domingo, 18 de abril de 2010

Dia dos gloriosos

Botafogo-RJ e Coritiba se tornaram hoje os primeiros campeões estaduais do Brasil

Rio de Janeiro e Curitiba: cidades separadas por 852 km. Maracanã e Couto Pereira: estádios que simultaneamente viveram emoções semelhantes com as conquistas de Botafogo e Coritiba, times que passaram por mal momento no ano passado e hoje, 18 de abril, puderam soltar da garganta o grito de 'Campeão'. O clube da estrela solitária conquistou o seu 19º estadual e o Coritiba, o seu 34º.

"Tu és, o glorioso, não podes perder, perder para ninguém"(trecho do hino do Botafogo)

No ano passado o Botafogo conquistou a Taça Guanabara, mas perdeu a final da Taça Rio para o Flamengo, permitindo àos rubro negros continuar lutando pelo título carioca. Em 2009 o Flamengo conseguiu um tricampeonato consecutivo, vencendo todas as finais contra o Botafogo (2007, 2008 e 2009), e pela primeira vez um time que venceu a Taça Guanabara não ficou com o Estadual do Rio. As alcunhas de 'freguês' constrangiam os torcedores do glorioso, que passaram sufoco no Campeonato Brasileiro de 2009: a luta contra o rebaixamento foi até a última rodada.

No começo desse ano o Botafogo levou uma goleada histórica para o Vasco da Gama: 6 a 0, com direito a 3 gols de Dodô, ex-atleta do Fogão. Com a humilhante derrota Estevam Soares deixou o comando do time, e no seu lugar, entrou o técnico que se intitula "a cereja do bolo que se chama 'Campeonato Carioca'". Joel Santana chegou ao Fogão com um currículo de fazer inveja a todos os treinadores de clubes cariocas: seis títulos estaduais pelos quatro grandes (Flamengo, Fluminense, Vasco e o próprio Botafogo, em 1997). O 'patinho feio' - como Joel disse em uma entrevista - do Rio venceu a Taça Guanabara e passava para a segunda fase da Copa do Brasil - após ter uma derrota anulada no primeiro jogo devido a irregularidade de três jogadores do São Raimundo do Pará. Houve quem dissesse que 'Papai Joel era tão bom que até as suas derrotas eram anuladas'.

Caminhando para as semifinais da Taça Rio (o segundo turno do Campeonato Estadual do Rio), uma decepção no outro torneio em que disputava: eliminação para o Santa Cruz dentro de casa, após ter vencido a equipe pernambucana no jogo de ida em Recife. Restava apenas disputar o estadual, enquanto o rival Flamengo paralelamente disputava a Libertadores e Vasco e Fluminense estavam vivos na Copa do Brasil. Após jogo difícil na semifinal da Taça Rio contra o Fluminense, o Botafogo garantiu vaga para a finalíssima e restava esperar por Flamengo ou Vasco. Com a classificação do Flamengo, fantasmas antigos rondaram a cabeça até dos mais otimistas botafoguenses, mas com o título conquistado agora pouco, com direito a pênalti defendido por Jeferson, o Fogão, que já havia disputado as últimas quatro finais do Estadual (de 2006 à 2009), anulou a final desse ano após conquistar dois títulos num dia só: a Taça Rio e o Estadual do Rio. No ano do centenário da sua primeira conquista 'solo' (como no hino, 'Botafogo Botafogo campeão, desde 1910...), um título para reforçar a auto-estima de uma equipe até pouco tempo desacreditada. A primeira conquista do time foi em 1907, dividido com o Fluminense, mas quem se importa? A estrela do Botafogo precisa brilhar solitária, como hoje brilhou e ofuscou um Flamengo em crise. Foi o sétimo título carioca de Joel.

"Ó glorioso como é bom te ver campeão de novo" (trecho do hino do Coritiba)

2009 foi o ano do centenário do Coritiba Foot Ball Club: esperava-se muito do 'Coxa Branca', que nada conquistou e de quebra se quer chegou à fase internacional da Copa Sul americana e amargurou o seu segundo rebaixamento em quatro anos, com direito a revolta da torcida, que invadiu o campo e com isso fará o Couto Pereira ficar um longo período interditado - especula-se que o Coritiba não jogue na presença de sua torcida por todo o Campeonato da Série B desse ano.

Após vencer hoje no 'Atletiba' (clássico contra o arqui rival Atlético Paranaense) por 2 a 0 no Couto Pereira (que não foi interditado para os jogos do estadual) o Coxa Branca, faturou o Campeonato Paranaense 2010. Uma injeção de ânimo para quem quer voltar o quanto antes para a elite do futebol brasileiro.

Fotos: a foto do Botafogo é da Globo.com. A do Coritiba é da Gazeta Press e capturada pela terra.com.br.

Nenhum comentário: