terça-feira, 16 de setembro de 2008

Busca por identidade

Cada profissional exerce seu ofício de uma maneira única, pois as pessoas são diferentes e lidam com uma mesma situação de maneiras diferentes. A 'busca por identidade' de muitos artistas é também uma busca por auto-afirmação, para serem reconhecidos pela sua particularidade, por exemplo: eu nem preciso ouvir mais que 5 segundos de uma música do A-ha para afirmar que se trata da banda norueguesa em questão- pois por mais que eu nunca tenha ouvido determinada música desse grupo, a relação dos músicos com os instrumentos(mesmo as guitarrias, baixos e baterias sendo semelhantes nas outras bandas de rock) fazem esta identidade se aflorar mais.
Ter uma identidade marcante não significa que seu repertório se resume apenas à aquela forma de se expor: o que faz um artista atingir um patamar diferenciado é justamente a abertura para outros leques de opções, porém, o 'perfil típico' ajuda a se enxergar como diferente, logo, a ser identificado mais fácil.
A busca por perfis antes inexistentes passa pelo conceito de 'transgressão': quebrar o padrão para criar um novo padrão, a exemplo dos visuais alternativos(dreads, piercings...), que acabam virando um novo padrão, por exemplo, na faculdade de comunicação da universidade pública no estado, o 'padrão' é justamente o que é visto de fora como 'contra-cultura'. A cultura, sendo vista como um conjunto de condutas convencionais, é 'transgredida' por movimentos chamados 'contra-cultura', que ao se tornarem fortes e crescerem, acabam se inserindo na cultura, logo, deixam de ser 'transgressoras', e assim, novas transgressões irão surgir, pois um mundo sem transgressões é como um prato de jantar fino sem tempero. Transgredir faz parte na natureza humana.

Um comentário:

Val Benvindo disse...

a busca pela identidade é infinita, ninguém está totalmente satisfeito, mesmo que diga ao contrario.

Adorei o texto Luquinhas .
;)