domingo, 22 de novembro de 2009

Pense no Fluminense!

Sabe quando alguém lhe diz que algo é impossível? Bom, antes de qualquer coisa, uma dose de 'reflexão' não faz mal a ninguém, e questionar, ou seja, colocar o seu desejo em dúvida, é digno, afinal, porque se quer tanto algo? Mas, passando-se por esse filtro, mãos a obra! É preciso ser guerreiro, mesmo sabendo que não sabemos até quando iremos desejar a coisa em questão, e aí a vida ganha ares de emoção: pense no momento em que está vivendo e pouco se importe com a 'universalidade dos fatos', viver dos prazeres cotidianos todos os dias nos faz sentir o verdadeiro valor da vida, e a vida realmente faz mais sentido quando lutamos por algo.

As probabilidades matemáticas vão para o espaço, e se quiser um exemplo empírico, pense no Fluminense desse ano: se chegou a decretá-lo rebaixado faltando 13 rodadas para o fim do Brasileirão! No dia 13 de Setembro, uma goleada humilhante sofrida pelo Grêmio deixou a equipe totalmente desmotivada para disputar a Copa Sul-Americana. Na rodada seguinte, teve que suar muito a camisa para virar duas vezes a partida contra o Avaí em pleno Maracanã. Se o mês de Setembro foi desastroso, o de Outubro não foi muito diferente: em 4 partidas no Maracanã pelo Brasileirão, apenas uma vitória (e no final do mês). A situação era difícil na Copa Sul-Americana após o empate em casa contra o Universidad de Chile, e segurando a lanterna do Brasileirão, a possibilidade de ser rebaixado era de 98% para alguns matemáticos!

Menos de um mês depois, o que aconteceu? O Fluminense vem com tudo, está na final da Copa Sul-Americana, e terá a chance de se vingar de seu algoz LDU (que o venceu na final da Libertadores ano passado). Não bastasse a chance de poder sentir o 'maravilhoso gosto da vingança', o tricolor das Laranjeiras hoje chegou a ficar meia hora fora da zona do rebaixamento (mas o Botafogo virou o jogo contra o São Paulo no final). Dependendo apenas de si, na próxima rodada o Fluminense ja pode deixar a zona que ocupou pela maioria das rodadas desse Campeonato, ja que o Atlético Paranaense e Botafogo, seus concorrentes diretos, se enfrentam na próxima rodada, e na última, o Flu enfrenta o Coritiba, também concorrente direto, num jogo de 6 pontos! Invictos desde 4 de Outubro (quando perdeu o FlaFlu), há 8 rodadas só vence no Brasileirão e Sul-Americana: foram 3 triunfos na competição continental e 5 na nacional. O próximo jogo, dia 25 em Quito (nesta 4ª feira), não traz uma obrigação de vencer (o empate estaria de bom tamanho para levar o jogo de volta no Rio precisando de vencer pelo placar mínimo), mas no Domingo, contra um Vitória ja sem chances de cair, um triunfo lhe tira da zona da degola!

Quando você imaginar que tudo está difícil, reconheca as dificuldades, mas pense no Fluminense: até hoje está difícil para o tricolor (mesmo com a incrível sequência de bons resultados, ja que tirar o atraso daqueles mals tempos foi árduo, mesmo imprimindo um ritmo de 'time concorrente ao título'), mas apenas os resultados de todos os dias, um após o outro (sem vislumbrar demasiadamente o futuro esquecendo-se de fazer o dever do cotidiano) lhe farão chegar aonde se quer, e essa metáfora da vida humana me faz querer ver o Fluminense terminar o ano sendo campeão da Copa Sul-Americana e se mantendo na Série A (mesmo sendo torcedor de outro tricolor, o Bahia). Vencer a LDU será bom demais, e continuar na elite do futebol brasileiro, que pode ser algo simplório para quem está disputando o título, terá um sabor especial para a 'equipe do momento!'

Nenhum comentário: