sábado, 6 de setembro de 2008

2ª atividade de Estudos Culturais

Pergunta: Segundo o autor "a diversidade reconhece a existência de diferenças que marcam os indivíduos e os grupos sociais. A leitura positiva da diversidade anula os efeitos negativos que a hierarquização das culturas produz”. O “Arrocha”, gênero musical muito conhecido na Bahia, ocupou durante cerca de dois anos grande espaço nos meios de comunicação de massa soteropolitanos, tendo sua veiculação diminuído nos últimos meses.
Do ponto de vista da diversidade cultural baiana, é possível identificar as razões da pouca visibilidade que o gênero vem tendo entre nós? Justifique sua resposta. Utilize os textos e as discussões apresentadas nas aulas 3 e 4 da Unidade 1
.


Minha resposta: Como parte de uma cultura periférica, se tomada como centro o conceito sócio-econômico, o “Arrocha” é uma manifestação inclusa no perfil da maioria dos soteropolitanos. Porém, na mesma cidade, há diferentes convenções, e se tratando de um ambiente universitário, extremamente diverso, há quem esteja incluso nesta realidade ou não. No meu caso especificamente, por ser classe média, a visibilidade do gênero arrocha é baixa. Sendo uma modalidade musical que resiste a má vontade de grupos maiores em investir divulgação, por estar associado ao povo- que é visto por maus olhos devido a intensa valorização de riqueza monetária em nossa sociedade-, o “Arrocha” não consegue se expandir e atingir outros grupos, como a classe média, e como naturalmente, se perde até parte do público alvo com o desgaste do tempo- daí a importância de repor fãs atingindo outras comunidades- o “Arrocha” segue na mesma linha, atingindo o mesmo público. Talvez, para crescer, seja preciso usar uma estratégia para agradar outros grupos, e não apenas falar conteúdos que interessem seu público alvo.

Nenhum comentário: