A popularidade do Barça já não é a mesma. As redes sociais são termômetros que confirmam o declínio da simpatia do clube catalão. Talvez o movimento #ChupaBarça seja antigo e apenas na derrota seja perceptível, mas o Chelsea hoje foi tão paparicado quanto o São Caetano na final do Brasileirão de 2000. O Barcelona continuará sendo o melhor time do mundo e tão surpreendente quanto a desclassificação na Uefa Champions League foram as reações generalizadas que vi inclusive na minha rua, onde a vizinhança gritou histericamente a cada gol do time azul de Londres. Nunca vi tamanha mobilização popular pelo torneio até então, embora ele seja transmitido pela TV aberta há muito tempo, primeiramente pela Record, com rápida passagem pela Band e desde as semifinais de 2010 na Globo. Porque somente com a eliminação da equipe espanhola percebi o quanto a Liga dos Campeões mobiliza “o povo?”. Não vejo em Messi e Guardiola traços de arrogância. Torcer pelo mais fraco nem sempre é tendência, afinal, o Santos de Neymar causa mais fascínio do que inveja. O mesmo Barça, que no final do ano passado veio a Salvador e Rio lançar um acampamento de férias para crianças, não é popular por aqui. Serão precisos muitos “Barcelonas Camps” até os catalães chegarem ao patamar de carisma de um Santos, por exemplo.
Foto: Shaun Botterill/Getty Images
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