quinta-feira, 1 de abril de 2010

As mentiras que o Mundo gostaria que fossem verdade

Nem toda mentira perdura para sempre, nem toda piada para sempre existirá. O antigo símbolo da falsidade hoje é a mais pura verdade: ninguém pode ser tão falso como uma nota de dois reais depois que a cédula em questão é criada. Hoje, o 'duas caras' é rotulado de 'falso como uma nota de três reais', até o dia em que uma cédula de três reais for criada.

As novidades contagiam, mas após a euforia vem a reflexão: o que mudou no Mundo após um negro ter se tornado presidente dos Estados Unidos? Envolvido em antigas guerras e com a permanência da ocupação de suas tropas em países distantes, Barack Obama conseguiu a proeza de ganhar o prêmio Nobel da Paz. Bom, aomenos a incoerência continuará sendo uma sina universal. O racismo não pode ser superado apenas com vitórias simbólicas: é preciso esquecer fatos isolados e se concentrar no que verdadeiramente é... verdadeiro.

Nada pode ser tão verdadeiro como o que sentimos. Nada pode ser tão real como o nosso cotidiano, ao menos até hoje, onde o Corinthians permanece sem Libertadores, a Aids permanece sem cura e a nota de três reais ainda não foi inventada. Muitos times de futebol faturaram conquisas inéditas, muitas doenças tem sido estudadas e a nota de dois reais ja foi lançada. O Internacional de Porto Alegre ja não pode mais receber a alcunha de 'Inter regional', a varíola foi extinta e o Mundo ainda tem muito pelo que comemorar. Em todos os primeiros de Abril daqui para frente haverão mentiras. Muitas delas não farão sentido, outras insistirão em existir. Só há um primeiro de Abril por ano, mas por 365 dias no ano muita gente continua sonhando com as mentiras de hoje, e quem sabe, verdades de amanhã.

Um comentário:

Val Benvindo disse...

espero que IGUALDADE, seja ela qual for, seja a mentira de hoje e a mais pura verdade de amanhã, Luquinhas. Ah! como eu quero. :*