sábado, 26 de abril de 2008

Esporte e vida

Uma das grandes lições que o esporte me deu é acreditar nos nossos sonhos e lutarmos por ele até o 'apito final'.
Eu vejo principalmente o futebol, como uma metáfora da vida humana, com suas 'viradas', garra e imprevisíveis resultados. Também o vejo como uma metáfora da nossa sociedade, com uma ótica otimista: nem sempre a vencedora é a equipe mais técnica, com melhor organização tática, força física ou tradição: não são poucas as vezes que a lógica pede licença e dá lugar ao 'inexplicável', em que especialistas da bola se reúnem numa mesa redonda transmitida para todo o Brasil e em mais de 2 horas não chegam a uma conclusão do que levou a determinado resultado.
A vitória provavelmente será difícil se o seu adversário a desejar tanto quanto você, e independente do nível técnico do outro lado, é preciso sempre ter os olhos bem abertos.
Penso que, se não há segredos para a vitória, o método mais seguro de consegui-la é lutando, claro, com ética, lutando pelo que você acredita, defendendo o seu lado, até onde der.

Abaixo, uma charge publicada por Maurício Ricardo, do site charges.com.br , com uma mensagem de Ayrton Senna homenageando a seleção brasileira campeã da copa do mundo de 2002, em 30 de junho.

Um comentário:

Alter Ego disse...

O esporte em si, é capaz de mudar uma pessoa. Acredito, q muitas crianças e adolescentes,por exemplo, sairam do mundo das drogas, por conta de achar a possibilidade de encarar a vida com outros olhos, movido pela vontade de praticar algum esporte. O futebol é um excelente exemplo disto, garotos da favela, que se esforçam para um dia chegar ao um status como grandes jogadores, que até mesmo passaram pela mesma situação. Enfim, porém,acho q o futebol arte já foi bastante usado, hoje em dia, poucos são aqueles q honram mesmo a camisa do time q joga, se n for por conta do dinheiro, mas há tb aqueles q salvam a bendida arte do futebol. Gostei do texto Luquinhas ;D
beijão