domingo, 2 de novembro de 2008

Na última curva

Por 3 segundos o título da Fórmula 1 atravessa o oceano Atlântico

Apesar da grande 'torcida vermelha' (nas cores da Ferrari) presente em Interlagos, muitos brasileiros deixaram de ligar a tv neste Domingo na hora da corrida, sem esperanças que Felipe Massa pudesse nos dar o tão sonhado título, que esperamos há mais de 17 anos.
O treino do sábado ofereceu mais chances para nosso conterrâneo: na poli position, teria seu concorrente ao título na 4ª posição inicialmente. A previsão de chuva assustava a todos, porém, a Mclaren do britânico Lewis Hamilton parecia mais preparada para estas condições climáticas. O atraso para o início da corrida só fazia a expectativa aumentar, e a 1ª volta ja deixou dois pilotos fora da disputa: o brasileiro Nelsinho Piquet e o britânico David Coulthard (que fazia sua última corrida da carreira).
O carro do safety car entrou, esfriando o clima quente que o acidente proporcionara. Os pilotos então aproveitaram a primeira oportunidade que puderam para trocar seus pneus, pois ja não chovia, e os pesados pneus parachuva diminuíam o tempo em cada volta, que podem ser preciosos para ao longo da corrida (que estava no início) se diminuir distâncias e ultrapassar.
As estratégias pareciam ser parecidas, tanto que todos os pilotos da linha de frente fizeram 3 pit stops (em alguns deles, além de se colocar combustível, se trocou pneu). O tanque vazio para dar mais velocidade ao carro era a estratégia do pelotão de frente, e por vezes Felipe Massa, que começou em primeiro, perdia sua liderança na corrida, pois era um dos primeiros a iniciar as séries de paradas, mas logo depois, quando os demais paravam, ele retomava a 1ª colocação.
No meio da corrida, houve um breve momento em que Hamilton havia estado em 6º lugar, o que daria o título ao brasileiro, mas não seria este o momento de maior apreensão: a decisão estava guardada para o final, assim como na temporada passada. Mas desta vez, 'mais para o final ainda', pois se achávamos improvável uma temporada ser vencida nas últimas voltas, o que dizer da temporada 2008, vencida na última curva?

Hora H

O pódium até parecia previsível: Massa em primeiro, Alonso em 2º e Räikkönen em 3º (que com esse resultado passou Kubica no mundial de pilotos- o mundial de construtores ja havia sido conquistado pela Ferrari pela soma de seus pilotos, pois não se conta como pontos as trapalhadas de seus mecânicos). Hamilton se encontrava em 4º, Vettel em 5º e Kovalainen (parceiro de Hamilton, que fez o máximo para te proteger, em forçar ultrapassagem e segurando o ritmo de trás como pudia) em 6º. Mas és que uma ultrapassagem de Vettel e uma parada de Hamilton o deixaram sair do box em 6º! A menos de 4 voltas, tudo parecia indicar que Massa venceria o torneio. Mas na última curva, Hamilton ultrapassa Timo Glock, sagrando-se o campeão mais jovem da história da fórmula 1, aos 23 anos (quando os 4 primeiros colocados completaram a corrida, o título ainda não havia sido decidido, em questão de poucos segundos).

Resenha esportiva rica

Apesar do resultado, fico feliz de ter tanto o que escrever (por tantas histórias que aconteceram e nos pegaram de surpresa- pareceu obra de um grande escritor de suspense). Felipe Massa fez o dever de casa (literalmente, pois o Grande prêmio foi no Brasil), e nas corridas anteriores fora preujudicado pela própria equipe (embora nos seus discursos não guarde mágoa, o que mostra o seu caráter e corporativismo, importante para não desestabilizar uma equipe). Mesmo sendo o piloto que mais vencera e liderara voltas no ano, no dia da sua melhor corrida da carreira não conseguira o tão almejado título (ficara apenas 1 ponto atrás de Hamilton).
Para ser um grande vencedor, é preciso saber perder (pois todos estão sujeitos a serem derrotados), e Massa ja dera prova de que está preparado para todos os resultados (perder sem abaixar a cabeça e vencer uma corrida e esperar pelos últimos momentos a combinação de resultado que pode te favorecer).
Todos sabem que a maior estrela do espetáculo foi ele, o garoto humilde (não nas origens sócio-econômicas, e sim na personalidade), carismático, que tanto orgulhou o Brasil esse ano, e que tantas alegrias ainda dará a nossa nação.

Felipe Massa com o troféu do GP Brasil: o 2º de muitas corridas que ele ganhará aqui.

2 comentários:

Alter Ego disse...

Há...eu GRITEIII assistindo, você não tem noção...toda feliz quando parecia que o Hamilton iria ficar na 6ª colocação e na hora H, tanz, nada. Mas querendo ou não, ele fez por merecer, né? Assim como, o Massa que ganhou a corrida, acho que se o Rubinho tivesse batido no Hamilton AUHHAUAHUAHAUHAHA Massa levaria, mas tudo bem UAHAHUAH..
beijos.

Fatima disse...

Lucas,

Realmente, a corrida foi incrível.
Massa fez tudo que devia e vibrei muito com sua performance.

Aproveito para parabenizá-lo por seu blog e aproveito pra apresentar-lh e mais um: http://www.perfil-esportivo.blogspot.com/

Se tiver um tempinho dê uma visitada e devulgue-o junto aos seu conehcidos e profissionais de Educação Física.

Obrigada.

Tudo de bom!!!