sábado, 1 de novembro de 2008

O país do futebol também é apaixonado por corridas

Gloriosos na Fórmula 1, os brasileiros querem comemorar 1º título em casa

A morte de Ayrton Senna, em 1º de maio de 94, foi um dos momentos mais tristes da história do Brasil. O país tão acostumado a glórias na Fórmula 1 perdia o seu melhor piloto (para muitos o melhor do mundo de todos os tempos) e mal sabia do jejum que teria de encarar pela frente: de 7 de novembro de 93 (na Austrália, última vitória de Senna) a 30 de julho de 2000 (na Alemanha, a 1ª vitória da carreira de Rubens Barrichello), o Brasil ficara sem ouvir o mitológico 'tema da Vitória'*.
Há quase 2 décadas (desde 20 de outubro de 1991) não soltamos o grito de 'é campeão' na Fórmula 1 (a última vez foi com o próprio Senna, no Japão, com uma prova de antecedência).
Para um país glorioso na modalidade (o Brasil é o 2º maior vencedor de F1, com 8 títulos -perdendo apenas para o Reino Unido, com 12- conquistados por 3 pilotos diferentes: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna- perdendo novamente apenas para os britânicos, que já tiveram 8 pilotos vencedores, e igualado com a Finlândia), esse tempo parece uma eternidade, mas não foi o suficiente para nos superarmos em alguns rankings.
Agüentamos ficar 13 anos sem vencer uma corrida em casa (de 1993 com Senna à 2006 com Massa), mas a chance de um ineditismo nos faz esquecer tanto tempo de jejum e sonhar com dias melhores: pela primeira vez podemos ganhar o título em casa! Interlagos vai ser palco de um dos momentos mais esperados do ano (aliás, de tantos anos). O título parece difícil (Felipe Massa está há 7 pontos do britânico-mais um motivo para torcer muito pela vitória do nosso conterrâneo- Lewis Hamilton, mas levando em conta os critérios de pontuação, com a 1ª colocação valendo 10 pontos, a 2ª valendo 8, um jogo de sorte pode trazer o título, que ano passado foi muito mais improvável, quando uma disputa que provavelmente envolvia Hamilton e Alonso foi vencida nos últimos instantes por Räikkönen).
Força Felipe Massa, no Domingo o Brasil todo está torcendo por você!


* Generico - Tema da Vitória

http://www.mp3tube.net/musics/Generico-Tema-da-Vitoria/40299/

Da esq. para a direita, os campeões brasileiros de F1: Emerson Fittipaldi (1972 e 74), Nelson Piquet (81, 83 e 87), Ayrton Senna (88, 90 e 91) e se Deus quiser, Domingo, Felipe Massa (2008).

Nenhum comentário: