segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Europa pode igualar América do Sul em mundial de clubes

O velho continente, após ter ultrapassado os sul-americano em conquistas de Copas do mundo, pode dessa vez assumir a ponta em número de mundial de clubes

Atualmente a rivalidade inter-continental está disputadíssima! Tanto em torneios de Seleções quanto no de clubes, Europa e América do Sul sempre foram as maiores potências do futebol. A UEFA e Conmebol juntam todos os títulos de Copas do Mundo (Seleções) e dos torneios inter-clubes (que começou em 1960 apenas entre os dois continentes e em 2000 pela primeira vez a competição foi aberta para a África, Ásia, Oceania e as Américas Central, do Norte e Caribe).

Com a vitória da Espanha na Copa do mundo desse ano, os europeus chegaram a 10 títulos, contra 9 dos sul-americanos nessa competição. Mas quando se trata de clubes, o novo continente ainda está na frente, mas corre seríssimo risco de perder a hegemonia. Somados todos os torneios desde 1960 (do modelo de ida e volta até o atual torneio da FIFA, passando pelo jogo único no Japão), o placar está 25 a 24 para a Conmebol. Contando apenas os mundiais da FIFA, está tudo igual: 3 a 3. Após três conquistas brasileiras (Corinthians em 2000, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006), três europeus de países diferentes faturaram seus canecos, igualando o marcador.

Desde que a competição FIFA foi para a Ásia, na sua segunda edição, não houve zebra: a final sempre é o jogo mais esperado do ano, entre o representante da UEFA e o da Conmebol, e esse ano tem tudo para não ser diferente. O Internacional de Porto Alegre jogará no dia 14 de dezembro contra o vencedor de TP Mazembe (República Democrática do Congo, ex-Zaire) e Pachuca do México (que perdeu a final da Recopa Sul-Americana contra o Colorado em 2007). Já a Internazionale de Milão jogará no dia seguinte, e terá uma equipe oriental como adversária: o Al Wahda (Emirados Árabes), Hekari United (Pápua Nova Guiné) ou Seongnam Ilhwa Chunma (Coréia do Sul).

O eventual confronto entre "os inters" vale muito mais do que um troféu: é o duelo da Conmebol tentando conter os avanços da milionária UEFA, que nem sempre deu o devido valor ao mundial de clubes, mas que agora enxerga a oportunidade de tirar qualquer tipo de argumento dos sul-americanos que julgarem ter "o melhor futebol do mundo".

Nenhum comentário: