sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fatos relativos

As nossas escolhas podem ser tomadas num curto espaço de tempo, mas podem ter efeitos enormes no futuro. A Portuguesa de Desportos, time da Capital Paulista, rejeitou Maradona por achá-lo muito caro para um jogador tão novo. Esse 'diamante argentino' foi lapidado, é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol e os torcedores da Lusa até hojem devem se arrepender disso.

Na Copa de 1958, Garrincha e Pelé não foram aprovados no teste psicológico: o primeiro era 'burro demais para jogar futebol', o segundo, 'agressivo em demasia'. Imagine se Didi não pressionasse o técnico Feola para colocá-los como titular? Talvez não vencêssemos aquela Copa, e sem o primeiro passo vitorioso, quem garante que posteriormente ganharíamos mais alguma Copa? Como no filme 'Efeio Borboleta': um fato pode mudar toda a história.

Se experiência fosse determinante para o sucesso, o técnico Dunga não estaria na frente da Seleção Brasileira: podem questionar o seu estilo feio de armar o time (pejorativamente apelidado de 'dunguismo'), mas os resultados não negam: ele faturou a Copa América em 2007, Copa das Confederações em 2009, ficou com a medalha de bronze nos jogos olímpicos de 2008 em Pequim tendo que conhecer os jogadores nas vésperas e terminou em primeiro lugar das Eliminatórias Sulamericanas. Sua experiência não vem do ofício de treinador, e sim de jogador, e se a vida for interpretada como uma competição, jogamos sempre pela vitória e absorvemos todas as nossas experiências, sendo de um ofício específico ou não. Para ser um grande enegenheiro é preciso ter experiência no campo das relações humanas - a fim de impôr o respeito entre os trabalhadores de uma obra, por exemplo - para ser médico, é preciso ter experiência em lidar com gente, e para ser um grande jornalista, é preciso estudar, ler bastante, e acima de tudo, ter o desejo de ser lapidado. Todos somos diamantes, uns mais brutos e outros mais laipidados, o que nos diferencia é a nossa coragem e desejo de aprender cada vez mais.

Nenhum comentário: