sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A faca e o queijo nunca estiveram tão na mão

Foto: Reuters

O Brasil não pode ser considerado o país do futebol por ter inventado o esporte ou por contar com a maior média de público em jogos do campeonato nacional. Essa honra cabe a Inglaterra, que unificou as regras de jogos com bola do Século lXX para oficializar, em 1863, o surgimento do jogo mais popular do planeta, que se joga com os pés. A segunda divisão do país tem maior média de público que a elite do futebol brasileiro, mas as terras tupiniquins têm o rótulo de “país do futebol” por suas conquistas no gramado. Seus clubes já ganharam todos os torneios possíveis, que vão da extinta Copa Mercosul até o Mundial de Clubes da Fifa. Já a seleção nacional, na modalidade masculina, carece de apenas uma conquista: a olímpica.

O “tabu” pode ser quebrado neste sábado de manhã (11) em Wembley, contra o México. Em um ano em que a própria Inglaterra, sede da competição, viveu episódios interessantes com a conquista do título nacional do Manchester City após 44 anos e o título europeu inédito do Chelsea, tudo parece conspirar a favor da “Canarinha”. Some-se a isso quebras de paradigmas como o título de Libertadores do Corinthians e a conquista do Campeonato Baiano pelo Bahia após 10 anos sem títulos para se desconfiar que no “ano do fim do mundo”, os deuses do futebol resolveram dar uma “despedida digna” aos torcedores que mais sofreram pela ausência de uma conquista almejada.

CELESTE OLÍMPICA

Foto: EFE
O Uruguai provou do próprio veneno na Olimpíada de 2012. Até 1924 não havia intercâmbio entre América do Sul e Europa. O Uruguai, até então desconhecido para o resto do mundo, viajou para Paris nesse ano para disputar os Jogos Olímpicos. Seu primeiro adversário, a Iugoslávia, mandou espiões para observarem o “misterioso time” e, ao perceber isso, os sul-americanos decidiram fazer um treino “desastroso”, para que os espiões voltassem com informações otimistas como “esse tal Uruguai é ruim, está no papo”. Resultado: o Uruguai meteu incríveis 7 a 0 na equipe balcânica. Sua fama ao redor do mundo foi crescendo com conquistas como as Olimpíadas de 1924 e 28 e a Copa do Mundo de 1930, tudo isso em apenas seis anos. Ausente por 84 anos dos Jogos Olímpicos, os uruguaios provaram do próprio veneno em Londres 2012: enfrentou adversários sem tradição e não buscou investigá-los. Dessa forma, teve trabalho contra os Emirados Árabes na estreia, com vitória de virada por 2 a 1, e perdeu para Senegal por 2 a 0. O golpe de misericórdia foi dado pela Grã-Bretanha, que com triunfo de 1 a 0 eliminou a “Celeste Olímpica” do torneio.

Nenhum comentário: