter e eliminação do Grêmio na Libertadores. De repente, as coisas começavam cheirar a pão de queijo: o Atlético mineiro era o novo líder, o Cruzeiro poderia ser campeão da libertadores (tendo eliminado o tricolor gaúcho), mas de repente o Cruzeiro deixa escapar o título e o Inter hoje recuperou a liderança (e o Palmeiras jogou o Atlético para a terceira colocação). Na 'gangorra' do futebol brasileiro, o Corinthians tem o título da copa do Brasil e disputará um inédito título da Libertadores no ano de seu centenário. De resto, a dúvida incomoda: torcer pela nossa América do sul no mundial, ou se lembrar que os adversários do Barça são argentinos, e os únicos sul-americanos que ganharam o mundial fomos nós, brasileiros?

terça-feira, 14 de julho de 2009

Minha pré-despedida

Está chegando ao fim mais uma viajem minha: 4ª feira estou voltando para casa. Amei São Paulo intensamente, como a mesma intensidade de seu frenético ritmo cotidiano. Fui bem recebido, me diverti, conheci novas realidades e aprendi nesse período das férias mais do que qualquer sala de aula poderia me ensinar.

Agradeço a todos da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria, que me deixaram a vontade para desempenhar meu papel de jornalista. Vou sentir saudades de todos aqui, e dos almoços no restaurante de Buchecha, com comidas deliciosas preparadas por nordestinos que me fizeram todas as vezes me lembrar da minha querida região. Saberei de có o caminho de casa para o trabalho, feito a pé, passando pela enorme Avenida Paulista e pela Chique Oscar Freire. Sentirei falta de chegar em casa e ver um bebê maravilhoso como Francisquinho, que com menos de 3 anos é tão sabido que me cativou a ponto de esta ter sido a experiência em que me senti mais próximo de ter um irmão.

Outro irmão que ainda terei é Carlos, quase da minha idade, que me mostrou os mangás e assim passarei a ter um novo hobby quando voltar para casa: ler mangás e conversar sobre estes depois. Meus 'pais postiços' daqui de São Paulo me ensinaram muito, me apresentaram São Paulo, seja a Sé, Mercadão Municipal, Pinacoteca, Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Aquário...

Tenho muitas boas lembranças, muitas delas prefiro não compartilhar em blog, mas essa postagem é uma das formas de agradecimento a todos que estivera presente na viajem, a meus pais que me proporcionaram essa viajem fantástica e especialmente, a Deus, que tem me protegido e me guiado para aonde quer que eu vá. Obrigado por tudo!

sábado, 11 de julho de 2009

Dia de moleque travesso

"Juventus querido
Juventus de glória
Moleque travesso
entrou para a história"

Você ja ouviu falar do Juventus da Mooca, que joga na rua Javari e tem o apelido de moleque travesso por tanto ter aprontado travessuras contra adversários mais fortes? Não se desespere se não conhecer, mas saiba que esta é a equipe que mais me fascina na terra da garoa.

A Mooca é um bairro único, seus moradores afirmam 'Mooca é Mocca e o resto é bairro'. Há uma identidade forte de seus moradores, que tem gírias próprias, se conhecem como numa grande família e, mesmo torcendo para equipes diferentes (uns são palmeirenses, outros corinthianos...), se unem pelas cor grená do Juventus, que joga no estádio da Rua Javari, no qual eu fui hoje, num dia inesquecível!

Desde que cheguei em Sampa ja sonhava em ver um jogo do Juventus. Hoje foi a estréia da copa Paulista (um torneio que reúne equipes de diversas divisões do estadual, para não deixar o futebol fora da elite parado e de quebra dar uma vaga na copa do Brasil - o Juventus foi campeão desse torneio em 2007). O jogo de hoje foi contra o PAEC (Pão de açúcar Esporte Clube, equipe patrocinada pelo supermercado em questão), mas o que 'estava em jogo era mais do que um jogo', era a concretização de uma vontade antiga, um impulso meu por conhecer equipes não tão focadas na mídia, e esse é o futebol genuinamente brasileiro: eu não vim para São Paulo apenas para ver São Paulo, Palmeiras e Santos jogarem, se eu pudesse, queria acompanhar as sérias A-1 (a elite do futebol paulista), A-2 (na qual o PAEC faz parte), A-3 (na qual o Juventus faz parte), B-1 e B-2. Aqui em São Paulo não falta futebol, os bairros tem seus clubes, os municípios pequenos também, as ligas amadoras fazem sucesso e mobilizam muita gente, a exemplo do clube de várzea que meu amigo Marcelo torce, chamado Centio Naipe (escreverei mais em breve sobre o futebol de várzea paulista).

