sábado, 29 de dezembro de 2007

Ninguém quer fazer nada de graça

Hoje, poucos cientistas fazem suas pesquisas por amor: hoje em dia, o mundo gira em torno do dinheiro. Por isso, não se tem feito nenhum grande esforço se não existir retribuição, e na cabeça de muita gente as retribuições como o sorriso de uma criança que se curou da Aids ou de um paralítico que voltou a andar não bastam, pois as retribuições oscilam entre outras 2 opções: dólar ou euro.
Com tantas pesquisas feitas e com tantos gênios sendo bem preparados em excelentes laboratórios de universidades, ja poderíamos ter descoberto a cura da Aids e avançado mais nas pesquisas de células tronco. Então, porque milhões de pessoas ainda são portadoras do vírus Hiv e milhões de pessoas não poderão jamais voltar a andar? A resposta é simples: pela ganância do ser humano.
Com muito dinheiro investido, digamos que uma determinada empresa tenha descoberto a cura da Aids, aí divulgue sua descoberta, salve a vida de milhões de pessoas, mas aí alguns laboratórios pequenos vão 'falsificar' o produto da cura, e assim, o laboratório original, que vende o produto mais caro, vai deixar de lucrar com a venda de produtos 'clandestinos' mais baratos, e todo o investimento caro em pesquisas não terá retorno. Ora, o que falta nesse mundo são pessoas com espírito filantrópico, que ajude sem querer algo em troca, porque é lógico que a ciência tem de ser usada para o bem de todos, e caso apenas os laboratórios com sua patente vendessem esses produtos caros, a única mudança seria a elitização da cura.
As células tronco se esbarram no quesito ética, ja que há uma grande discussão sobre quando começa a vida: há quem defenda a tese que após a fecundação do espermatozóide no óvulo, ja há vida. Há quem defenda que, se o fim da vida é a morte cerebral(quadro irreversível), o começo da vida também começa pelo início da formação do cérebro; As células tronco embrionária são células que ainda não estão num processo de diferenciação(ou seja, antes de se formarem os orgãos, todas as células são iguais e àos poucos irão se diferenciando), portanto, para quem defende teorias de vida como a de que só existe vida após a formação do cérebro, não há impeçilho para fazer essas pesquisas(essas mesmas pessoas geralmente não contestam o aborto nos primeiros dias de vida), porém, instituições religiosas são conervadoras e ainda detem muito poder sobre a mente de várias pessoas, e se assim continuar, nessa inflexibilidade, várias gerações de paralíticos não terão direito a voltar a andar porque não se 'pode matar um ser humano que nem se quer chegou a existir'.
Saindo da área de saúde, o uso da esperteza nos direitos autorais são praticados de forma anti-ética no mundo da informática: Bill Gates, segundo constam alguns relatos, enriqueceu usando idéias que não havia criado, através de roubos virtuais(ou seja, um dos homens mais ricos do mundo ja foi um hacker e hoje pousa de bom moço usando sua imagem 'filantrópica' ào fazer doações para a África). Os softwares da Windows são atualizados constantemente, e a cada edição, uma novidade, pela qual você não pode usar se tiver a edição antiga(e assim o consumidor vai lá e compra a nova edição); As coisas podem mudar para o magnata com a concorrência de novos programadores, mais éticos e criativos que ele, e assim, talvez o 'Windows que não trave' saía do papel, e por isso, Bill Gates ja está investindo em novos ramos, como na internet(em que sua MSN perde para a Google) e video-games(em que seu X-Box luta num confronto disputado com Sony e Nintendo). Talvez Bill não esteja acostumado com disputas fortes e leais, e sim com monopólios criminosos; E mesmo sabendo que tem dinheiro para levar o resto de sua vida confortável sem trabalhar, prefere ào inves de financiar empresas da área de saúde à curar a Aids e progredir nas pesquisas de célula tronco, simplesmente manter a realidade 'ajudar os pobres, pois estes devem continuar existindo, passivos e sem lutar'.
Se não existisse Software da Microsoft Windows pirata, Bill Gates estaria muito mais rico, porém, ele é um dos responsáveis pelo atraso econômico brasileiro: se ja não bastasse para o micro e médio empresário do país ter coragem para conseguir financiamentos arriscados com altas taxas de juros em bancos inflexíveis, os empresários tem que pagar por cada computador um softwear original da Windows, que muitas vezes custam o preço de um computador, se não, a fiscalização cobra uma multa maior que o software original e ainda taxa o trabalhador honesto que tenta sobreviver de 'criminoso'. Bom, o 'filantrópico Bill Gates' não parece se preucupar muito com o desenvolvimento dos emergentes, e sim com o fato de que 'havendo muitos emergentes logicamente haverão poucos poderosos como ele próprio'.

Nenhum comentário: