domingo, 8 de julho de 2012

O Ypiranga não foi o único derrotado


Tio Válter e eu em Pituaçu: acreditamos no Ypiranga

O clima de velório no final da tarde deste domingo (8) em Pituaçu se assemelha, em diversos aspectos, ao Maracanazo de 1950. O roteiro de ambos passa por uma partida de futebol em que o anfitrião abre o placar e permite a virada, impregnando nas mentes e corações de torcedores a falta de perspectiva de que o futuro poderá ser melhor um dia. Se a Seleção Brasileira mudou a cor de sua camisa após a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo, o Ypiranga sempre teve trajes amarelos, cor adotada pelo scratch canarinho que superou o complexo de vira-lata e chegou cinco vezes ao topo do mundo. Que parte do uniforme o Ypiranga precisa mudar?

Decacampeão baiano, o clube da Vila Canária cumpriu à risca os passos da cartilha de um vencedor esportivo. O problema está no futebol. Fosse natação ou atletismo, onde os milésimos de segundos ganhos nos treinamentos são fruto de preparação rigorosa, o Mais Querido teria sobrado contra a modesta Jacuipense, que diga-se de passagem, mereceu o triunfo pela partida que fez hoje. Mas todo bom exemplo extra-campo deve ser exaltado, e por isso o Ypiranga não foi o único derrotado na tarde deste domingo: o futebol baiano perdeu a chance de contar com um clube ambicioso, que aliou a tradição centenária a estratégias de marketing modernas, como por exemplo vender camisas oficiais próximo das catracas de Pituaçu e produzir um mini-filme com película de cinema.

O Ypiranga não “mendigou” espaço na mídia: fez por merecer a visibilidade que ganhou nesta semana decisiva, e o resultado foi uma festa amarela e preta com 4.505 pessoas e arrecadação de R$ 67.650,00. Os próximos capítulos da vida do Mais Querido estão indefinidos, mas em um país de tantos clubes artificiais, que abdicam de suas tradições e da presença da torcida para mudar de cidade-sede, é triste que bons exemplos como o do aurinegro não se concretizem em um acesso para a elite do futebol estadual.

Um comentário:

Maicon Benjamin disse...

Não acredito! tanta expectativa desde o inicio do Campeonato pra nada! Foi o melhor time da competição e perde facilmente..! Tristeza...
:(