Hoje acordei tarde, e preferi nem almoçar, se não eu perderia a partida, que tinha como horário 3 da tarde, e não podia ser mais tarde: o estádio da Rua Javari não tem refletor. Sem tanto dinheiro em mãos, saí de casa com 8 reais e não tinha noção se isso daria para todas as conduções (que eram muitas). Com o celular descarregado, tive de ir da rua da Consolação (aonde estou) até a Avenida Faria Lima para buscar na casa de meu amigo o carregador de celular que eu havia esquecido (essa foi a primeira condução). Assim que cheguei, deixei o celular carregando, foi o tempo que resenhamos, eu fiquei por dentro de como fazer para ir e voltar, e logo saí, com o celular carregado o suficiente para aguentar aquela aventura. Detalhe: choveu do inicio ao fim, e além da camisa do Juventus, eu estava com um casaco impermeável e uma capa de chuva por cima! Minha primeira condução me levou ao terminal Dom Pedro, e de lá peguei um ônibus elétrico para ir a Mooca. Interessante é que nessa estação eu encontrei um caixa do Banco do Brasil e pude tirar um dinheiro, para me dar tranquilidade que eu teria dinheiro suficiente para voltar para casa!

Falei com o cobrador que eu queria ver o Juventus, e ele entendeu que eu queria ir para a Rua Juventus (que é aonde fica o clube, e não o estádio), logo, parei no lugar errado, mas por sorte, perto de um posto de gasolina, vi uma garota com casaco do time, e aí perguntei, ela me disse que a Rua Javari estava distante, e me levou a um ponto, onde várias amigas suas estavam prontas para ir ao jogo, algumas de Juventus e algumas neutras. A partida ja tinha começado, mesmo assim, a empolgação era grande para pegar o segundo tempo! Peguei o ônibus para ir a Javari, e mal imaginava que tanto teria de andar mesmo depois do ponto em que fui deixado, e mais: essas meninas ficaram esperando por outras meninas, logo, eu fui sozinho adiantando meu lado. Dobrada daqui e acolá, me emocionei com a plaquinha sinalizando a Rua Javari! Andei, andei, vi vitrines vendendo camisas do Juventus, vi também um carro aberto vendendo somente artigos do Juventus (bandeiras, camisas, cachecóis, bonés...), e aí vi um portão com o escudo do time, mas era a entrada e saída de carros.

Finalmente chegando na bilheteria, me disseram que ja estava fechada porque a partida ja estava no 2º tempo (inclusive vi um grotinho pequeno com um cara que parecia ser seu pai saindo mais cedo do estádio). Depois de uma choradinha, entrei! E sem pagar, hehe. Subindo as escadas, me fascinei com a simplicidade que antagonicamente me parecia complexa: não faltava nada no estádio (bom, não tinha refletor, ambulante e outras coisas que não me fizeram falta), havia placar eletrônico, auto-falante, cadeiras de plástico, era coberto (foi um dos poucos lugares hoje em que não enfrentei a chuva) e tinha até torcida organizada! Gritavam o orgulho pelo bairro de origem, a Mooca, exaltando o 'sangue operário' e o amor incondicional, coisa evidente pelos resultados, ja que apesar de não ser uma equipe gloriosa, não lhe falta afeto, e assim sempre o Juventus existirá! Não tenho provas concretas no momento, mas me parece que o Juventus é o clube com mais sócios em São Paulo! Tirei muitas fotos, e reparei muitas coisas: se o nível técnico ja não era alto, as poças de água atrapalharam mais ainda, o jogo terminou 0 a 0, e não faltaram manifestações na torcida, alguns iam para trás do gol adversário pressionar árbitro e goleiro adversário, e interessante é que por o estádio ser pequeno os jogadores ouvem cada protesto pessoal, a exemplo de um juventino que gritou para um jogador do PAEC "Seu fracassado, vai morrer jogando nessa merda de time" e o jogador do PAEC disfarçou uma risada colocando seu gorro para cobrir a boca, e o Juventino acrescentou "Está rindo de que?" (até resposta poderia ser dada, mas não aconteceu), e logo após, um outro torcedor juventino, mais exaltado ainda, chegou perto do alambrado e cuspiu no rosto de outro jogador do PAEC! Incrível! Eu ja vi um jogador cuspir outro, mas um torcedor cuspir, mostra o quão pequena é a fronteira entre a paixão do torcedor e o profissionalismo dos jogadores, limitadas apenas por um alambrado baixo, colado na linha lateral. Ao final da partida, aplausos para a equipe da casa.


Conversei com alguns caras que estavam na bancada acima, num espaço reservado para a imprensa. Um dos caras é jornalista de um site em Santo André, até me deu o cartãozinho do seu site (postarei aqui), outro era espião do Palmeiras B (próximo adversário do Juventus) e estava filmando a partida. Me despedi deles e vi as meninas que havia visto no ponto de ônibus. Conversa vai conversa vem, descobri que elas não são da Mooca, e sim jogadoras da equipe feminina. Quando perguntei em que categoria, uma delas disse 'a principal' e eu me assustei (elas aparentavam ter 16 anos) mas aí disfarcei a pergunta, como se fingisse ser óbvio elas serem adultas 'não, mas digo categoria estadual, nacional...' e elas disseram que estavam disputando um torneio estadual como a equipe masculina, logo me despedi e no meio do caminho ouvi alguém falando 'ô baiano', e aí perguntei 'quem é baiano?' e logo conheci um conterrâneo, que é chamado realmente de baiano e joga na equipe júnior do Juventus, ele estava acompanhado de seu companheiro de equipe, o carioca Bruno (que lhe chamou de Baiano). Dei boa sorte para eles, garotos mais novos que eu e que, apesar de humildes, podem realizar uma das maiores frustrações da minha vida: ser jogador de futebol profissional.

