quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os animais do selvagem futebol brasileiro


"Série B é briga de foice no escuro", dizem os comentaristas mais exaltados. Na selva da segunda divisão, porém, é o leão quem tem gritado mais alto. Ou melhor: os leões. A Portuguesa de Desportos se sagrou campeã no dia 8 desse mês, ao empatar como o Sport num duelo em que ambas equipes tem como mascote o rei da selva. Se a equipe paulista levou a competição com tranqulidade, outros três leões brigam por uma única vaga do acesso: Sport, Bragantino e Vitória. Quem quer que suba, entrará no lugar de outro leão, o Avaí, que já está matematicamente rebaixado para a Série B.

Outro animal que tem chamado atenção em 2011 é o galo. Se na elite do futebol brasileiro o Atlético Mineiro não tem representado bem a ave, uma outra equipe de Minas Gerais "cocoricou" tão alto que levou um título nacional. O Tupi de Juiz de Fora foi campeão da Série D ao vencer o Santa Cruz por 2 a 0, em pleno Arruda lotado. Próximo do seu centenário, o galo carijó, como é chamado o time do interior de Minas, conseguiu seu primeiro título nacional, batendo a equipe pernambucana nos dois jogos.

Outro galo pode se tornar campeão nacional ainda em 2011. O CRB de Maceió é finalista da Série C. Precisa superar o Joinville de Santa Catarina, que tem como mascote um coelho. Nada mal para quem já bicou até dragão (o América de Natal).

Nenhum comentário: