domingo, 19 de julho de 2009

O Elevador do futebol

"Futebol é como um viaduto. Um dia você está em cima, no outro você está embaixo."- Branco

Glorioso Branco! Autor do histórico gol de falta contra a Holanda em 94 e dessa célebre frase. Não estou satirizando, mas pense bem: se Shakespeare com outras palavras dissesse algo parecido, todos estariam usando suas palavras como citação para tudo que fosse importante, mas temos má vontade de engrandecer as palavras dos jogadores de futebol, mesmo que, em linguagem simples, suas articulações são interessantíssimas (como estratégia), afinal, responder o óbvio é a melhor defesa contra perversos ataques da imprensa (que buscam transformar em polêmica até a inclusão de um artigo).

Se algum filósofo, artista ou político reconhecido dissesse algo como 'o ser humano vive a áurea da efemeridade, todos os dias, na sua constante mutação', naturalmente se somaria a outras de suas frases célebres. Eu sou o autor da frase acima (por isso você não conhecia), e quis me aproximar de Branco: sim, no futebol, constantemente mudam-se as fases, não há eternos vencedores (embora ha equipes fadadas a serem pequenas até o momento improvável de reação). A história e tradição não são suficientes para carregar por toda a eternidade o peso que a torcida exige, com manutenções de títulos e vitórias. O ser humano é cruel, quer vencer, e crucifica o responsável pela derrota atual, mesmo este tendo sido o responsável pela vitória passada, e quem sabe, queimará a língua de muitos ao ser o responsável pela futura vitória.

Quem diria que o Internacional iria decair tanto? Perder o Grenal hoje pode ter sido a gota d'água para o técnico Tite. Portanto, se o seu time estiver com uma incrível seqüência de vitórias, nada de zombar os adversários exageradamente: amanhã você pode estar do outro lado do viaduto, nesse eterno e angustiante ciclo que é o mundo do futebol.
Não precisa ser grande para ser amado: amor é incondicional, e sempre o Juventus da Rua Javari, na Mooca (São Paulo capital) terá uma fiel torcida, independente do que o futuro lhes reserve.

Um comentário:

dora disse...

pois é!!!isto serve para tudo na vida. Um dia estamos bem, outro mais ou menos etc...leva vantagem que sabe "colecionar" mais momentos em fase boas.
bjs