Pergunta: Nas aulas 1 e 2 você foi apresentada(o) aos objetivos e conteúdos que serão discutidos ao longo do semestre. A partir de seu conhecimento pessoal sobre o conceito de cultura e o que foi apresentado nas aulas 1 e 2, comente a importância dos estudos culturais no exercício de sua futura profissão.
Minha Resposta: Num mundo seduzido pelo dinheiro e onde reina a intolerância, até mesmo profissionais da área de comunicação esquecem das ciências aprendidas em salas de aula e partem para teorias pessoais a base do ‘achismo’, sem formulações e estudos. O 'achar' certamente foi uma construção da própria história de vida, e quebrar parte dos conceitos nos ensinados anteriormente e nos abrirmos para novas realidades nos faz compreender o mundo como um todo, com diversas realidades que podem ser aceitar sem anular as demais. A responsabilidade de informar não tem sido levado tão a sério e erros de comunicação causam transtornos até hoje, e a comunicação falha é uma das consequências da falta de conhecimento sobre 'o outro lado', e para lidar com o diferente, é preciso esquecer tudo que nos foi aprendido e de fato estudar, falar 'com ciência'(não é a toa que a palavra consciência leva toda uma carga de responsabilidade: ela trata da sobriedade que mentes humanas devem ter ao reagir tranquilamente com o que não te pertence, mas que deve ser respeitado).
Nem sempre a voz do dominador deve ser a prioridade, embora meios de comunicação tendenciosos insistam em leva-las como verdades absolutas, e reprimir o 'periférico', que 'não tende a acrescentar' um mundo movido por ações destruidoras como a de lucrar, não importa como. A má utilização do dinheiro tem polarizado mentes fracas, e a resistência deve partir por iniciativa também dos profissionais de comunicação, que tem um grande poder, o de levar mensagens e assim, ajudar a minimizar a ignorância, que nada mais é que a falta de conhecimento acerca de algo, logo, não se pode saber de algo que não se aprendeu, e um dos introdutores aos aprendizado podem ser jornalistas e publicitários.
Ementar pode ser a nova voz de um jornalismo ético. Sempre haverá compromissos com interesse, lógico, pois estes bancam os meios de comunicação que precisam se manter, mas a busca por independência de idéias deve se tornar mais intensa, quem tem ética deve correr mais riscos, pois parados, deixaremos o mundo estático, e estudando(estudos culturais, antropologia, sociologia, filosofia...) e agindo, melhoraremos nossas vidas e a das próximas gerações.
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