terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Se o mundo não acabar antes...

A Copa de 2010 promete ser a mais quente de todos os tempos!

Não se trata do clima de inverno na África do Sul do meio do ano: as polêmicas parecem dar lugar à sensação de otimismo que as grandes seleções tinham antes de outros Mundiais. A Inglaterra contesta o seu capitão John Terry pelo seu caso extra-conjugal com a esposa de Bridge (seu ex-colega de Chelsea e Seleção), com alegações que 'um líder em campo acima de tudo tem de ser um líder moral'. A França irá a Copa graças a uma certa 'mão boba' de Henry, que conduziu a bola como um jogador de basquete e deu um passe para o gol da classificação da sua equipe na repescagem contra a Irlanda. O lance envolveu tanta polêmica que até se cogitou mudanças na regra do futebol! Se pensou em uso da tecnologia a longo prazo e, para a Copa de 2010, haveriam dois árbitros a mais em campo, um atrás de cada gol. No final das contas, nada feito: a Copa do Mundo na África do Sul será realizada nos moldes tradicionais.

A Argentina tem o melhor jogador do Mundo, mas sua seleção principal não vence um mísero torneio à 17 anos! De lá para cá, apenas as seleções de base levantaram o caneco: foram dois títulos olímpicos, dois Pan-americanos, cinco mundiais sub-20, três Sul-americanos sub-20 e um Sul-Americano sub-17. Os argentinos continuam sendo ao lado dos uruguaios os maiores vencedores da Copa América, mas desde a útlima vez que conquistou o continente, em 1993, viu o rival Brasil faturar quatro vezes o torneio, em duas delas vencendo-a na final. Até onde a 'geração Messi' pode chegar? Com Maradona no comando, a classificação foi conquistada a duras penas e com direito a insultos do treinador argentino à imprensa de seu país, o que lhe custou dois meses de suspensão, sem poder exercer nada que tivesse haver com o futebol, inclusive ir ào sorteio da Copa em Dezembro.

O Paraguai está embalado e otimista para a Copa, mas o seu principal jogador, Cabañas, levou um tiro na cabeça num bar no México, e corre o risco de ter sequelas e não poder jogar mais profissionalmente. O Uruguai também só conseguiu a sua vaga enxarcando a camisa, e se quiser voltar àos velhos tempos, quando era uma potência no futebol, terá de passar pelo difícil grupo A, com a França no jogo de estréia, os fracos anfitriões Sul-Africanos e o respeitado México.

As seleções africanas estão em baixa: a vencedora do torneio continental foi o Egito, que não participará do mundial. Na primeira rodada da Copa das Nações Afrianas, nenhuma seleção que vai à Copa venceu, e com desempenhos ruins, o torneio ficou marcado mais pela tragédia ocorrida com a Seleção de Togo, que foi atacada por um grupo separatista do norte de Angola.

Espanha, Holanda e Brasil estão no hall das favoritas, mas nem por isso a situação é cômoda. A Espanha tem contra si o histórico em Copas do Mundo: jamais chegou a uma final de Copa do Mundo e não chega à uma semi-final à 60 anos! Na Copa das Confederações teve a oportunidade de testar as suas potencialidades, e surpreendeu a todos negativamente ao perder por 2 a 0 na semi-final para os Estados Unidos. Com tradição de 'chegarem como um dos favoritos e fracassarem no meio do caminho', os espanhóis terão um grupo aparentemente tranquilo, com Honduras, Chile e Suíça, mas o seu cruzamento logo nas oitavas de final pode ser com Costa do Marfim, Portugal ou Brasil!

O povo brasileiro custou a dar créditos ào técnico Dunga: o pior momento foi no primeiro semestre de 2008, quando uma sequência de três jogos quase o tira do comando, com direito a derrota inédita para a Venezuela em amistoso nos Estados Unidos e derrota para o Paraguai em Assunção e empate em casa contra a Argentina (que chegou a ter gol anulado) pelas eliminatórias. Foi com uma atmosfera de desconfiança que o mesmo Dunga treinou a seleção que foi a Pequim disputar os Jogos Olímpicos. Sem muito tempo de treino com aquele jovem grupo, a medalha de bronze não seria tão sofrível não fosse a humilhante derrota por 3 a 0 para a Argentina na semi-final e o fato de o título olímpico ser o único que falta para a Seleção Brasileira.

Sem marcar gols dentro de casa pelas Elimnatórias, o ano de 2008 ào menos teve um desfecho otimista com a vitória por 6 a 2 sobre Portugal no amistoso no Distrito Federal. Em 2009, a Seleção Brasileira fez o suficiente para merecer o peso de ser uma das seleções favoritas paa conquistar a Copa de 2010: venceu a atual campeã Itália duas vezes (embora a Itália constantemente entre em Copas com ares de desconfiança, até nas vezes em que venceu, e 2010 não será diferente), venceu a Copa das Confederações, venceu o Uruguai e Argentina fora de casa e terminou as Eliminatórias em primeiro lugar. Somado ào título da Copa América de 2007 sem a equipe completa (vencendo a Argentina completa por 3 a 0 na final) e de ter números favoráveis ào longo da era Dunga, há ingredientes suficientes para dificultar ainda mais a vida da Coréia do Norte na estréia, mas eu questiono: alguém sabe algo sobre a Coréia do Norte? Até que ponto é bom enfrentar uma seleção tão desconhecida? A exposição que os nossos astros se submetem é a nível global: todos sabem da má fase dos brasileiros nos seus clubes, a começar por Felipe Melo, titular e contestado, e Robinho, patrocinado pela Vivo (também patrocinadora da Seleção) e homem de 'confiança de Dunga', mas que causa desconfiança por ter sido reserva do Manchester City e por ter forçado a barra para voltar ào Brasil: até que ponto é melhor 'desisitir do desafio de tentar ser titular de uma equipe que joga contra os melhores do mundo' para vir ào Santos e não ter dificuldade para ser o maior astro da equipe? O grupo de Dunga parece ja estar fechado, e é realmente bom contar com jogadores que ào longo do tempo fizeram a credibiliade do seu trabalho ser o que é hoje, mas e se Ronaldinho Gaúcho, que teve tantas oportunidades nos últimos anos com Dunga (e não aproveitou) voltar a jogar com regularidade pelo Milan? Não se trata de fazer gols num clássico e jogar mal no outro (com direito a pênalti perdido): se Ronaldinho jogar muito realmente, quem sairá do grupo?

A Copa de 2006 contou com uma onda de otimismo muito forte em torno de Brasil e Inglaterra e essas largaram a competição logo nas quartas-de-final. Melhor que se questionem as equipes hoje para não contar com surpresas desagradáveis ào longo do torneio. Nenhuma Seleção está tão segura que vencerá a Copa, e esse Mundial pode ser o mais quente, com o anexo de todas as últimas polêmicas e mais as diversas suspresas que poderão vir daqui para frente. Muito cuidado com a Coréia do Norte!

Um comentário:

Theo disse...

só não concordo que esse será o mundial mais quente, pq será no inverno sul-africano
huehuehe