No meio do caminho para a estação de metrô Bresser, comprei outra camisa do Juventus com o cara que tem o carro cheio de artigos do time, e depois comi no McDonalds. O metrô foi muito fácil de pegar, é tudo tão bem sinalizado que nem parece que São Paulo é tão grande! Prestando atenção nas indicações que peguei, cheguei na estação da Consolação, e aí, foi moleza chegar em casa: faço esse caminho sempre ao voltar do trabalho.

Cheguei em casa realizado! Fui na rua Javari, e embora o consumo seja uma coisa pequena da satisfação de uma viajem, é um bom complemento, e agora tenho 2 camisas da Juventus: a que fui ao estádio, que comprei através de meu colega de trabalho e amigo Marcelo, que é da Mooca, e a de hoje, também comprada na Mooca, é mais apropriada para ir a festinhas (parece camisas de se sair mesmo, e não de futebol). Hoje, fui um 'moleque travesso', teimei, fiz o que me pareceu justo fazer e que minha vontade tanto pedia. Um dia inesquecível, de uma grande realização e de prova para mim mesmo que eu posso conseguir muitas coisas que desejo, teimar as vezes é necessário, afinal, ninguém compreendia porque eu gosto tanto desse time, aliás, nem eu sei porque gosto tanto do Juventus.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Olha o Cruzeiro aí gente!


Wellington Paulista aponta o dedo para cima e diz: Olhem o título do blog ali, olha o Cruzeiro aí gente!

A raposa azul ontem chegou a final da Libertadores! No jogo de ida houve uma vitória por 3 a 1, e mesmo podendo perder por até 1 gol de diferença, os mineiros empataram com o Grêmio pelo mesmo placar que Corinthians e Internacional (2 a 2).

As gatinhas foram ao Olímpico apioar o Grêmio, mas o valente tricolor parou sua reação no gol de empate

O Cruzeiro enfrentará o Estudiantes da Argentina pelo maior título do futebol sul-americano.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Timão campeão da copa do Brasil!

'Gordo de felicidade', Ronaldo e seus colegas calam o Beira rio, enquanto o barulho aqui em São Paulo promete ser incessante por toda a madrugada.
Está certo que a missão do Colorado no jogo de volta da copa do Brasil era muito difícil (no jogo de ida havia perdido por 2 a 0), mas se tornou quase uma 'missão impossível' após o Corinthians terminar o 1º tempo vencendo por 2 a 0. O Internacional chegou a empatar e dar uma falsa esperança de reação, mas brigas em campo atrapalharam a ja complicada missão defazer 3 gols em 15 minutos. Para os adeptos de filmes de Steven Spilberg, não há missão impossível no sentido literal. Para os torcedores do Grêmio, apenas um feito épico poderá ser transformado em filme, a 'batalha dos aflitos'. A 'leve briga no Beira rio' parou na expulsão de D'alessandro, William e dos técnicos das duas equipes, e o alvi-negro paulista se garantiu para a Libertadores de 2010, ano que será o centenário do clube do Parque São Jorge.

Amanhã tem outro jogo importante em Porto Alegre: a semifinal brasileira da libertadores, Grêmio e Cruzeiro. Os gaúchos tricolores ja vibraram hoje com a derrota de seus conterrâneos, e lutam para vencer por pelo menos 2 gols de diferença (no caso de a Raposa mineira não marcar gols) e se classificarem para a decisão, onde encontrarão o Estudiantes da Argentina, que fez a final contra o Internacional na copa sul-americana passada. Vencendo, o Grêmio poderá enfrentar no mundial o Barcelona, outra equipe que enfrentou seu rival numa final recente, e vencendo os catalães, o tricolor dos Pampas poderá bater no peito e dizer 'não vencemos mundial apenas contra o Hamburgo, vencemos quem vocês [colorados] disseram ser time de respeito'.

O Nacional foi o segundo uruguaio eliminado pelo Estudiantes nessa Libertadores (o Defensors também parou no time de La Plata, nas quartas-de-final). Não foi dessa vez que o futebol uruguaio acabou com o jejum de chegar a final da taça libertadores (mais de duas décadas). Mas hoje aqui em São Paulo nem se pensa tanto em Libertadores, e sim em copa do Brasil: os corintianos cantam muito alto aqui no bairro do Jardins (em que a torcida são paulina tem grande presença), e dormir certamente não será uma missão fácil. Parabéns ao Corinthians, mas que a festa dos seus torcedores não atrapalhem o sono de outros torcedores que ainda sonham com dias melhores, como eu, que sonho tão pequeno ao sofrer com meu Bahia no meio da tabela do campeonato brasileiroda da série B (apenas queria ve-lo na série A). Até mais!